8 etapas para construir um plano de marketing de conteúdo efetivo

8 etapas para construir um plano de marketing de conteúdo efetivo

Conheça os 8 passos necessários para utilizar o marketing de conteúdo a favor do seu negócio ou da sua marca.

8 etapas para construir um plano de marketing de conteúdo efetivo
Redação NZN 11/05/2023 às 10:54 7 mins. de leitura

Conheça os 8 passos necessários para utilizar o marketing de conteúdo a favor do seu negócio ou da sua marca.

O conceito de marketing de conteúdo está ligado à atração de clientes por meio da distribuição de conteúdo de qualidade. Com a produção desse conteúdo, muitas pessoas podem a conhecer e confiar na sua marca e se tornar clientes da sua empresa. 

Essa é uma estratégia de atração intimamente relacionada aos hábitos das pessoas. A cada dia, mais pessoas se sentem confortáveis em utilizar a internet para realizar pesquisas de produtos e serviços que estão cogitando adquirir, mas que ainda não tomaram efetivamente a decisão de comprar. Com o marketing de conteúdo, a sua marca pode as alcançar e as atrair para o seu site, apresentando as soluções para os problemas delas e gerando confiança e um terreno propício para bons negócios. 

Isso é feito ao se determinar quais são as maiores dores do público, utilizando palavras-chave de pesquisa nos buscadores para entender quais tipos de conteúdo serão relevantes para os consumidores. Assim, o marketing de conteúdo se configura como uma excelente estratégia que pode gerar grandes resultados para a sua marca com investimentos muito menores que a mídia tradicional. O importante é saber como construir um plano de marketing de conteúdo que seja efetivo. 

Etapa 1 — Faça uma análise profunda da sua marca 

Antes de criar o plano de marketing de conteúdo, com os objetivos, as metas e os demais elementos, você precisa entender o conceito da sua marca, para que os materiais que forem produzidos realmente a representem. 

Os conteúdos produzidos, como artigos para blog, vídeos, e-books e até mesmo textos para estratégias de e-mail marketing, influenciam a maneira como o consumidor enxerga a sua empresa. Então é fundamental que esse conteúdo esteja sempre de acordo com as diretrizes conceituais da sua marca. 

Dessa forma, analise como você pode conectar as crenças, os valores e os propósitos da empresa em cada uma das ações. Se você já tem uma visão e uma missão criadas, isso vai ser mais fácil. 

Etapa 2 — Entenda o seu público 

Na criação do seu plano de marketing de conteúdo, você precisará estudar o mercado e responder a algumas perguntas importantes. 

Quem é o seu público? 

O que ele quer?  

O que ele precisa saber?  

Quais são as principais dúvidas a respeito das soluções que a sua empresa oferece?  

Como essas respostas serão fornecidas em cada etapa do funil de marketing e da jornada do cliente? 

Ao se aprofundar nessas pesquisas, você vai saber mais sobre quem é o seu público e, especialmente, compreender melhor quais são as dores dele. 

Etapa 3 — Estabeleça objetivos e metas 

Ao definir os seus objetivos, analisá-los do ponto de vista das prioridades e estabelecer as suas metas você ajuda não só a organizar o calendário de ações (o que postar, como e onde divulgar) como também a entender de que maneira o planejamento de marketing de conteúdo deve se comportar para chegar a bons resultados. 

É muito importante não esquecer que cada objetivo e meta precisa de métricas para avaliar a performance. 

Se um dos objetivos é aumentar o número de leads gerados, é preciso estabelecer padrões desejáveis para esse crescimento. Qual é o número ou a porcentagem desejada? Quanto tempo você vai levar para alcançar isso? Quais são os indicadores que vão me ajudar a analisar o sucesso? 

Entre as principais métricas a serem consideradas no marketing de conteúdo estão engajamento, conversões, compartilhamentos e retorno sobre o investimento (ROI). 

Etapa 4 — Escolha o tipo de conteúdo e os canais de divulgação 

Não adianta postar sempre a mesma coisa nem usar sempre o mesmo canal. Cada canal pede uma forma diferente de comunicação. Se você já conhece o seu público, a jornada do seu cliente e tem uma boa noção das perguntas que precisam ser respondidas, procure entender qual é o melhor material para cada caso. São várias opções de conteúdo a ser criado, como infográficos, guias, webinars, artigos, e-books, novidades, pesquisas, entrevistas, cases de sucesso, e-mail marketing e redes sociais. 

Além disso, procure saber como boas respostas podem se desdobrar para a produção de diferentes materiais. Por exemplo, um bom artigo poderia render também um bom infográfico, um e-book informativo ou uma aula de webinar. Com isso, você pode ampliar as chances de atração e de cliques e, a partir de boas ações e call to action (CTA), conseguir melhores resultados em vendas.

Etapa 5 — Elabore um plano de distribuição 

Não adianta investir em ótimos formatos, postá-los no blog e simplesmente torcer para que os resultados apareçam. Uma parte do planejamento de marketing de conteúdo é em saber como distribuí-lo. 

A ideia é similar ao plano de distribuição do próprio produto ou serviço. Assim como você precisa saber quem é o seu público para estabelecer os melhores pontos de venda e a logística da empresa, é necessário programar a entrega dos conteúdos.  

E aí entra um aspecto muito importante: não é porque os concorrentes estão nas redes sociais X e Y ou fazendo a estratégia Z que a sua empresa deve seguir. Os planos de distribuição de conteúdo devem ser criados com base naquilo que faz sentido para os objetivos do seu negócio. 

O seu público lê algum tipo de revista? Quais redes sociais ele utiliza? Gosta de vídeos? É necessário fazer que o conteúdo da sua marca seja presença constante nesses canais que você identificar. Para isso, a criação de um cronograma é fundamental pois vai facilitar a gestão da produção de conteúdo, documentando todos os processos e atribuindo responsabilidades, prazos e objetivos.

Etapa 6 — Use o SEO ao seu favor 

No mundo digital, essa é uma das melhores formas de ajudar o seu conteúdo a ser encontrado. O que faz uma pessoa que tem uma dor? Ela pesquisa como sanar essa dor. A inserção de expressões buscadas nos conteúdos, bem como a otimização de outros aspectos, como a segurança do site, ajuda empresas a obter melhores ranqueamentos nos mecanismos de busca. Trata-se de um tipo de estratégia que costuma render resultados no longo prazo. 

Etapa 7 — Promova o seu conteúdo 

Só otimização para motores de busca (SEO) não resolve… Faça bom uso do seu orçamento de marketing e invista em ações nos canais de distribuição. Grande parte das páginas que oferecem espaços publicitários, como Facebook e Google, também tem bons planos para ajudar a saber, antes de contratar o serviço, quanto você vai gastar. Isso ajuda a evitar gastos fora do previsto ou da verba disponível.

Etapa 8 — Mensure resultados 

A mensuração de resultados no marketing de conteúdo é fundamental, afinal, se não verificar o retorno das ações, você e a sua marca podem passar um bom tempo dando “tiros no escuro”, produzindo conteúdos para nenhuma audiência ou até que atraiam outros públicos que não sejam o seu foco. 

Mensurando, é possível entender que tipo de conteúdo gera mais interesse dos consumidores e é responsável por atrair mais leads e gerar mais negócios. No entanto, é preciso focar métricas que funcionam para a sua marca, como as apresentadas neste texto. E nunca se esqueça de verificar o que funciona — ou não — no seu nicho.