Branding pra quê?3 min read

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Investir em branding, a longo prazo, pode ser mais rentável do que anúncios pagos. É polêmico, mas vamos te explicar neste artigo.

Branding pra quê?3 min read
Bruna Marrocos Slongo 11/10/2023 às 11:00 4 mins. de leitura

Uma coisa é fato e não vai mudar:  a competição é feroz e a atenção dos consumidores é disputada a cada segundo. Destacar-se em meio ao tumulto tem sido o desafio de todas as estratégias de comunicação e, cada vez mais, os anúncios pagos ganham espaço e investimento.  

O grande problema disso é que, eventualmente, os anúncios saturam e os resultados voltam a cair. E não tem jeito, o público já viu o que tinha que ver, os anúncios vão ficar cada vez mais caros e difíceis de converter.  

Esse conceito se chama diminishing returns, e já falamos dele por aqui em um manual completo, que você pode acessar gratuitamente clicando no banner abaixo:  

LKD Diminishing Returns 270723 NA 1024x580 - Branding pra quê?

Mas, calma, que isso tem solução. Continue lendo e entenda como continuar a ter resultados a longo prazo.  

O termo do momento: BRANDING!  

Você provavelmente já ouviu o termo “branding”, pois ele está na moda. Mas o que é branding de verdade? Como ele se torna a solução para continuar convertendo a longo prazo?  

O branding é a essência da identidade de uma marca. É a maneira pela qual uma empresa se apresenta ao mundo, a história que conta e a conexão que estabelece com o público. É um processo estratégico que visa criar uma percepção única e duradoura no coração e na mente dos consumidores. 

Isso inclui  elementos visuais, valores que a marca comunica, cada interação — desde a compra até o atendimento ao cliente —, a narrativa em campanhas, os perfis nas redes sociais e até mesmo a personalidade e o conteúdo presentes nos anúncios.  

O que o branding traz, na prática, é…  

  • Diferenciação  

O branding estratégico permite que uma marca se diferencie, destacando os atributos únicos e a proposta de valor, tornando-se uma marca facilmente identificável, construindo familiaridade e confiança com os consumidores. 

  • Fidelidade e lealdade 

Clientes fiéis não apenas retornam repetidamente como também se tornam defensores fervorosos, compartilhando a experiência positiva com outros e contribuindo para o crescimento orgânico da base de clientes. 

  • Credibilidade e confiança 

Consumidores confiam em marcas reconhecíveis e consistentes, acreditando que elas entregarão produtos ou serviços de qualidade consistentemente. Essa confiança é essencial em um mercado saturado. 

  • Vantagens competitivas 

Marcas fortes têm a capacidade de comandar preços, já que a percepção de qualidade e de valor associada a uma marca estabelecida permite que ela evite a corrida de preços, focando a criação de valor sustentável. 

  • Facilitação de expansão e diversificação 

A reputação positiva e a conexão emocional facilitam uma plataforma sólida para introduções bem-sucedidas de novas ofertas. 

  • Atração de talentos e parcerias estratégicas 

Uma marca forte não só atrai clientes como também talentos de alta qualidade e parcerias estratégicas. Pessoas talentosas e fornecedores competitivos querem se associar a marcas bem-sucedidas e respeitadas. 

  • Maior eficiência em marketing e publicidade 

O branding eficaz simplifica o marketing e a publicidade. Quando a identidade da marca está solidamente estabelecida, as campanhas de marketing se tornam mais coesas e direcionadas, maximizando o impacto das atividades de divulgação. 

No fim das contas, associar anúncios pagos a branding é o ideal. Enquanto a mídia paga pode gerar resultados imediatos, o branding gera valor sustentável no longo prazo e mantém bases sólidas para crescimento contínuo, adaptação às mudanças do mercado e constante conexão emocional para que a relevância siga crescente.