9 tendências para o mercado do marketing digital

9 tendências para o mercado do marketing digital

Confira o que deve moldar o setor nos próximos anos.

9 tendências para o mercado do marketing digital
Redação NZN 15/05/2023 às 19:43 4 mins. de leitura

Confira o que deve moldar o setor nos próximos anos.

Quem trabalha com marketing digital sabe que não existe uma única fórmula para o sucesso. Novas tecnologias e formas de impactar o usuário surgem todos os dias e o profissional precisa estar atento para se adequar rapidamente.  

Para que você esteja conectado às novidades, separamos algumas das tendências para a área em 2023 e nos próximos anos. Confira só: 

1. Social Selling

Apesar de não ser exatamente uma tendência nova, ela deve se consolidar cada vez mais. Essa prática de vendas consiste em usar as redes sociais para despertar o desejo de compra do usuário e fazer com que eles entrem em contato com a marca. 

Na conversa entre marca e usuário, as chances de vender aumentam porque o objetivo dos dois lados está bem claro.  

Muitas empresas têm se aproveitado das ferramentas de Social Selling, como catálogos de produtos e chatbots, para facilitar a jornada de compra e venda. 

2. Imagens no Google 

A cada ano que passa, essa tendência tem se consolidado. Pode reparar que ao pesquisar no Google os anúncios com imagem têm ganhado prioridade nos resultados.  

Isso porque o Google sabe que imagens costumam captar mais a atenção do usuário. 

3. Omnichannel

É hora de investir na comunicação multicanal, também conhecido como omnichannel. Como o nome já indica, essa estratégia consiste em reunir todas as comunicações recebidas em um único local. 

Com todas as mensagens recebidas em uma plataforma unificada, fica mais fácil redirecionar o contato para o setor responsável. Essa estratégia deixa o atendimento ao cliente mais rápido e personalizado. 

4. Live Commerce 

O live commerce começou a fazer sucesso no meio da pandemia e se tornou uma tendência para os próximos anos com potencial para crescer ainda mais. A estratégia consiste em transmissões ao vivo no perfil oficial da marca com o objetivo de vender produtos. 

5. Plano de mídia integrado 

Todos os dias o usuário é bombardeado por informações em diferentes plataformas. Sendo assim, a disputa pela sua atenção está cada vez mais desafiadora.  

Um plano de mídia integrado de forma mais abrangente é uma tendência que veio para ficar. Para captar a atenção do usuário, os profissionais estão tendo que atuar em diversas frentes.  

6. Marketplaces 

Uma outra tendência que está ganhando cada vez mais espaço é a de usar o marketplace como um canal de mídia paga.  

Muitos marketplaces têm a sua própria rede de mídia patrocinada, como a Amazon Ads da Amazon e a Magalu Ads Produtos Patrocinados da Magalu. As empresas conseguem colocar seus produtos para vender nessas lojas e impulsionar a sua visibilidade com mídia paga. 

7. Conteúdo personalizado 

Como já falamos, o usuário está cada vez mais imerso em informações e para captar a atenção dele, sua empresa precisa se destacar. A personalização da mensagem é um bom caminho.  

Hoje em dia, muitas ferramentas de marketing digital permitem personalizar a jornada de acordo com diversas segmentações. E a melhor parte? Na maioria das vezes, ela é automatizada! 

8. Investimento em vídeos 

Praticamente todos os usuários consomem vídeos curtos pelo menos uma vez no dia. TikTok, YouTube Shorts, Reels e Stories no Instagram e Facebook… a tendência é que esse tipo de formato continue sendo um dos mais consumidos na internet.  

Os vídeos fazem parte da estratégia de marketing digital como um todo, seja para gerar mais conversão nos posts patrocinados ou na landing page. 

Além disso, esse tipo de formato também pode ser usado de forma mais educativa para gerar interesse orgânico para a marca. 

9. Big Data 

Nos últimos anos, o profissional de marketing digital começou a prestar mais atenção aos resultados das ações e coleta de dados. Essa tendência deve se intensificar nos próximos anos.  

Contudo, mais do que apenas a coleta e análise dos dados, os próximos anos devem ser marcados pela regulamentação do uso dessas informações, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).  

O profissional vai ter que estar mais atento em como proteger os dados dos usuários que, de alguma forma, se comunicam com a marca.