7 marcas brasileiras que podem ensinar mais sobre branding do que você imagina12 min read

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Confira a lista de grandes marcas brasileiras que são uma referência em branding

7 marcas brasileiras que podem ensinar mais sobre branding do que você imagina12 min read
Nathan Albrecht 13/11/2023 às 15:00 11 mins. de leitura

Quando o assunto é cases sobre branding, algumas marcas podem vir na sua cabeça, como Apple, Disney e Microsoft, mas o que provavelmente você não sabe ou olha, é que no Brasil temos muitas boas referências de branding. 

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Antes de mais nada, é importante entender o que é o branding. Basicamente, branding é o conjunto de elementos que compõem a identidade da sua marca, ou seja, paleta de cores, logotipo, slogan, posicionamento de marca e valores. E é a partir dele que seu consumidor vai se identificar ou não com a marca. 

No artigo a seguir, você vai conhecer um pouco mais dos pilares do branding e como eles podem ser aplicados nas marcas, e como aprender com grandes marcas do Brasil como ter um branding efetivo. 

Nubank: como descomplicar a comunicação para todos os públicos 

Fundado em 2013, o Nubank entrou no mercado das fintechs passando por cima de tudo que já se era conhecido para bancos tradicionais aqui no Brasil, apresentando uma interface e comunicação descomplicada, atingiu uma grande parte da população que precisava de um banco digital, sem muitas travas e se tornou referência, trazendo vários concorrentes em um mesmo movimento como Inter, Neon e outros bancos digitais. 

Mas por que ele é tão diferente? A comunicação simples e jovem, atinge tanto pessoas que nunca mexeram com banco na vida, quanto pessoas que já têm mais experiência, porém não tinham confiança em realizar transações no mundo digital. 

Seu posicionamento trouxe cada vez mais “brand lovers” — os fãs da marca que recomendam e estão com o cartão roxo (apelidado carinhosamente de “roxinho”) para cima e para baixo. A partir disso, o Nubank construiu uma excelente reputação, quebrando todos os estigmas que as pessoas tinham com bancos digitais. 

Um dos principais pilares do branding é a reputação, e se você conseguir construir uma base de consumidores que gostam e acompanham sua marca, com certeza você chegará longe com o seu produto. 

Natura: uma grande aliada do green marketing 

E falando em reputação, não tem como não citar a Natura, a maior marca brasileira de cosméticos, hoje estando na quinta posição no ranking das marcas mais valiosas do Brasil. 

Com várias linhas famosas, a Natura é bastante presente na casa dos brasileiros, desde sua linha infantil como mamãe bebê, até mesmo a Kaiak e EKOS. 

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Créditos: Divulgação

A Natura é uma referência de green marketing, ou marketing ambiental, em que o foco é transformar todos os processos e vertentes da marca em ecologicamente corretos. Sendo um dos principais exemplos de como aplicar as práticas de ambiental, social e governança (ESG) aqui no Brasil. 

Em seu site reforçam a importância do compromisso com a vida, trazendo planos e ações para reduzir a emissão de carbono até 2030! E não pense que esse viés ecológico da Natura vem dos últimos anos, isso está presente na marca desde o início em 1969, fazendo parte dos valores da empresa. 

É importante reforçar que a Natura não testa produtos em animais desde 2006 e somente adquire insumos e ingredientes de fornecedores empenhados com essa causa. A prioridade é o uso de ingredientes naturais, renováveis e com origem ética na sociobiodiversidade. Reforçando ainda mais o compromisso com ESG. 

Além de uma marca forte e que tem uma excelente reputação, é uma marca que conta com um público fiel por sair do óbvio e explorar questões sociais. 

Melissa: muito mais que um cheiro, um posicionamento 

E falando em sair do óbvio… no início deste conteúdo, expliquei que branding é um conjunto de elementos que compõem a identidade da marca, mas e quando isso se trata de um cheiro? Aposto que se colocarem você em uma loja de sapato, você vai reconhecer o cheiro da Melissa! 

