Todos os profissionais de marketing ou empreendedores já sabem da importância da sua empresa estar presente no meio digital. Porém, mais do que estar presente nesse ambiente, a marca deve ser relevante no mesmo, de forma que consiga se destacar diante da grande concorrência e da infinidade de informação que existe na internet. Uma forma de garantir que isso aconteça é através de uma estratégia bem elaborada de marketing de conteúdo.
Apesar de ter ganho força na era digital, o marketing de conteúdo é uma estratégia usada desde os primórdios do marketing. Por exemplo, em 1900, a Michellin lançou o seu Guia Michellin, produzido até hoje e de extrema relevância. Já, em 1962, a Nestlé começou a incluir receitas de doces nos rótulos das latas de Leite Moça. Esses são exemplos de estratégias que oferecem conteúdo de qualidade e relevância para os clientes, fazendo com que a marca seja lembrada no momento em que o cliente decide fazer uma compra.
O que é marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma estratégia voltada para a produção e a distribuição de conteúdo valioso e relevante para o público-alvo de uma marca, no momento em que ele mais precisa. Seu objetivo principal é aumentar e fidelizar sua rede de consumidores e potenciais clientes, criando novas oportunidades de negócios.
Através dessa estratégia de conteúdo de valor, a marca poderá atrair e envolver seu público, criando uma visão positiva e de autoridade sobre ela no mercado. O conteúdo pode ser distribuído das mais variadas formas, de acordo com a estratégia e os objetivos de cada empresa.
Porque uma estratégia de conteúdo tornou-se tão relevante dentro do marketing digital
Com a publicidade mais tradicional, feita nos comerciais de televisão e outdoors, por exemplo, o público era obrigado a assistir os anúncios. Porém, na era digital, com o domínio das redes sociais e a chegada dos serviços de streaming, as pessoas passaram a ter mais poder sobre o conteúdo que elas querem consumir e a forma como reagirão a ele.
Por essa razão, produzir e oferecer um conteúdo de qualidade e relevante para o público-alvo tornou-se uma das principais estratégias de marketing entre as marcas. O foco está totalmente no desejo e nas dores dos clientes e potenciais consumidores. O conteúdo não é focado em vender. Ele deve oferecer uma solução ou beneficio para a pessoa que está lendo. Dessa forma, a venda se torna uma conseqüência de todo esse processo.
Os objetivos do marketing de conteúdo
Como já falamos, uma estratégia bem elaborada de marketing de conteúdo tem como objetivo oferecer material rico e relevante para os clientes. A partir disso, é possível desmembrar ainda mais os objetivos dessa estratégia.
Aumentar o tráfego do seu site
A melhor forma de estar bem ranqueado no Google e aparecer na primeira página dos resultados de pesquisas no site é através da produção de conteúdo de qualidade. O Google é a principal fonte de buscas do mundo e uma ótima porta de entrada para novos clientes.
Quando uma pessoa tem uma dúvida ou um problema, ela busca solução no Google. O site registrou, em 2018, mais de 3,3 bilhões de buscas diárias. Ou seja, boa parte das pessoas do mundo procuram ali a solução dos seus problemas.
Um conteúdo bem elaborado e, consequentemente, bem avaliado e ranqueado no Google, chamará mais atenção para o seu site e levará mais pessoas para a sua página. Assim, com o usuário no seu site, fica mais fácil de converter ele.
Gerar brand awareness
Uma estratégia de conteúdo faz com que as marcas sejam mais conhecidas e que as pessoas tenham uma percepção mais positiva sobre elas. Ela contribui para que mais pessoas saibam e conheçam os produtos e serviços oferecidos pela empresa.
O marketing de conteúdo faz também com que as pessoas se tornem familiarizadas com uma marca e gostem mais dela. Consequentemente, a marca faz com que as pessoas estejam mais propensas a comprar os seus produtos.
Por exemplo: uma marca possui um blog com leitores assíduos, atraídos pelo bom conteúdo oferecido nele. Esses leitores se lembrarão mais da marca em questão quando necessitarem comprar algo ou contratar um serviço, uma vez que ele está em constante contato com a sua empresa.
Aumentar o engajamento com a marca
Quanto melhor, mais relevante e mais criativo for o conteúdo produzido por uma marca, maiores serão as chances do publico engajar e interagir com ele e, até mesmo, compartilhá-lo. Isso se dá, pois o potencial cliente perceberá que a empresa está ali para ajudá-lo. E quanto maior o engajamento, maior será o alcance do conteúdo criado.
Com um trabalho constante e bem desenvolvido de marketing de conteúdo, o público se aproximará da empresa, uma vez que ele sempre voltará quando tiver dúvidas ou problemas.
Além disso, um bom engajamento aproxima a marca do seu público, desde que o conteúdo seja feito da maneira correta, visando o público correto. A marca conseguirá ainda conquistar defensores para si mesma, pessoas que defendem e recomendam seus serviços e produtos.
Educar o mercado
É comum que o público-alvo não entenda bem o mercado em que a marca está inserida e para que servem os seus produtos e serviços.
