Listamos algumas das falhas mais comprometedoras para a sua gestão de marca.
Uma boa gestão de marca é essencial para qualquer empresa que busca se destacar no mercado. Esse trabalho é feito pelo branding, área do marketing que se dedica à busca pelo encantamento do cliente por meio de estratégias específicas para construção e fortalecimento de marca.
Isso envolve desde a identidade visual (nome, logo, slogan, cores, embalagens etc.), até o tom de voz utilizado nas mensagens, a forma como a empresa se posiciona e os valores que deseja transmitir em sua comunicação.
E assim como um branding bem feito pode ser o caminho para o sucesso, falhar nesse processo também pode impactar negativamente os resultados.
Afinal, criar uma relação de confiança com o consumidor gera uma série de benefícios e pode refletir até mesmo em um aumento nas vendas.
Por isso, vale ficar atento aos erros mais comuns nesse processo. Listamos, a seguir, alguns deles.
1. Indefinição e inconsistência de identidade
Um erro que pode ser a raiz de muitos outros problemas é a falta de definição da identidade de marca. Sem ter isso claro, é muito difícil criar estratégias de branding eficientes.
Esse elemento é a base da criação de uma marca, por isso parece impensável não ter ele bem definido. Mas a verdade é que esse tipo de inconsistência é algo relativamente comum, especialmente em empresas recém abertas.
Por exemplo, uma marca que utiliza um tipo de comunicação visual diferente em cada canal de venda (site, redes sociais, lojas físicas), está falhando na transmissão da sua identidade visual. Essa falta de unidade pode causar uma grande confusão para o cliente.
Ou seja, a cor pode ser uma forte aliada para o posicionamento da marca na mente do consumidor. Dois grandes exemplos de marcas que se utilizam muito bem disso são o Nubank com a cor roxa, e a Coca-Cola com o vermelho.
Uma pesquisa realizada em 2021 pela Marq, empresa internacional especializada em branding, aponta que a consistência de marca foi responsável pelo aumento de 10% a 20% da receita das empresas participantes.
O estudo contou com a participação de 452 profissionais de diferentes setores e prova a importância de uma identidade de marca bem aplicada para o negócio.
2. Indefinição da persona
A persona é a imagem do consumidor ideal para o qual a marca deseja vender seu produto ou serviço. Ele também carrega consigo os valores da marca. Isso envolve gênero, idade, gostos pessoais e até mesmo em qual rede social vamos encontrar a nossa persona, portanto, é um reflexo do cliente.
Precisamos saber exatamente com quem estamos nos comunicando e nos conectando para poder planejar com mais precisão como impactá-lo. Essa é uma excelente estratégia para criar aproximação com o consumidor.
Sem esse exercício bem feito, as chances de não entendermos qual é a melhor forma de impactar o nosso público-alvo são altíssimas.
3. Estratégia de comunicação mal elaborada
Uma vez que a identidade e a persona estão consolidadas, é preciso criar a mensagem ideal. Porém, para que seja bem recebida, é necessário criar uma boa estratégia de comunicação. Afinal, um bom trabalho de branding não é nada se não for entregue para quem buscamos alcançar.
Ou seja, alguns erros podem impedir que a mensagem impacte o público-alvo. Escolher os canais errados e usar um tom de voz inadequado são alguns deles.
Por exemplo, se a ideia é se comunicar com um millennial (geração Y), certamente mensagens formais publicadas em uma rede social como o Facebook não serão eficientes.
Encontre o canal ideal para levar os seus valores até os seus clientes, seja via e-mail marketing, seja via diferentes redes sociais ou blogs, seja em veículos de notícias, seja por meio de influenciadores. Hoje as opções são inúmeras!
4. Não considerar feedbacks do cliente
Para a gestão de marca, ouvir o que o cliente tem a dizer é imprescindível! Tanto para criar novos produtos, ou formas de se comunicar, quanto para ajustar possíveis falhas.
As redes sociais deram voz aos consumidores e ampliaram ainda mais as possibilidades dessa troca. Aproveite para ouvi-los e extrair insights positivos até mesmo vindo de críticas.
Deixar de fazer isso pode atrasar ajustes necessários e comprometer o sucesso de um lançamento.
A Sallve, marca brasileira de cuidados para a pele, criou uma comunidade para ouvir exatamente o que o seu cliente quer. A troca entre marca e consumidor é tão rica, que produtos são criados a partir disso.
5. Não mensurar resultados
Por fim, entender se o trabalho realizado está trazendo o resultado esperado é essencial. Só assim seremos capazes de entender se o tempo e o dinheiro investidos estão compensando.
Deixar de mensurar resultados pode impedir que você veja alguma falha na sua estratégia, por exemplo.
Por isso, ao final de uma campanha de branding, não deixe de monitorar o impacto alcançado, as interações, o engajamento e a lealdade da audiência.
A estratégia de construção e fortalecimento de marca é um trabalho constante. Os erros listados aqui são apenas alguns dos mais importantes fatores a se atentar nesse processo.
Vale lembrar que deslizes acontecem e podem ser ajustados.
O importante é investir em uma estratégia efetiva e se atentar aos detalhes. Com essa atitude, a probabilidade de sucesso é alta.