A Melissa é um exemplo de como a marca pode ir além do óbvio e criar conexão a partir de sensações. Aproveitando-se de um sentimento nostálgico, a marca segue com o mesmo cheiro nos produtos desde 1979, cativando pessoas por onde passa. 

Por conta disso, cria uma base de fãs que são absolutamente leais à marca, justamente por explorar essa parte de sensações. 

Recentemente, inclusive, tornou-se um case ainda mais interessante, pois o cheiro da Melissa é tão importante e marcante que virou uma linha de produtos do Boticário, reforçando ainda mais a marca e o quanto as pessoas querem estar com esse cheiro nelas. 

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Créditos: Divulgação

“Conheça as linhas Cuide-se Bem & Melissa e Intense & Melissa, a combinação de itens de cuidado e maquiagem incríveis, com o cheirinho inspirado em Melissa.”
https://www.boticario.com.br/dicas-de-beleza/conheca-a-linha-cuide-se-bem-melissa/ 

E você não precisa ser nenhuma melissa para conquistar um público fiel! Tendo um diferencial e mostrando os benefícios de seu produto, você vai cativar cada vez mais o seu público. 

Boticário: uma estratégia de milhões 

Aproveitando a combinação entre Melissa e Boticário, vamos falar um pouco dele: o “Boti”, que se posiciona como uma cadeia completa da beleza: ingredientes, passando pela indústria, laboratórios, tecnologia, lojas, revenda e e-commerce. 

O Boticário, assim como a Natura, deixa bem reforçado o seu compromisso com o meio ambiente, estando em 6º lugar como companhia de cosméticos mais sustentável do planeta no Ranking DowJones. 

Mas o objetivo deste conteúdo é você aprender com essas marcas e, por isso, vamos olhar especificamente para a estratégia de omnichannel que o Boticário desenvolveu

Em 2018, o Boti criou o “Clique & Retire”, uma opção que permitia a retirada em loja física do pedido feito online em até um dia útil, tudo sem custo de frete. Esse passo foi uma grande sacada e adaptação rápida aos novos hábitos de compra de consumidores, afinal, nos últimos anos as compras online têm sido cada vez mais sinônimo de agilidade. 

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Créditos: Divulgação

Em 2020, o grupo passou por um boom de vendas online, por já ter tudo praticamente organizado dentro de suas plataformas. Esse novo modelo trouxe não 1 mil, mas 4,1 mil novos pontos de venda omnichannel, com mais de 95% das lojas operando na modalidade Clique & Retire. 

Essa estratégia omnichannel fez que o Boticário se destacasse pela experiência prática de compra, e com que consumidores vissem cada vez mais o valor de comprar dentro do site e/ou lojas físicas do Boti, afinal, de acordo com a pesquisa O Consumidor do Amanhã, 43% dos consumidores passaram valorizar locais de compras fáceis e rápidas após a pandemia de covid-19. 

Para você que trabalha com vendas online, o omnichannel deve ser algo implementado na sua operação, e isso, é claro, sem deixar o processo difícil! 

Magalu: convergir para conquistar? 

Em uma onda de virais sobre o Império Romano, a Lu do Magalu foi completamente contra a estratégia, e ao contrário de dividir e conquistar, começou a convergir e adquirir cada vez mais marcas fortes do mesmo segmento, tornando-se uma das maiores, se não a maior marca no segmento de e-commerce do Brasil. 

Esse movimento é muito inteligente, pois, em vez de “se fechar” em somente um público-alvo, hoje o Magalu consegue atingir de nichos geeks até de cosméticos (inclusive o pessoal de cosméticos tem se destacado bastante nesse conteúdo), tendo grandes marcas como Netshoes, Kabum, entre outras embaixo do seu guarda-chuva. 

Hoje, o Magalu se transformou em uma grande plataforma digital de vendas, com 1.303 lojas físicas localizadas em 20 estados do país, cerca de 39 mil funcionários e 22 centros de distribuição. 