Através da produção de conteúdo de qualidade, uma marca poderá educar os consumidores a respeito do mercado em que ela está inserida e, principalmente, quebrar objeções que possam estar impedindo que um potencial cliente adquira aqueles produtos.
Uma estratégia de conteúdo focada em responder essas possíveis dúvidas fará com que o consumidor esteja mais preparado para tomar uma decisão de compra. E como foi falado no tópico acima, se ele estiver familiarizado com a marca, através do conteúdo, será mais fácil ele optar por ela no momento da compra.
Gerar e nutrir leads
Uma forma de conseguir o contato dos clientes, para assim poder estar sempre conectado com ele e fazendo sua marca aparecer para ela, é através da produção de conteúdo.
Ao oferecer um material rico, como e-books, webinários, white papers e infográficos, com conteúdo de qualidade e que resolve objeções das pessoas, uma empresa pode pedir em troca ou contato de e-mail ou telefone do consumidor ou potencial cliente.
Com isso em mãos, a marca abre uma porta de contato com um possível consumidor dos seus produtos ou serviços, e pode ir qualificando e nutrindo esse lead, até que ele esteja pronto para fazer uma compra.
Como colocar uma estratégia de marketing de conteúdo em prática
O trabalho de marketing de conteúdo é realizado em três etapas. São elas: o planejamento, a execução e a mensuração.
A parte do planejamento consiste em tudo aquilo que vem antes da produção de conteúdo de fato: a escolha de temas, de linguagem, de palavras-chave.
Na etapa do planejamento é importante levar em consideração três conceitos.
Definição dos objetivos e dos KPI`s
A definição dos objetivos é uma parte fundamental da estratégia de conteúdo que a marca está desenvolvendo. Onde a marca quer chegar com esse conteúdo? Não existe como começar a produzir um conteúdo sem saber se ele deve fazer com que as pessoas visitem o site, se é para gerar mais vendas ou para que as pessoas saibam quem é a empresa.
Já os KPI`s são os indicadores de desempenho. Essas são as métricas mais importantes para que a empresa consiga avaliar seus resultados e fazer as melhorias necessárias. Por isso, atenção redobrada ao definir os KPI`s.
Se o objetivo da marca for ser mais conhecida, então os KPI`s importantes podem ser o número de seguidores que ela possui nas redes sociais. Os indicadores devem ser de fácil compreensão para todos, ser facilmente mensurável e ser capaz de levar a ações positivas.
Escolha uma persona
Você não precisa que todo mundo visite seu site ou suas redes sociais. Por isso, o planejamento deve levar em consideração a definição da persona da marca.
Persona não é público-alvo. Os dois conceitos são diferentes. O público-alvo se baseia na descrição de um grupo demográfico que você procura atingir. Já a persona é uma descrição semi-fictícia do seu cliente ideal.
O processo de criação das personas pode passar por entrevistas para conhecer melhor o seu público e, assim, identificar possíveis coisas em comum entre os entrevistados e pensar como esses padrões devem se repetir.
Escolha dos formatos
Ao criar conteúdo, é fundamental que saibam como que esse conteúdo será construído e como ele será distribuído. Será por um blog, pelas redes sociais, por e-mail ou deixará nas mãos do Google?
É importante que esse canal seja onde está a sua persona e onde você a encontrará. É preciso colocar seu conteúdo à vista de todos e levar o conteúdo que você está produzindo até o público. Isso, incentivará as pessoas a consumir o que a marca está produzindo.
Otimização para os motores de busca (SEO)
Em uma estratégia de marketing de conteúdo para sites e blogs, é fundamental levar em consideração que o texto esteja otimizado para aparecer bem nos motores de busca online, como Google e Bing. O SEO (Search Engine Optimization) faz com que o conteúdo da marca seja encontrado pelas pessoas que estão buscando nesses sites, através da produção de conteúdo de qualidade, a respeito de uma determinada palavra-chave.
Dessa forma, existem uma série de técnicas que farão com que os algoritmos do Google e do Bing entendam e recomendem seu site ou blog nos primeiros resultados das pesquisas.
A presença da palavra-chave ao longo do texto de forma orgânica, a presença da palavra-chave também no título, na URL, na meta-descrição, no alt-text da imagem, são algumas das formas de otimizar um texto.
O Inbound Marketing e o marketing de conteúdo
O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital, que engloba, entre outras coisas, o Marketing de Conteúdo. Também conhecido como marketing de atração, o inbound consiste em qualquer estratégia de marketing que tenha como objetivo a captção do interesse das pessoas, de forma não invasiva, como acontece na publicidade mais tradicional.
Ele é desenvolvido em quatro etapas:
- Atrair
- Converter
- Vender
- Encantar
No inbound, o conteúdo é usado como forma de atrair novos clientes e levá-los ao consumo, fazendo eles passarem por cada etapa do funil de vendas.
O marketing de conteúdo é uma estratégia que ganhou força no meio do marketing digital e deve ser considerada nas estratégias de todas as empresas.