Você, amigo mídia, está sempre em busca da “fórmula mágica” para bombar a presença da sua empresa nas mídias, estudando formatos inovadores, explorando novos veículos e quebrando a cabeça para desvendar a solução ideal. Não importa qual seja o objetivo ou segmento do mercado, esse é o desafio de todos que apostam em Marketing Performance, buscando resultados rápidos e eficazes.
Mas aqui vai uma provocação: será que a sua estrutura de mídia atual está realmente boa? Será que é mesmo necessário correr atrás de novas estratégias? Todas as cartas do baralho que você tem na manga já foram devidamente usadas?
No meio desse mundão de performance, vemos muitos gurus pregando técnicas mirabolantes de Growth Hacking ou apostando em soluções mágicas baseadas em um único case da área. No entanto, é raro encontrar alguém que esteja realmente focado no básico, fazendo o que precisa ser feito no Google Ads, refinando os criativos das campanhas e melhorando as taxas de abertura dos e-mails. E que tal acertar na segmentação do seu público-alvo?
Em tempos de inteligência artificial (IA), em que quase tudo pode ser otimizado, é fundamental aproveitar o que já temos em casa e que funciona, antes de sair por aí testando todas as novidades em mídia. É preciso analisar os custos, entender o CAC, o LTV, o funil… ops, o funil morreu? Vamos combinar, o funil nunca foi uma representação fiel da jornada de compra do usuário. A jornada é mais uma montanha-russa do que uma escada linear, então, vamos entender isso e “fazer o arroz com feijão” antes de se aventurar na programática ou experimentar o TikTok pela primeira vez.
E o que é esse básico bem-feito na performance? Não há uma fórmula mágica, mas sim estudo e testes. Então, se posso dar um conselho, eu diria: entenda profundamente o seu produto ou serviço, conheça intimamente o seu público-alvo e avalie se sua comunicação está sendo eficaz. Saiba onde seu público está antes de investir todas as fichas em uma plataforma. Não adianta gastar milhões em Meta Ads se seu público está no TikTok.
Converse com os estrategistas de social media, crie uma estratégia colaborativa, entenda como está o Inbound, crie uma experiência cativante para estabelecer relacionamentos. Conheça o seu segmento: varejo? Google Ads e Google Shopping podem ser seus melhores amigos. Se seu público é B2B, o LinkedIn é o caminho. Enfim, não posso prever todos os cenários, mas entenda o que pode ser feito com um investimento razoável e vá testando o que funciona, depois arrisque em novas estratégias.
Ah, e por favor, não se esqueça de investir em Branding também, porque Performance não faz milagres. Mas sobre isso a gente pode bater um papo em outro momento, que tal? Afinal, o básico também é saber dosar e equilibrar as coisas!