A Google aproveitou o primeiro dia de sua conferência anual para divulgar as principais novidades da empresa para este ano. Entre os anúncios estão inovações em Google Lens, Google Duplex, aplicativo de Ads e Google Assistente.
Confira as principais novidades da Google I/O 2019.
Google Lens integrado ao Google
Os desenvolvedores da companhia afirmaram que câmeras podem ser poderosas ferramentas de pesquisa, por isso decidiram integrar o Google Lens, aplicativo de reconhecimento de imagens, à busca do Google. Assim, será possível interagir com objetos em 3D e utilizá-los no dia a dia. Por exemplo, se pesquisarmos por um tênis, o Google Lens entrará em ação e trará um modelo virtual do calçado para que possamos “calçar” e verificar se ele atende às nossas necessidades.
O Google Lens também foi atualizado com as funções do Text-to-Speech, capaz de ler imagens em voz alta e traduzi-las para mais de 12 idiomas. Outra nova opção do app é a leitura de menus de restaurantes, que mostra quais são os pratos mais pedidos do estabelecimento, quais ingredientes foram utilizados na receita e qual é a sua aparência.
Google Duplex para alugar carros e comprar ingressos
Novidades para o Google Duplex também foram apresentadas. Agora, além de fazer reservas em restaurantes e marcar horários em cabeleireiros por meio de ligações pelo telefone, ele passará a funcionar na web e está preparado para alugar carros e comprar ingressos para o cinema.
Na prática, quando você quiser alugar um carro, não precisará mais preencher diversas fichas, pois o assistente providenciará tudo com base nas informações salvas na sua conta de e-mail; e, por já conhecer o seu perfil, ele escolherá sempre o modelo de automóvel disponível que mais se encaixe nas suas preferências.
Google Ads ganha ROAS
Com o ROAS, os anunciantes terão a opção de pagar seus anúncios de acordo com a probabilidade com que os usuários alcançados possam gastar em seus aplicativos. Ou seja, será possível pagar mais para aparecer para clientes com maiores chances de conversão e menos por aqueles que ainda estão indecisos.
A Google divulgou também a ferramenta AdMob, que ajuda os desenvolvedores a terem mais controle sobre o conteúdo do anúncio, acessando facilmente as métricas e identificando e removendo anúncios ruins. Além disso, a empresa anunciou a união de oito agências para fornecer serviços completos de desenvolvimento criativo para os anunciantes.
Nova geração do Google Assistente
O Google Assistente será expandido para 80 países, responderá 10 vezes mais rápido com latência quase 0; e, sobretudo, ficará mais pessoal, pois será capaz de compreender melhor quem são as pessoas, os lugares e os eventos ligados ao usuário e, assim, ser mais efetivo. A direção também será facilitada pelo serviço, pois o usuário poderá navegar no Waze apenas por comando de voz.
Você é daqueles que sempre esquece se trancou ou não o carro? Fique tranquilo, pois a atualização no Google Assistente fará com que ele confira isso, ajuste a temperatura do carro e ainda verifique a quantidade de combustível, tudo remotamente.
Acessibilidade em chamadas pelo telefone
No palco da Google I/O também foram anunciadas mudanças para promover mais acessibilidade nas chamadas por telefone. Isso será possível por meio do Live Relay, um app que consegue reconhecer a fala de um lado e converter para texto para o outro e vice-versa. Isso facilitará a comunicação de pessoas com dificuldades ou ausência de fala ou audição.
Hardwares, Android 10 Q e privacidade
Como foram anunciadas mais de 100 novidades durante o evento da Google, entre elas estavam destaques sobre privacidade, acessibilidade, o novo Android 10 Q e a tecnologia 5G. Quais foram as atualizações de que você mais gostou e quais incluirá nas sua estratégia de marketing de conteúdo?