Qual a diferença entre Branded Content e Brand Publishing?5 min read

Qual a diferença entre Branded Content e Brand Publishing?5 min read

As duas estratégias se baseiam na produção de conteúdo relevante para potencializar a autoridade de marca

Qual a diferença entre Branded Content e Brand Publishing?5 min read
Redação NZN 17/03/2020 às 10:11 6 mins. de leitura

Em pequenas ou grandes empresas, as estratégias de conteúdo já conquistaram espaço para fortalecer a autoridade da marca e, assim, cativar potenciais clientes. Existe um leque de opções para chegar a este objetivo, como o branded content e o brand publishing.

A princípio, os dois termos parecem dizer a mesma coisa, pois têm como base estrutural gerar um conteúdo relevante para o público-alvo do negócio. Hoje já sabemos que 70% dos consumidores preferem conhecer um produto ou serviço por meio de um artigo ou post de rede social, em vez de uma propaganda convencional, segundo a consultoria americana Demand Metric.

E os resultados de adotar estratégias de conteúdo são perceptíveis nos acessos ao site da sua empresa e na captação de leads, números que podem aumentar até 1,4 vezes, segundo o relatório da Content Trends.

Mas para chegar a resultados positivos, é preciso entender como funciona cada uma das ferramentas, como o branded content e o brand publishing.

O que é branded content

Como o nome já diz, trata-se de um “conteúdo de marca”. Ele pode ser feito em diferentes suportes, como em texto ou em vídeo, mas deve estar relacionado ao universo de uma marca e ser relevante para o público-alvo.

Um branded content não é um simples anúncio. É um conteúdo que tem como objetivo associar a marca à informação de qualidade ou entretenimento.

A venda de um produto ou serviço não é o foco desta estratégia. É criar uma conexão com o público-alvo ao oferecer um conteúdo que o ajude a sanar suas dores e, consequentemente, aumentar o valor da marca. A ideia é que as pessoas lembrem de você quando surgir uma necessidade.

Para isso, o conteúdo deve chegar ao seu público. Isto pode acontecer nos próprios canais da marca ou em canais parceiros, de grandes veículos de comunicação. Neste caso, os publishers emprestam parte da autoridade que possuem ao oferecer um espaço para a divulgação do branded content.

Este espaço pode ser o próprio site, YouTube, Facebook, Instagram, e-mail marketing e até páginas impressas.

Seja nos canais próprios da marca ou no de parceiros, é necessário contar com um bom storytelling, ou seja, saber contar uma história que cative a audiência. Nesta história, o produto ou serviço não são os protagonistas, mas são um elemento importante para a resolução do conflito.

A LEGO já se mostrou expert em branded content, com os filmes “Uma Aventura LEGO” 1 e 2 e “LEGO Batman: O Filme”. Perceba que o objetivo principal das animações é entreter e conquistar um público infantil, não vender um brinquedo específico.

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As Americanas.com também dão um show ao apostar em conteúdos diferentes para cada canal, com objetivos distintos. No YouTube, o foco é a informação e construir autoridade, principalmente no quesito tecnologia. Por isso a marca tem uma série de reviews de celulares e notebooks.

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Já no Instagram, a ideia é criar uma conexão com o público por meio do humor, ao trabalhar a sensação do consumidor ao fazer compras online.

O que é brand publishing

O brand publishing pode ser considerado a evolução do branded content. Esta estratégia deve ser adotada por empresas que estão mais maduras no mercado, que já passaram do marketing de interrupção para o marketing de atração. Em outras palavras, que deixaram de apostar apenas em anúncios convencionais e passaram a investir em marketing de conteúdo.

No brand publishing, a produção e distribuição do conteúdo acontece na plataforma própria da marca, que trata sobre assuntos do mercado em que ela está inserida. Ela não irá mais publicar em canais de terceiros, para assim criar a própria audiência e se transformar no próprio veículo de comunicação. A marca terá o próprio site, perfis em redes sociais e canais no YouTube. Desta forma, a marca se torna uma empresa de mídia.

Novamente, o foco não é falar apenas de si mesmo ou dos produtos e serviços que oferece. O conteúdo é independente e traz informações sobre o mercado, notícias e conceitos importantes da área. É permitido falar sobre os concorrentes, desde que eles tragam valor para o conteúdo.

A estratégia traz resultados recompensadores a longo prazo. A marca se torna uma autoridade sobre o mercado em que atua não apenas para os clientes, mas também para concorrentes, fornecedores e sociedade em geral.

Empresas do setor financeiro dão um belo exemplo de brand publishing, como o Ebanx e a corretora de valores Easynvest. As duas marcas contam com canais próprios nas redes sociais para oferecer conteúdo relevante para o público, que pode ser B2B ou B2C.

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Elas também se tornaram os próprios veículos de mídia, ao desenvolver sites de notícias e contar com uma equipe de jornalistas por trás. O Ebanx conta com o Latin America Business Stories (Labs), enquanto a Easynvest tem o site de notícias Invest News. O primeiro é voltado para empresários do mercado financeiro, enquanto o segundo conversa com investidores iniciantes e experientes.

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Por onde começar?

Agora que você sabe a diferença entre branded content e brand publishing, ficou com a dúvida sobre por onde começar uma estratégia de produção de conteúdo? O primeiro passo é fazer uma autoavaliação e saber como está a maturidade da sua marca no mercado.

O branded content é uma boa estratégia para empresas que estão começando. É com ele que você irá posicionar sua marca e começar a se tornar referência para o público, seja em conteúdos produzidos para blogs, redes sociais ou YouTube. O brand publishing é uma ótima estratégia para empresas com autoridade já consolidada.

Em ambos os casos, é preciso contar com uma equipe especializada em comunicação, que irá fazer o planejamento e execução das estratégias. Com o Nexperts, você tem à disposição uma rede de profissionais capacitados para a produção dos mais diferentes tipos de conteúdo. Conheça a plataforma e veja como o Nexperts pode ajudar no fortalecimento de autoridade da sua marca.