Saiba por que a habilidade de contar histórias é importante para as empresas
Contar histórias faz parte de quem somos. Desde as pinturas rupestres até os dias atuais, esse tipo de narrativa sempre esteve presente em nosso dia a dia.
O ser humano gosta de ouvir e contar histórias e os profissionais de marketing enxergaram nesse fato uma oportunidade de envolver o público e vender mais. Foi assim que o storytelling começou a fazer parte das estratégias de comunicação.
O que é storytelling?
Em poucas palavras, o storytelling é a arte de contar histórias para comunicar uma mensagem. O seu principal propósito é fazer com que o usuário, impactado pela narrativa, se inspire o suficiente para agir.
No marketing, o storytelling é usado para humanizar a marca e engajar o público com determinado assunto. Esse enredo pode ser contado de várias formas, por meio de filmes, fotografias, comunicação verbal e escrita.
Qual é o objetivo do storytelling?
Quando utilizado como parte da estratégia de marketing, o storytelling tem um objetivo muito claro: vender mais. Mas para chegar nesse fim, primeiro são definidas metas menores que serão alcançadas ao longo do planejamento.
Uma delas é a de desenvolver uma conexão emocional com o público, para que a empresa consiga transmitir a sua mensagem de maneira clara e objetiva. Quando essa ação tem um resultado positivo, a marca se torna mais desejada pelas pessoas impactadas pela história.
Para os negócios que já contam com uma imagem positiva no mercado, a narrativa além de atrair mais clientes, reforça os laços com aqueles que já são consumidores, ou seja, o marketing storytelling acelera todo o processo de vendas, em especial quando falamos daquelas que são mais complexas.
A jornada do herói e o storytelling
A “jornada do herói” é uma estrutura narrativa para contar histórias, sendo muito usada em livros e filmes. A “fórmula”, criada pelo escritor norte-americano Joseph Campbell, divide o enredo em várias etapas, desde o seu início até o fim. São elas:
- Mundo Comum: apresentação do cotidiano do herói.
- Chamado à Aventura: herói é convidado para o desconhecido.
- Recusa do Chamado: inicialmente recusa por insegurança ou obrigações.
- Encontro com o Mentor: o herói encontra um mentor ou recebe ajuda sobrenatural.
- Travessia do Primeiro Limiar: o momento em que o herói cruza uma fronteira para entrar no novo mundo.
- Provas, Aliados e Inimigos: herói enfrenta uma série de testes e provações.
- Aproximação da Caverna Secreta: retomada dos questionamentos iniciais e enfrentamento do medo.
- A Provação: auge da crise e clímax da história.
- A Recompensa: consequências do objetivo e recebimento da recompensa.
- O Caminho de Volta: o caminho de volta para o mundo comum.
- A Ressurreição: o herói enfrenta uma história inacabada.
- O Retorno com o Elixir: o herói volta para o seu mundo, mas não é mais o mesmo,
A jornada do herói vai além dos livros e do cinema, e pode ser aplicada também no marketing storytelling. A fórmula auxilia na estrutura da narrativa e ajuda a contar uma boa história.
7 passos para vender mais usando a arte de contar histórias
Como já mencionamos, o storytelling pode ser uma grande estratégia de marketing. Mas como contar histórias pode ser convertido em vendas? Confira 7 passos.
1. Envolva o seu público
Para gerar o branding que a empresa tanto espera, o público precisa se envolver com a história contada. Sendo assim, é muito importante que a sua persona seja muito bem definida, para que você possa criar uma narrativa pensada especialmente para ela.
2. Seja objetivo
Se tratando de marketing, histórias longas não costumam funcionar. Sempre tenha em mente que o cliente tem pouco tempo para investir no seu storytelling. Por isso, seja objetivo.
3. Crie um conteúdo envolvente
Quando estamos engajados em uma história, o cérebro costuma agir como se fizéssemos parte da narrativa contada. No caso do marketing storytelling, crie conteúdos que despertam esse sentimento no público.
4. História com início, meio e fim
Na descrição da jornada do herói vimos que a estrutura é um ciclo fechado, com início, meio e fim. O personagem e o objetivo são apresentados ao público, depois temos o caminho percorrido e, por fim, a conclusão da história.
5. Crie identificação
Ainda na fórmula da jornada do herói, vimos que o personagem principal precisa superar desafios para conquistar a sua recompensa. No caso do marketing storytelling, o obstáculo a ser enfrentado precisa ter alguma relação com a persona definida. Isso fará com que ela crie uma identificação e empatia pela história.
6. Mostre a solução
Cases de sucesso são uma boa maneira de gerar vendas. Além de mostrar o problema, esse tipo de narrativa também revela a solução encontrada e os resultados positivos.
7. Gere reflexão
Para o seu storytelling sair do comum aposte em um conteúdo que irá gerar reflexão. Fazer com que a persona reflita sobre a narrativa gera valor para marca e ensinamentos, e informações para o público.
Exemplos de storytelling
As grandes empresas já entenderam o valor e a importância do storytelling para o seu marketing. Confira dois exemplos que tiveram resultados positivos:
1. Always
Em uma das campanhas mais famosas da Always, mulheres jovens e crianças são convidadas para agir de acordo com a expressão #TipoMenina. A narrativa é surpreendente, gera reflexão e a mensagem é associada à marca.
2. Disneyland Paris
A Disney costuma usar storytelling em vários comerciais e este para o parque de Paris é um excelente exemplo disso.
O vídeo emocionante mostra um patinho que encontra um quadrinho do Pato Donald e fica obcecado pelo seu novo herói. Uma tempestade se aproxima e o patinho e a sua família precisam ir embora, deixando a sua amada revista para trás.
Após atravessar o tempo ruim, o sol reaparece quando a família chega na Disneyland Paris, onde o patinho é recebido pelo Pato Donald. A alegria estampada no rosto do animal ao encontrar o seu ídolo pode ser comparada com a expressão que milhares de crianças (e até adultos) têm ao chegar em um parque da Disney.