Os desafios de produzir conteúdo para cultura Geek4 min read

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Desde que comecei a trabalhar quase 100% focada na produção de conteúdo do universo geek, é comum ouvir comentários do tipo "que legal, então você trabalha assistindo séries?". Mas aqui vai um spoiler logo de cara: essa é apenas a pontinha do iceberg.

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Giovanna Fantinato 23/10/2023 às 13:00 4 mins. de leitura

Sem dúvidas, para uma fã de cinema e cultura pop desde que me entendo por gente, produzir conteúdo na área de filmes e séries é emocionante – o que não deixa de ser (muito) desafiador. Você pode até estar se perguntando: “tá bom, mas quais seriam as dificuldades de planejar conteúdos sobre cultura geek se basta assistir aos principais lançamentos do cinema e dos streamings?”. 

Na verdade, não é bem assim. Obviamente, é preciso, sim, tentar estar por dentro de todas as novidades no cenário geek, mas produzir conteúdo sobre o assunto é diferente de apenas consumir. Como em qualquer outro setor, é necessária muita pesquisa e, melhor ainda, familiaridade com esse universo.  

Mas além disso, o mercado tem algumas particularidades que dão uma complicadinha no meio do caminho: 

Competição Acirrada: o primeiro e, talvez, maior desafio na hora de planejar conteúdo sobre cinema, séries e cultura pop é, de longe, a forte competição. Seja com um grande portal de notícias já consolidado no mercado, seja com um microinfluenciador no TikTok, você estará competindo com muitos outros criadores de conteúdo.  

É aí que surge a pergunta: como se diferenciar no mar de informação sobre o mesmo assunto? Por que os leitores/seguidores devem escolher a sua pauta e não a do concorrente? Se destacar no meio da multidão requer originalidade e um toque único (além de muita análise de dados, é claro).  

Tudo muda o tempo todo!: não é preciso ser especialista para saber que a cultura geek abrange uma ampla variedade de tópicos que ganham novidades todos os dias e que mudam toda hora, né? As modas vêm e vão (heróis, live-actions, sequências daquilo que não precisava de continuação…) e não tem saída; para manter o conteúdo relevante e original, acompanhar as tendências e se manter atualizada é mais do que necessário. 

Mas calma, algumas dicas podem ajudar aqueles que querem começar a escrever para o público geek. Se liga: 

1. Conheça a sua audiência 

Como você já deve ter percebido, o universo de cultura geek está em constante evolução e é muito (mas muito mesmo) amplo. O lado bom: você tem um leque gigantesco de opções e assuntos para tratar. O lado desafiador: bom, você tem um leque gigantesco de opções e assuntos para tratar. Ou seja, ainda que você tenha vontade de falar sobre tudo um pouco, isso é praticamente impossível.  

Por isso, tenha em mente o seu nicho e conheça as preferências da sua audiência (ou do público que quer abocanhar no futuro). Lembre-se que produzir um bom material, embasado, com uma abordagem diferente e mais focado no seu público é mais chamativo do que tentar abraçar o mundo de forma rasa.  

2. Fique de olho em tudo (não só das estreias do momento!) 

Às vezes, o óbvio precisa, sim, ser dito: acompanhe o máximo de produções do momento. Quanto mais conteúdo consumir, mais referências e background terá para pensar em conteúdos que fujam do “feijão com arroz”. Vale ressaltar também a importância de se atualizar não só das novidades e dos principais destaques que estão na boca do povo.  

Fora do mainstream existe muita coisa boa para conhecer. Assista, leia e se inteire de tudo um pouco, desde os clássicos e cults até os pastelões, ocidentais e orientais, com críticas boas ou ruins. Vai valer a pena – nem que seja pra falar mal com os amigos depois no bar.  

3. Divirta-se 

E ah, vale concluir com uma boa notícia! A produção de conteúdo no universo de cultura geek oferece muitas portas abertas para a criatividade, expressão pessoal e até diversão. Claro que encontrar o equilíbrio certo entre entretenimento e informação é fundamental, mas experimentar novos formatos, novas abordagens e não se levar tão a sério é uma das partes que fazem valer todo o trabalhão.   

Já dizia o clássico de Stanley Kubrick: “Só trabalho sem diversão faz do Jack um bobão!”