Como convenço lideranças da importância do branding?

Como convenço lideranças da importância do branding?

Saiba aqui maneiras de mostrar a efetividade do branding para lideranças.

Como convenço lideranças da importância do branding?
Redação NZN 27/06/2023 às 17:52 8 mins. de leitura

Você trabalha para uma determinada marca e vê muito potencial no produto. Porém, também vê que existe uma necessidade urgente de que essa marca se sobressaia, destaque-se, seja um diferencial no mercado, uma guerreira diante dos concorrentes, e ainda proporcionar um aumento no consumo e, por consequência, no faturamento. 

O branding será a sua ferramenta para tornar tudo isso possível. 

O que é branding e para que serve? 

A grosso modo, branding significa exercer uma influência na forma de como a marca é vista pelos consumidores e pelo mundo. Ou seja, é destacar a sua marca, colocá-la em evidência, fazer que ela seja escolhida entre outras tantas existentes no mercado. 

Ao contrário do que parece, branding não se refere apenas à “fama” da marca: envolve todos os aspectos que fazem que a marca tenha destaque no mercado tanto diante do público quanto diante de seus concorrentes. 

Como fazemos isso?  

O primeiro passo é entender o seu público-alvo, como ele se comporta, e, a partir daí, criar uma identidade para a marca, uma personificação que seja capaz de fazer que a marca seja identificada, reconhecida e escolhida em qualquer lugar que esteja. 

E é agora que o branding entra em cena! 

Uma identidade para a marca, reconhecível por meio do próprio produto, por sua imagem, sua linguagem, é essencial para a criação de um branding, em que a marca esteja alinhada com os valores da companhia e também molda o seu relacionamento com o público, levando em consideração o contexto no qual tudo está e será inserido. 

A conquista de um lugar na mente das pessoas, destacando-se e se diferenciando dos concorrentes 

Um branding bem feito possibilita e facilita a criação de estratégias de marketing que elevarão a identidade da marca de forma a fazer que o consumidor tenha a sua marca em mente quando pensar em um produto. 

As grandes marcas de diversos segmentos fizeram exatamente isso: criaram a identidade da marca e, depois, traçaram estratégias de marketing que influenciaram a opinião e o poder de escolha do consumidor, fazendo que a marca fosse reconhecida e escolhida onde quer que estivesse. 

Há marcas que se confundem com o produto, justamente por terem feito um branding de excelência e estratégias de marketing que possibilitaram que a marca ficasse gravada na mente das pessoas. 

E, mesmo diante da concorrência com produtos similares, o branding possibilitará que a sua marca não seja confundida com outras. 

Um exemplo clássico de um branding muito bem feito aqui no Brasil é a Bombril — é praticamente uma unanimidade quando pensamos em esponjas de aço. E isso é tão forte, que raramente ouvimos alguém dizer que vai comprar uma esponja de aço, geralmente se diz que vai comprar um Bombril. 

O branding se trata mais de influenciar a percepção das pessoas acerca da marca ou produto, do que propriamente sobre a marca ou o produto. 

E é justamente essa percepção que faz as pessoas escolherem determinada marca ou produto, mesmo diante da diversidade disponível no mercado. 

Mas como conseguimos alterar ou influenciar a percepção do público? 

Mais um dos benefícios que o branding proporciona: possibilita e facilita que as ações sejam direcionadas a um ou a vários objetivos. 

Para que uma marca ou produto consiga influenciar o poder de escolha do público, é necessário considerar alguns pontos: 

  • Qual é o público-alvo? 
  • O que diferencia minha marca ou o meu produto dos demais disponíveis no mercado?
  • Quais são os benefícios ou prazeres que proporciona? 
  • Quais são os problemas que meu produto ou minha marca resolve? 
  • Qual é a relação custo-benefício que preciso destacar? 
  • Como quero que minha marca ou meu produto seja reconhecido?

Diante dessas considerações, o branding proporcionará um conhecimento mais amplo do público, entendendo o seu comportamento e realizando um posicionamento por meio de estratégias de marketing com o intuito de fixar a marca ou o produto na mente das pessoas, conquistando a confiança e fidelizando clientes. 

Deve-se lembrar que, ao lidar com pessoas, lidamos também com o emocional e com o sentimento de empatia, e que tais aspectos geram imensa influência nas escolhas. E isso também influencia nas escolhas de produtos. 

