6 MARCAS REFERÊNCIA EM BRANDING7 min read

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Conheça seis cases de sucesso de branding de marcas mundialmente conhecidas e entenda o que elas têm de diferente das demais

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Redação NZN 27/06/2023 às 17:46 7 mins. de leitura

Branding é o conjunto de elementos formados por paleta de cores, logotipo, slogan e posicionamento de marca — todos ingredientes fundamentais para tornar um negócio conhecido e especialmente lembrado pelo público. 

Se você pensar em dois arcos amarelos com um fundo vermelho, um jingle cativante com uma receita de sanduíche, um slogan como “amo muito tudo isso”, e associar isso tudo quase que imediatamente e instintivamente à marca McDonald’s, temos então um exemplo de um branding muito bem feito.  

Neste artigo você será apresentado a seis empresas que se destacaram fortemente no mercado por causa de um branding muito bem elaborado, tornando cada marca uma referência global. Boa leitura! 

Apple 

Quando você vê essa maçãzinha, é praticamente impossível não associá-la a produtos tecnológicos de extrema qualidade e incrível usabilidade, feitos para tornarem nossa vida sempre mais fácil. 

A Apple é uma referência em luxo e exclusividade com um branding que simplesmente dominou o mercado. Sua identidade visual clean e as novidades tecnológicas que a empresa apresenta todos os anos despertam nos consumidores o desejo de compra que, na maioria das vezes, compensa a preocupação com o preço de seus produtos, sejam eles quais forem. 

Pois é, estamos falando de uma marca com legiões de fãs no mundo todo, que acampam em frente às lojas oficiais aguardando o lançamento de seus gadgets de alto valor agregado. Sua lembrança é tão forte que em muitas comunicações ela nem precisa estar visualmente presente, como é o caso da peça a seguir. 

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Coca-Cola 

Se você encontrar um pequeno pedaço do rótulo ou um caco de vidro quebrado de uma garrafa desta bebida, na mesma hora você saberá do que se trata. A marca está tão presente na história e no imaginário das pessoas que não há quem não reconheça. 

Além da identidade visual que há mais de um século permanece a mesma, a mensagem pregada pela marca também foi sempre a mesma: felicidade. Essa palavra está sempre presente nas campanhas em frases como “momentos felizes”, “abra a felicidade”, “fábrica de felicidade”, entre outras. 

Além disso, a Coca-Cola está ligada a causas sociais, principalmente em datas como eventos esportivos e o Natal —  inclusive reza a lenda que o Papai Noel tem a roupa vermelha e branca justamente por causa da Coca-Cola… e quem nunca teve a sensação de que a época natalina só começa mesmo quando o bom velhinho aparece nos rótulos dos seus produtos? 

Todo esse discurso, extremamente consistente e emotivo, de um mundo melhor e de felicidade conquista as pessoas, que se tornam seus  fãs, e até colecionadores. Não é à toa que a Coca-Cola está entre as dez marcas mais valiosas do mundo. 

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Nubank 

Não chegou há tanto tempo assim, mas já é conhecido pelo Brasil afora por seus fãs como “roxinho”. Esse é o Nubank, que chegou causando uma verdadeira disrupção na maneira como estávamos acostumados a lidar com questões financeiras e burocráticas. E isso se deve não apenas ao seu produto, que realmente quebrou as barreiras dos bancos tradicionais, mas também à sua comunicação inovadora com tom de voz moderno e totalmente diferente do que até então era padrão para bancos. 

Fundado em 2013, o banco digital causou uma revolução no mercado financeiro, trazendo um ar de novidade e jovialidade para o que antes era tradicionalmente quadrado e velho. Com um discurso disruptivo e um atendimento ao cliente exemplar, o Nubank virou sinônimo de boa experiência do usuário e descomplicação.  

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Empresas que estão começando 

Construir um novo negócio é um trabalho complexo e que demanda muita energia do empreendedor. Há muitas decisões a serem tomadas durante o desenvolvimento de novos produtos e serviços, além de investimentos a serem feitos quando o capital de giro ainda está baixo. 

No estágio inicial do negócio, o foco do empreendedor está na criação do produto, e geralmente não há tempo ou orçamento para contratar profissionais de marketing em tempo integral. 

Dessa forma, o tiro tem que ser CERTEIRO. Uma empresa de marketing terceirizada geralmente lida com o processo que cria o logotipo da empresa, guias de estilo de design e website, e isso vira uma “dor de cabeça” a menos para quem está começando o negócio. 

McDonald’s 

Lembra do exemplo dos aros amarelos e etc? Presente mundialmente em mais de 110 países, a rede de fast food McDonald’s adota uma estratégia de posicionamento baseada em quatro conceitos que se complementam: segmentação, experimentação, adaptação e inovação. Isso porque cada país apresenta especificidades culturais e demandas diferentes. 

Assim, a marca consegue compreender as preferências e as necessidades dos consumidores de cada região e oferecer a melhor experiência possível. Esse é um dos exemplos de posicionamento de marca mais complexos, pois apresenta diferenças de uma região para outra. 

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Dove 

Se você tem cerca de 30 anos, você deve saber que Dove contém ¼ de creme hidratante em sua composição. Essa lembrança é por causa do branding. Lançada em 1957 como um sabonete bem mais cremoso do que os outros, a marca sempre pautou sua comunicação na hidratação. O sabonete Dove não era só sabonete, mas também hidratante. Assim, todas as suas campanhas eram focadas na sensação de frescor e no toque delicado dos produtos da marca, como explicitado nas campanhas de TV dos anos 90. 

A partir de 2004 que a marca adotou um novo posicionamento, o da Real Beleza, sensibilizando as mulheres por meio de uma comunicação emotiva e empática, fugindo dos padrões de beleza vigentes. A Dove abriu a discussão sobre o que é beleza em suas campanhas com o intuito de resgatar a beleza que há em cada individualidade, quebrando estereótipos e enaltecendo “imperfeições” e naturalidades. 

Hoje, toda a comunicação de Dove é dentro desse posicionamento. Suas campanhas não usam modelos, mas sim mulheres de vários biotipos, cores e idades para mostrar que a beleza está em todas elas. 

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Red Bull 

Criada há 26 anos, a Red Bull é a marca de energéticos mais amada do mundo. Por que seu produto é melhor do que os da concorrência? Não. Mas porque em sua estratégia de branding, a Red Bull se aliou a sensações pulsantes e apaixonadas de aventura. Sua relação de longo prazo com os esportes radicais já está muito consolidada e se faz presente em toda a comunicação da marca na TV, nas redes sociais e também como patrocinadora de eventos esportivos. 

Essa ligação com os esportes fortalece e ilustra o conceito central da marca (com o conhecido slogan “Red Bull te dá asas”), vendendo um estilo de vida enérgico e ativo no qual tudo é possível. São anos com o mesmo discurso, e isso já tão claro na mente do consumidor, que ela não precisa fazer nenhuma menção do seu produto em si em suas redes sociais, por exemplo, que acumulam milhões de fãs e seguidores. 

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