Relatório de canais de mídia 2023 e o comportamento do consumidor6 min read

Relatório de canais de mídia 2023 e o comportamento do consumidor6 min read

Confira nossa análise do relatório de canais de mídia realizado por Sinapro e Opinion Box em 2023

Relatório de canais de mídia 2023 e o comportamento do consumidor6 min read
Bruna Marrocos Slongo 13/09/2023 às 14:00 6 mins. de leitura

O relatório de canais de mídia 2023, realizado pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo (Sinapro-SP), traz dados importantes sobre o comportamento do consumidor em relação a fontes de informação e entretenimento. 

A pesquisa, que contou com a participação de mais de 2 mil pessoas, revela tendências que vêm se consolidando nos últimos anos, como o aumento do consumo de mídias digitais e a queda de confiança nas redes sociais.

As redes sociais são o principal canal de informação

O relatório confirma que as redes sociais são o principal canal de informação para os brasileiros. Dos entrevistados, 78% disseram que usam as redes sociais para se manter informados. 

O Instagram é a rede social mais utilizada para esse fim, com 38% das citações. Facebook, YouTube e TikTok também são populares, com 15%, 15% e 6%, respectivamente.

Apesar de serem o principal canal de informação, as redes sociais não são consideradas a opção mais confiável. Apenas 17% dos entrevistados disseram confiar nas informações que encontram nas redes sociais.

As fake news são um problema para os consumidores

Ainda que as redes sociais sejam populares, os consumidores estão cada vez mais preocupados com as fake news. Cerca de 85% dos entrevistados concordam que elas são encontradas nas redes sociais.

Esse é um problema que preocupa não apenas os consumidores, mas também os veículos de comunicação. Para evitar a disseminação de fake news, os veículos precisam investir em estratégias de verificação de informações e em educação midiática para os consumidores.

Os portais de notícias são o canal digital mais confiável

Os portais de notícias são considerados o canal mais confiável para se obter informação. Por isso, 69% dos entrevistados disseram confiar nas informações que encontram nessas plataformas.

Essa confiança se deve a uma série de fatores, como a credibilidade das fontes, a qualidade do conteúdo e a independência editorial.

Os portais de notícias são também os mais lidos, com 69% dos entrevistados acessando-os pelo menos uma vez por dia.

Sites e blogs resistem bem

Sites e blogs também são populares como fonte de informação, com 41% dos entrevistados acessando-os pelo menos uma vez por dia.

Esse público é bastante assíduo, com 68% visitando sites e blogs todos os dias, sendo que 20% ficam ligados nesses canais o dia todo e consideram uma boa opção para empresas e pessoas que desejam criar conteúdo informativo e relevante para um público específico.

As pessoas estão consumindo cada vez mais notícias em forma de conteúdo

Os dados do relatório de canais de mídia 2023 mostram que as pessoas estão cada vez mais consumindo notícias de forma digital e buscando informações confiáveis.

Fornecer conteúdo de alta qualidade e relevante para o público pode ser uma das estratégias mais eficazes no mercado, hoje, para criar conexão e gerar confiança nas marcas. Para isso, deve-se investir em fact-checking e em estratégias de distribuição que alcancem os consumidores onde eles estiverem.

A seguir, veja algumas sugestões de como aproveitar os dados do relatório.

  • Aumentar a produção de conteúdo em formatos curtos e compartilháveis:consumidores estão cada vez mais ocupados e buscam informações de forma rápida e fácil. Use formatos curtos, como vídeos, infográficos e artigos de fácil leitura.
  • Foco em conteúdo relevante para o público-alvo: isso pode ser feito por meio de análises de dados, pesquisa de mercado e feedback dos consumidores.
  • Investir em estratégias de distribuição multicanal: estratégias de distribuição multicanal para alcançar os públicos onde eles estiverem. Isso inclui a distribuição de conteúdo em redes sociais, sites e blogs, além de canais tradicionais, como rádio e televisão.

Conte com a maior criadora de conteúdos verticais do país

A NZN é uma empresa de mídia digital brasileira que há mais de 20 anos cria histórias que aproximam marcas e pessoas. Somos líderes na criação de audiências segmentadas e um dos principais players para soluções de publicidade e produção de conteúdo digital no Brasil.

Nossas propriedades acumulam mais de 28 milhões de usuários únicos mensais e são acessadas por 1 a cada 5 usuários da internet brasileira, o que torna a NZN a principal plataforma de mídia digital do Brasil.

Com diversas soluções de conteúdo e publicidade para marcas de todos os tamanhos, temos as ferramentas certas para conectar a mensagem da marca ao público certo, além de entregar mídia inteligente para impactar o público e gerar resultados. A NZN também oferece soluções completas para fortalecer a presença digital e criar uma audiência proprietária para a marca.

Com a NZN, a sua marca pode: 

  • transmitir a sua mensagem de forma eficaz e relevante para o público certo;
  • anunciar seu produto ou serviço de forma impactante e que gere resultados;
  • construir uma audiência proprietária.

Isso nos torna parceiros ideais para marcas que buscam se conectar com pessoas de forma significativa.

Análise final do relatório

O relatório de canais de mídia 2023 oferece uma série de dados interessantes sobre o comportamento do consumidor brasileiro. Aqui estão alguns destaques:

  • As redes sociais são o principal canal de informação, mas não são consideradas o mais confiável. Isso mostra que as pessoas estão conscientes dos problemas de confiabilidade das redes sociais, como a disseminação de fake news.
  • Os portais de notícias são o canal mais confiável, mas não são o mais popular. Isso mostra que as pessoas preferem as redes sociais pela conveniência, mas reconhecem que os portais de notícias são mais confiáveis.
  • Sites e blogs resistem bem, mas estão sendo superados pelas redes sociais. Isso mostra que sites e blogs ainda são uma opção popular para pessoas que buscam informações específicas, mas as redes sociais estão se tornando cada vez mais dominantes.

O consumo de mídias digitais está crescendo, mas a paciência com anúncios está diminuindo. Isso mostra que as pessoas estão cada vez mais tolerantes à publicidade online, mas ainda preferem que ela seja relevante e não intrusiva.