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Créditos: Blog da Lu

Além disso, não podemos falar da Magalu sem apresentar ela como um grande case de influenciadores digitais, sendo a precursora desse movimento no Brasil, que em 2021 se tornou a maior influenciadora digital do Mundo! A Lu do Magalu já conta com mais de 30 milhões de seguidores somando suas redes sociais, fazendo parcerias com grandes artistas como Anitta, Alok e até capa da Vogue ela já foi! 

A Lu do Magalu é considerada um dos cases mais consistentes de influenciadores digitais e conta com inúmeros prêmios, inclusive um Leão de Ouro no Festival Internacional de Criatividade de Cannes. 

Se tem uma coisa que podemos ter certeza é que o público sabe quem é o Magalu e o que pode entregar, e isso é mais um dos pilares de branding que você deve seguir, a “Consciência”, seu público-alvo sabe de você e do seu segmento. A lição que fica é: mostre quem você é

Havaianas: o segredo da simplicidade 

Seguindo a lição de mostrar quem você é, Havaianas com certeza é uma marca que soube fazer isso, dominando o mercado da moda sendo literalmente “apenas um chinelo” e virando prêmio de Oscar e até mesmo obra de arte! 

Desde 1962, as Havaianas eram tidas como artigo popular, utilizado principalmente por trabalhadores do Brasil, mas em 1990 com a queda de vendas, viu que precisava se reposicionar e, então, começou a desenvolver produtos para classe média e alta! 

Após esse reposicionamento e o avanço da tecnologia e dos maquinários, o antigo chinelo de dedo de borracha branco com tiras azuis, começou a ter novas cores, estampas, e até novos formatos. 

Com o passar dos anos, foi conquistando o mercado, investindo em marketing e hoje é atrelada a glamour e moda! Mas foi apenas em 2003 que a marca Havaianas deu início a uma série de participações na maior cerimônia de cinema do mundo (o Oscar), presenteando os vencedores com um par especial de chinelos. 

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Créditos: Divulgação

Saindo do chinelo, em 2010 as alpargatas foram lançadas, combinando o conforto das Havaianas com uma cobertura para os pés. Desde então a marca começou a explorar cada vez mais o mundo da moda, lançando roupas, óculos, entre outros acessórios. 

A lição que fica é: explore o seu nicho! No caso de Havaianas com a moda, tudo começou com um simples chinelo de dedo e chegou em coleções de roupas. 

Mega Curioso: muito além das curiosidades 

Fundado em 2013, o Mega Curioso sempre teve como objetivo… bem, trazer curiosidades, obviamente! Mas, aqui na NZN a gente enxergou uma grande oportunidade com a nossa vertical, e com isso, mudamos toda a estratégia e identidade visual da marca a partir de um rebranding. 

A iniciativa de remodelar o Mega Curioso, já com audiência consolidada e expressiva, surgiu a partir de um levantamento realizado pelo NZN Intelligence sobre o comportamento do público que consome o conteúdo da plataforma. O resultado mostrou que mais de 75% dos usuários buscam por entretenimento, 69% por notícias, 45% tecnologia e 30% cultura. O reflexo disso é o comprometimento em refletir e fornecer informações contextualizadas, amigáveis, leves e embasadas por fontes seguras e confiáveis. 

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Nos reposicionamos com a missão de democratizar o conhecimento, pois acreditamos que é possível educar de maneira leve, divertida e interativa, e que todo conhecimento deve ser compartilhado! 

O que aprendemos com o Mega é: aproveitar o nicho e sair da caixa. Afinal, curiosidades podem ser muito mais que conteúdos e, sim, conteúdos educativos abrem espaço para novos consumidores e leitores! 

E como todo conhecimento deve ser compartilhado, você pode clicar neste botão e receber a nossa newsletter mensalmente. Nela, apresentamos novidades de mercado, dicas e, é claro, nossos projetos! Quem sabe você não é a próxima grande marca brasileira a ensinar algo para o mercado? 

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