Resumão RD Summit 2023: Plataformas, ecossistemas, inteligência artificial2 min read

Resumão RD Summit 2023: Plataformas, ecossistemas, inteligência artificial2 min read

O Chief Scientist da The Digital Strategy Company, Silvio Meira, apresentou em sua palestra um insight polêmico: todos terão a IA em rede e o impacto dessa tecnologia será tão grande quanto ou maior que a chegada da internet. Estamos passando por uma transformação intensa e significativa, segundo Silvio, e essa mudança leva os profissionais […]

Resumão RD Summit 2023: Plataformas, ecossistemas, inteligência artificial2 min read
Bruna Marrocos Slongo 19/12/2023 às 15:40 2 mins. de leitura

O Chief Scientist da The Digital Strategy Company, Silvio Meira, apresentou em sua palestra um insight polêmico: todos terão a IA em rede e o impacto dessa tecnologia será tão grande quanto ou maior que a chegada da internet.

Estamos passando por uma transformação intensa e significativa, segundo Silvio, e essa mudança leva os profissionais de um ambiente conhecido, no qual sabiam exatamente o que fazer, para um cenário totalmente novo e desconhecido. 

Meira destacou a evolução desde o surgimento do primeiro site em 1992, evidenciando a transição do espaço físico para o digital. Ao virtualizar o espaço físico, criamos uma dimensão digital que vai além da mera representação, tornando-se um ambiente dinâmico com fluxos, trocas, plataformas e interações. Esse novo espaço digital não apenas virtualiza, mas também conecta pessoas e negócios, dando origem a uma dimensão social.

Também abordou o impacto significativo da IA, destacando três dimensões relacionadas: a informacional, que todos estão utilizando; a socialização, que capacita os adultos a resolverem problemas de forma autônoma; e a autonomia, que envolve a capacidade de tomar decisões.

Agora a IA estará em rede, prevendo um impacto tão grande quanto, ou possivelmente maior, do que a chegada da internet. No entanto, ele levantou sete preocupações ao usar a IA:

  1. Reconhecimento da tríade das inteligências.
  2. Respeito à inteligência individual.
  3. Promoção da inteligência social.
  4. Uso responsável da IA.
  5. Interação ativa entre as inteligências.
  6. Posicionamento inovador.
  7. Promoção da ética digital.

Essas considerações são essenciais para garantir que a implementação da IA ocorra de maneira ética, responsável e benéfica para a sociedade como um todo.