10 maiores erros cometidos pelas empresas quando investem em mídia

10 maiores erros cometidos pelas empresas quando investem em mídia

Confira os maiores erros no marketing digital que podem comprometer o desempenho do seu negócio e saiba como evitá-los.

10 maiores erros cometidos pelas empresas quando investem em mídia
Redação NZN 15/05/2023 às 18:37 7 mins. de leitura

Confira os maiores erros no marketing digital que podem comprometer o desempenho do seu negócio e saiba como evitá-los.

O marketing digital é uma ferramenta fundamental para toda empresa na hora de vender, portanto as ações precisam ser certeiras, de modo a evitar desperdício de tempo e dinheiro. Dessa forma, é de suma importância estar atento aos erros que você pode e deve evitar na hora de usar o marketing digital. 

Não é nenhuma novidade que a internet é a mídia que mais cresce no mundo, e não poderia ser diferente no Brasil, com mais de 100 milhões de internautas que configuram nosso país como um dos que passa mais tempo online. Se as pessoas estão online, é lá que as empresas querem estar para conquistar clientes e alavancar as vendas com a promoção de publicidades online. Mas, como qualquer ferramenta, é preciso saber usá-la de maneira estratégica. E para isso não há uma fórmula mágica.  

Há muitas empresas no mercado, aplicando esforços de forma equivocada no marketing digital. E o desperdício de tempo e dinheiro é amplificado pela concorrência, que logo ultrapassa e pode deixar os demais “comendo poeira” se a estratégia  de marketing digital não for a correta. 

Então, se você não quer ficar para trás nessa corrida, leia este texto e conheça os dez principais erros que você precisa evitar na hora de investir em mídias digitais. 

1. Não planejar a sua estratégia  

Um grande erro é pensar que o marketing digital se trata apenas de traçar um perfil e criar páginas nas redes sociais e esperar que as pessoas curtam as publicações de modo que isso aumente as suas vendas. Entenda que você precisa de um planejamento de marketing com base em um estudo de mercado inicial. Apenas a partir daí você vai conseguir elaborar estratégias, colocá-las em prática e medir os resultados. 

2. Criar campanhas não patrocinadas no Facebook  

O Facebook pode gerar bons resultados, mas não sem cobrar para impulsionar as postagens. Alguns gestores de Facebook ficam desesperados em encher a página de posts, que na verdade não chegam a ninguém e não geram retorno. Se você não souber utilizar o gerenciador de anúncios do Facebook ou não está disposto a investir nele, então desista dessa rede social. Invista o seu tempo para melhorar o relacionamento com os seus clientes. 

3. Não se preocupar com SEO 

Não adianta ter só um site com layout atraente e personalizado se ele não consegue ser reconhecido pelos buscadores (Google, Yahoo) e por consequência não ser encontrado por potenciais clientes. Para uma boa estratégia de marketing digital, é essencial que o seu site apareça nas primeiras páginas dos resultados dos sites de busca. Por isso, você precisa sempre estudar, executar e monitorar as técnicas de otimização para motores de busca (SEO). 

4. Não medir resultados 

Primeiro, saiba quais são as suas fontes de tráfego (links, mídias sociais, palavras-chave, e-mail) e quais delas estão atraindo visitantes que realizam uma conversão. Isso é importante porque existem muitas empresas que focam as métricas erradas e que não dão o retorno esperado, como número de visitantes, pageviews e tempo médio do usuário nas páginas do site. Essas últimas são importantes se você estiver convertendo os visitantes em clientes potenciais ou pagantes; caso contrário, são irrelevantes. 

Lembre-se: a melhor métrica para analisar o sucesso da sua página é o número de conversões. 

5. Criar loja virtual sem estratégia de divulgação 

É possível ganhar dinheiro com e-commerce, mas é preciso ter uma boa estratégia de marketing digital para divulgação da loja online. Isso envolve conhecimento e dinheiro. Trata-se de um investimento constante, pois sempre será necessário levar os seus produtos aos clientes, por meio de campanhas, e-mail marketing e SEO (otimização da loja no Google). 

6. Não dar importância às imagens 

No marketing digital, as imagens não servem apenas para ilustrar um material, e sim para transmitir a mensagem que se quer passar. Então, quando uma empresa coloca imagens nas postagens sem o objetivo passar uma mensagem, naturalmente o retorno não vai ser o esperado. 

Utilize bancos de imagem, busque imagens atraentes, com boa resolução, de fácil entendimento, nitidez, que complementam o texto e que passem a mensagem desejada. No final, isso também vai afetar o seu posicionamento nos buscadores. 

7. Não atualizar as redes sociais 

Um dos maiores erros das empresas é não atualizar as redes sociais e nutrir os seguidores. Isso pode influenciar negativamente o engajamento dos clientes. Para evitar essa situação, defina uma periodicidade de geração e postagem de conteúdo nas redes sociais, sempre tratando temas relevantes e de interesse dos potenciais consumidores. 

8. Criar o site pensando em você, e não nos seus clientes 

Dependendo do conteúdo, a informação pode ser irrelevante para o cliente, pois não acrescenta nada e não é o que eles estão interessados quando estão fazendo buscas na internet. 

Nesse momento, você precisa focar em ajudá-los a solucionar o problema, e não falar apenas de questões internas ou irrelevantes. Lembre-se de que a melhor receita para atrair clientes é criar um site focado na realidade deles, e não na sua. 

9. Ignorar o potencial do mobile 

A tecnologia mobile já está bastante difundida, uma vez que no Brasil há mais aparelhos conectados do que habitantes. Não investir nos dispositivos móveis é um dos mais atuais erros em marketing digital, simplesmente porque você está perdendo a chance de se conectar com novos clientes, além de diminuir a influência da sua marca. 

Lembre-se sempre: o seu site ou a sua página precisam ser adaptáveis para todas as telas de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. 

10. Criar textos para blog e não impulsionar as publicações 

O marketing de conteúdo consiste em levar aos clientes conhecimento da sua área de atuação, criando um conceito de autoridade. Além de divulgar indiretamente a sua marca, a partir do momento que o seu público-alvo confia nas suas publicações, há maior possibilidade de fechar negócio. 

Criar posts no blog sem divulgá-los é inútil. É fundamental postar nas redes sociais (com patrocínio) e criar newsletter, para que os cadastrados recebam os materiais. Até mesmo para o Google indexar o seu post e apresentar nas buscas no futuro é necessário ter esse tráfego. 

CONCLUSÃO 

Além de investir em pessoal capacitados para atuar de forma profissional, com equipe interna ou agência digital, é fundamental investir em patrocínio. Para negócios que estejam em fase inicial, considere um investimento de R$ 500 a R$ 1 mil por mês nas mídias mais tradicionais, Google e Facebook. Mas lembre-se de que para cada segmento e estágio do marketing digital há um tipo mais adequado de investimento. O caminho está aí e precisa ser pensado estrategicamente para se chegar ao retorno que você e o seu negócio tanto desejam.