7 mitos e 1 verdade sobre o mercado de marketing digital6 min read

7 mitos e 1 verdade sobre o mercado de marketing digital6 min read

O marketing digital é uma área em constante evolução. Conheça os principais mitos.

7 mitos e 1 verdade sobre o mercado de marketing digital6 min read
Redação NZN 15/05/2023 às 18:43 7 mins. de leitura

O marketing digital é uma área em constante evolução. Conheça os principais mitos.

Cada vez mais, as empresas estão explorando todas as possibilidades que a internet tem a oferecer no universo do marketing digital. Isso é ótimo, pois democratiza a rede, permitindo que pequenos negócios tenham mais visibilidade e oportunidades do que no mercado tradicional.  

No entanto, por ser um campo muito recente e evoluir tão rapidamente, existe muito desencontro de informações sobre marketing digital. Dessa forma, listamos aqui sete mitos e uma verdade que permeiam o universo de quem trabalha ou quer trabalhar com as mídias digitais voltadas aos negócios. Este texto foi feito para você que está se aprofundando nessa área. Boa leitura. 

1. MITO: a marca deve estar presente em todas as redes   

Na verdade, uma coisa é certa: a sua empresa ou marca deve estar onde o seu público está. Os seus clientes e os influenciadores de compra estão no Facebook? Então crie uma fanpage. Os seus produtos têm forte apelo visual? Então talvez Instagram e Pinterest possam entrar na sua estratégia. Tenha cautela com os aplicativos do momento, pois nem sempre eles poderão gerar os resultados que deseja simplesmente por não serem adequados à sua estratégia. Em outras palavras: use as redes que melhor se encaixam nas estratégias para que alcancem os seus objetivos em mídias sociais. 

2. MITO: quanto mais curtidas no Facebook, melhor 

Esse é um número que ilude demais. Ter muitas curtidas não significa que todas aquelas pessoas estejam vendo o seu material e, muito menos, consumindo o seu produto. Com o passar do tempo, as redes sociais mudam os algoritmos para que as pessoas recebam apenas material que seja importante para elas. E como as redes sociais sabem qual material é importante? Pelo número de interações de determinado usuário com uma página. Por isso, mais importante do que ter muitos curtidores é fazer que eles engajem com o seu conteúdo e a sua marca. Isso se faz organicamente, portanto nada de usar ferramentas duvidosas para obter seguidores e curtidas. Você estará apenas se enganando. 

3. MITO: inbound marketing é só criar e-books 

O inbound marketing é chamado de marketing de atração porque tem a lógica contrária das estratégias convencionais, em que a empresa busca o cliente. No inbound, é o público que vai atrás da marca porque ela gera informações relevantes para ele, sem o apelo direto de uma venda. Essa atração é realizada por meio da produção de conteúdo de qualidade. E-books são apenas uma possibilidade entre várias para produzir material relevante ao público. O seu conteúdo pode ser apresentado, também, na forma de textos em blogs, posts em redes sociais, manuais, tutoriais, webinars, entre outros. 

4. MITO: devo usar as redes sociais para falar apenas do meu produto     

De jeito nenhum. No geral, a verdade é que as pessoas têm aversão a marcas, especialmente à propaganda não solicitada. É por isso que o marketing de conteúdo tem se fortalecido na internet. As pessoas buscam mais informações relevantes do que ofertas. Isso não quer dizer que você deve deixar de promover o seu produto, pois há espaço para isso. O segredo é conhecer bem com quem você está falando e equilibrar o que o público quer consumir com o que você quer promover. Nesse ponto, as redes sociais são importantes ferramentas para definir posicionamento e criar relacionamento com o público potencial. 

5. MITO: e-commerce só vale a pena para quem tem empresa grande 

Por mais que grandes empresas detenham a maioria dos sites de compra atualmente, é cada vez maior o número de lojas virtuais menores. É claro que se você está pensando em abrir uma loja online será muito difícil concorrer diretamente com as grandes redes. Mas isso não é motivo para se desencorajar. Crie diferenciais para o seu negócio, como frete grátis e descontos especiais para primeira ou segunda compra, e cave um público específico, encontrando um novo nicho de mercado. Acredite, existe público para você mesmo ainda sendo pequeno.  

6. MITO: conteúdo de qualidade se vende sozinho 

Ainda sobre a prática de produção e divulgação de conteúdo de qualidade, não basta criar um material impecável e esperar que milhões de pessoas cheguem até ele e o compartilhem com os amigos das redes sociais. É por isso que o seu trabalho não termina depois de clicar no botão de publicar. É a partir daí que você terá que começar o ciclo de divulgação e avaliação da influência daquele conteúdo. 

  • Divulgar o link de acesso nos perfis da empresa nas redes sociais. 
  • Incluir esse link na campanha de e-mail marketing, especialmente em newsletters. 
  • Divulgar o material em grupos de discussão ou fóruns relevantes. 
  • Entrar em contato com portais ou sites de referência para o seu público, com a intenção de incentivá-los a compartilhar o seu conteúdo. 
  • Responder aos comentários dos leitores. 
  • Monitorar o número de visitas, origem do tráfego e outras métricas relevantes. 

7. MITO: o Facebook está morrendo     

Toda vez que uma nova rede social começa a mostrar força, espalham-se os boatos de que o Facebook está em decadência. Isso é baseado no que aconteceu com o Orkut, por exemplo, rede social que foi gradativamente substituída pela rede de Mark Zuckerberg. No entanto, o Facebook está em reformulação constante, com base justamente no comportamento dos usuários. 

Atualmente, há 1,7 bilhão de pessoas conectadas no Facebook no mundo inteiro, e esse é um número ainda totalmente relevante em termos de potencial de marketing digital. No Brasil, são mais de 90 milhões de acessos de usuários por mês, o que significa que pelo menos 45% da população brasileira acessam o Facebook pelo menos uma vez por mês. Nada de decadência por ali, certamente. 

8. VERDADE: marketing digital é para todos os tipos de empresas, online ou offline 

Podemos usar o marketing digital para uma série de objetivos de negócio, como ampliar o reconhecimento da marca, fidelizar clientes e gerar leads. Esses exemplos representam propósitos que independem do fato de a empresa ter operações exclusivamente pela internet ou não. 

Mesmo que você tenha uma loja física ou um negócio local, as ações de marketing online podem ajudar a gerar mais oportunidades para a sua organização, além de melhorar o relacionamento com o público que já o conhece. 

O segredo é escolher sempre os canais mais apropriados para passar a sua mensagem e que consigam impactar o público da melhor maneira possível, de modo a atraí-lo para o seu negócio, online ou offline 

CONCLUSÃO 

Depois desse mergulho em alguns mitos e uma verdade do marketing digital, percebe-se que é possível que empresas de todos os tamanhos obtenham resultado com ferramentas digitais. Conforme falamos, há muito trabalho e estratégia por trás do sucesso na internet, por isso planeje-se. Se encontrar dificuldades, faça o simples: busque agências e profissionais que conheçam bem esse ramo.  

Independentemente do tamanho da sua empresa, um bom trabalho de marketing digital amplia as suas possibilidades de divulgar a sua marca e o seu negócio, desenvolve um relacionamento com os clientes e, é claro, gera os resultados que você tanto quer alcançar.