Um excelente branding depende, primordialmente, do conhecimento que a marca tem de quem é e como se comporta o seu público-alvo. Atingir a memória afetiva e conseguir que o público se identifique vai muito além do prazer momentâneo de consumir um determinado produto. 

Um excelente branding alcança o emocional das pessoas, de forma a fazerem que elas relacionem a marca ou produto a momentos felizes de suas vidas, ao seu estilo de vida, às tradições pessoais ou familiares. 

Por essa razão, o branding também precisa considerar os valores e objetivos da empresa e estar alinhado com os objetivos de mercado e ao público-alvo. 

Exemplos de estratégias de branding vencedoras 

Todos temos alguma memória afetiva ou alguma preferência sobre alguma marca ou produto. Essa preferência é gerada a partir da empatia ou da identificação do público com a marca ou produto. E isso só foi possível devido às estratégias de branding realizadas para que essas memórias e preferências sejam criadas. 

Confira, a seguir, algumas estratégias de branding que as grandes marcas fazem uso: 

  • características e benefícios — é muito importante conhecer o produto, para que a marca seja promovida. Conhecer e expor o que diferencia sua marca e seu produto dos demais existentes fará um enorme diferencial em sua promoção no mercado; 
  • posicionamento — definir o posicionamento a ser executado é essencial. Para tanto, deve-se estudar o público-alvo, seu comportamento, forma de pensar, seus hábitos e expectativas e, dessa forma, tornar possível estabelecer uma linguagem que alcance e comova, e desenvolver estratégias que deixe tudo mais pessoal e menos comercial; 
  • identidade visual — essa é uma das etapas mais importantes no branding, já que a identidade visual é o que vai representar o seu produto, colocando em foco suas principais características por meio de um design marcante que seja capaz de se fixar na memória do seu público; 
  • ponto de venda (PDV) — ao definir o ponto de venda, é necessário analisar toda a sua estrutura, uma vez que esse é um dos aspectos que influenciam grandemente o momento da compra. Fatores como a disposição dos produtos, o design e a decoração do lugar, além da localização. Em um ambiente agradável, a chance de o cliente realizar uma compra é muito maior do que quando o lugar não tem um propósito bem determinado; 
  • estratégia online — a marca deve ser vista por todos, e deve estar onde o cliente está. 

O conjunto midiático é uma ferramenta poderosa e importante para a construção da marca, possibilitando o conhecimento, divulgação, expansão e popularização da marca e do produto de forma rápida e econômica, além de permitir alcançar uma grande parcela do público por meio da internet. Aumentar a visibilidade da marca na internet, não apenas mostrando sua marca, mas também estabelecendo meios de comunicação junto ao público, pode ser um divisor de águas no seu negócio. 

Estar presente nas mídias sociais e adotar estratégias de Inbound Marketing é o que aproximará a marca de seus clientes; 

  • comunicação integrada — é essencial que a empresa tenha equilíbrio em seus objetivos. Para consegui-lo, é necessário que os diversos departamentos envolvidos na marca estejam em constante comunicação e alinhamento. Mesmo que tais departamentos tenham metas próprias, precisam estar em consonância para atingirem o mesmo objetivo principal; 
  • gestão de qualidade — a gestão de qualidade é o conjunto de atividades realizadas para organizar e melhorar seus produtos e serviços. Saber a opinião, ouvir sugestões e/ou críticas dos clientes é o meio pelo qual a qualidade dos produtos será monitorada e as melhorias efetuadas. O público precisa ter a percepção de que opinião dele é importante para a empresa e, dessa forma, se sentirá validado e importante; 
  • branding sensorial — trabalhar com os sentidos humanos é uma estratégia poderosa para a construção da marca. Por exemplo: há singles que nos lembramos desde a infância e que nos remetem imediatamente àquele determinado produto ou marca. Há conjuntos de cores que nos lembram determinado fast food. Há símbolos que sabemos a que marca ou produto pertence. Trabalhar e utilizar os sentidos faz uma grande diferença e pode colocar seu produto ou sua marca à frente de seus concorrentes. 

Enfim, o branding é o que torna possível que sua marca, produto e empresa seja admirado e desejado pelas pessoas, dando visibilidade aos valores que a marca cria em torno de si mesma.