Presença nas redes sociais para marcas: estratégia, filtragem e gestão3 min read

Presença nas redes sociais para marcas: estratégia, filtragem e gestão3 min read

Descubra o que não pode faltar para sua marca ter uma presença efetiva nas redes sociais.

Presença nas redes sociais para marcas: estratégia, filtragem e gestão3 min read
Juliane Mergener 03/01/2024 às 09:00 3 mins. de leitura

Atualmente, estar nas redes sociais não é apenas uma opção para as marcas, mas uma necessidade estratégica. A capacidade de se conectar diretamente com o público-alvo em plataformas como Instagram, X (antigo Twitter), TikTok e LinkedIn oferece diversas oportunidades para criar relacionamentos sólidos, aumentar a visibilidade da marca, construir autoridade e impulsionar o engajamento. Mas para que essa presença seja verdadeiramente eficaz, é crucial que as marcas saibam escolher as plataformas certas e implementar uma gestão inteligente de seus perfis. 

Como saber quais são as redes sociais certas para as nossas personas? 

Antes de estabelecer uma presença em todas as redes sociais disponíveis, as marcas devem compreender as suas personas. Cada plataforma atrai diferentes públicos e interesses, e uma estratégia eficaz passa pela escolha criteriosa das redes sociais que realmente fazem sentido para a sua audiência. Uma filtragem inteligente evita que sua marca gaste energia onde não deve e garante um foco mais qualificado. 

Dicas para a gestão simultânea de vários perfis 

1. Utilize plataformas de gerenciamento 

Temos diversas opções no mercado, como MLabs, Hootsuite, Postgrain, Etus e por aí vai. Essas plataformas permitem que você gerencie diversas contas de forma simultânea, agendando postagens, monitorando interações e analisando dados de desempenho, proporcionando eficiência e controle. Conheça, pesquise e faça testes para encontrar a que melhor se adequa às suas necessidades. 

2. Automação responsável 

Automatizar certas tarefas pode economizar tempo, mas é crucial manter a autenticidade nas redes sociais. Use automação para agendar postagens, responder automaticamente certas mensagens e monitorar menções à marca. Mas, reserve tempo para interações manuais e respostas personalizadas. Chatbots e robozinhos são legais e podem ser muito úteis, mas a sua audiência quer – e precisa – de uma marca humanizada. 

3. Segmentação de conteúdo

Cada plataforma tem suas próprias ferramentas e formatos e espera que os produtores de conteúdo estejam atentos a isso. Na hora de criar, pense se a sua ideia atende às características de cada uma das redes sociais. Fotos, vídeos, legendas e hashtags podem variar, proporcionando uma experiência mais envolvente para o público em cada plataforma. Lembre-se de que uma foto não terá a mesma adesão no Instagram e no TikTok, por exemplo. 

4. Calendário editorial estruturado

Desenvolva um calendário editorial que permita uma visão clara das postagens programadas em todas as plataformas. Isso ajuda a evitar repetições, garante consistência de conteúdo e facilita a análise de desempenho ao longo do tempo. Você pode usar várias ferramentas para isso, como Notion, Trello, ClickUp ou o bom e velho Excel. 

5. Monitoramento constante

Acompanhar de perto as métricas de desempenho em todas as plataformas é fundamental. O departamento de Social Media anda lado a lado com os números! Esteja atento às tendências, responda aos comentários e às mensagens diretas e ajuste sua estratégia sempre que for necessário.  

As redes sociais são ferramentas poderosas para construir e manter relacionamentos com o público. Por isso, uma abordagem estratégica que seja baseada na compreensão das personas e na gestão eficiente é crucial para extrair o máximo valor dessas plataformas. Vale aquela máxima de “manter um olho na Coca-Cola e outro no pastel” para obter os melhores resultados para a sua marca.