Como podcasts podem melhorar a sua estratégia de comunicação3 min read

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Uma pesquisa recente do The New York Times revelou que o formato pode ser um meio para aumentar vendas, lucros e engajamento por um baixo custo de produção. Além disso, em breve, o Google passará a reproduzir podcasts e a mostrá-los em suas páginas de pesquisa, podendo gerar um crescimento ainda maior para empresas que apostam no padrão

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Redação NZN 06/06/2019 às 14:50 3 mins. de leitura

Você provavelmente já ouviu falar em podcasts, conteúdos em áudio divulgados por meio de aplicativos, sites e plataformas online. Mas você sabe que eles podem contribuir para a sua estratégia de comunicação? Por meio deles, é possível oferecer informações, conhecimentos, divertir e emocionar mesmo enquanto o ouvinte faz outras coisas; e, como vivemos em uma sociedade com ritmo acelerado, esse formato faz com que a audiência cresça cada vez mais, atingindo principalmente pessoas jovens, escolarizadas e com bons salários.

Podcast como estratégia de conteúdo

Quando planejamos uma estratégia de conteúdo, pensamos diretamente em mídias como blogs, sites e redes sociais, mas recentemente um balanço do The New York Times revelou que os podcasts também podem ser um meio para aumentar vendas, lucros e engajamento de uma empresa. Segundo o documento divulgado pelo jornal nova-iorquino, o número total de assinaturas nos serviços da companhia ultrapassou US$ 4,5 milhões no último ano, e a receita com publicidade online cresceu 19%, atingindo mais de US$ 55 milhões. O NYT afirmou que esse avanço se deve, em grande parte, à seção de podcasts, em especial do programa The Daily, que comenta diariamente as notícias mais recentes.

Ainda não está convencido a incluir podcasts na sua estratégia de conteúdo? Então veja mais algumas vantagens em adotar esse tipo de mídia.

Podcasts podem tratar sobre qualquer assunto

Os programas de áudio são livres para discorrer, sem limite de tempo, sobre qualquer tema, então não importa se o seu conteúdo é relacionado a tecnologia, educação, esportes ou medicina, pois você conseguirá abrir discussões e unir pessoas dentro de um nicho específico e, assim, despertar o senso de comunidade e conquistar fidelidade para os podcasts.

Ouvintes tendem a gerar engajamento

Como você está falando com pessoas interessadas em seu conteúdo, os ouvintes tendem a se tornar bastante fiéis e muito parceiros do seu negócio. Uma vez que se sentem representados e gratos porque a sua empresa está apoiando e investindo em um assunto que para eles têm relevância, acabam divulgando a sua marca gratuitamente para muitas pessoas, gerando tráfego orgânico para suas plataformas e apoio a marcas e parceiros que se relacionarem com seu podcast.

Aumento da rede de contatos

Além de discorrer sobre diversos assuntos, você pode abrir espaço na sua plataforma para outros profissionais da área. Não, isso não é um tiro no pé, pois, ao trocar experiências e fazer contatos, você poderá conquistar a audiência dos convidados e convertê-la em público fiel para seu próprio conteúdo.

Seu conteúdo na primeira página do Google

Como os ouvintes do seu podcast podem iniciar discussões nas redes, tornar o nome da sua marca mais confiável e aumentar a autoridade da sua página, é possível que isso reflita no SEO do seu site — em consequência, ele pode ganhar posições no ranqueamento do Google e de outros motores de busca. Além disso, em breve, o Google passará a reproduzir podcasts e a mostrá-los em suas páginas de pesquisa; portanto, utilizar esse recurso, que não demanda um investimento tão grande de dinheiro, pode gerar um crescimento bastante significativo para a sua empresa.

E aí, ficou convencido sobre as vantagens de utilizar podcasts na sua estratégia de conteúdo? Conte para nós!