Samira Cardoso, Co-founder e CEO da Layer Up, apresentou em sua palestra as principais falhas dos Chiefs Marketing Officers (CMOs) e as estratégias mais promissoras para 2024, destacando o papel fundamental desses profissionais na definição de estratégias, objetivos e eficiência. Ela abordou sete erros comuns cometidos por CMOs e ofereceu práticas recomendadas para evitá-los.
1. Falta de definição de objetivos e metas mensuráveis
A CEO enfatizou a importância de participar da definição da estratégia global da empresa e estabelecer metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais ) para garantir qualidade no planejamento estratégico.
2. Falta de compreensão do contexto e a análise incorreta dos resultados
A palestrante ressaltou a importância de acompanhar o que está acontecendo, analisar os resultados por meio de KPIs, compreender o contexto e elaborar um plano de ação considerando o que é provável acontecer.
3. Falta de alinhamento com outras áreas da empresa, com objetivos distintos
Samira Cardoso recomendou uma comunicação clara e frequente entre as equipes de marketing, vendas, produto, e atendimento ao cliente, além do estabelecimento de Service Level Agreement (SLA) entre os clientes internos.
4. Não construir a equipe certa.
A palestrante aconselhou a definição de posições adequadas e a busca por profissionais qualificados, enfatizando a importância de alinhar expectativas durante o processo de contratação e não hesitar em tomar decisões difíceis de forma ágil.
5. Demora em investir em branding.
Para isso, Samira sugeriu investir, mesmo que de forma simplificada inicialmente, construir uma mensagem única e forte, evitando clichês, e reforçar a proposta de valor para construir uma identidade marcante.
6. Investimento inadequado dos recursos financeiros disponíveis.
A palestrante enfatizou a importância de tomar decisões com base em dados (data-driven decision).
7. Falta de adaptação às demandas do mercado e novas tecnologias.
Samira recomendou entender as mudanças no comportamento do consumidor, acompanhar relatórios e tendências gerais e do setor, além de estar aberto às novas tecnologias.
Ela apresentou, ainda, dados para apoiar seus insights, que mostram alguns comportamentos e investimentos do mercado como:
1. Tempo diário gasto usando mídias sociais vem crescendo:
44% dos usuários de redes sociais as usam para descobrir novos produtos para comprar.
2. Das pessoas que assistem a conteúdo de vídeos, entre 16 e 64 anos:
- 97,1% assiste a qualquer tipo de conteúdo;
- 44,1% vê tutorial ou vídeo de como fazer;
- 36,4% assiste às transmissões de vídeo ao vivo ;
- 31% vê vídeos educacionais;
- 32,2% assiste aos vídeos de review de produtos;
- 33% gosta de vídeos de vlogs de influenciadores.
3. O Brasil é o país que mais pesquisa marcas no Google e redes sociais no mundo. Anúncios em site e na TV tem as 2duas primeiras posições.
Por consequência, o crescimento da publicidade digital foi exponencial. Uma pesquisa de dados da Statista em 2022 trouxe representou esse cenário através por meio da diluição por formatos em gastos anuais:
- US$ 7,.10 bilhões em anúncios digitais de todos os tipos;
- US$ 3 bilhões anúncios de pesquisa online ;
- US$ 1,.74 bilhões em anúncios de banner;
- US$ 291,8 bilhões em atividades de influenciadores;
- US$ 297,9 bilhões em classificados online;
- US$ 141,7 bilhões em anúncios digitais por áudio.
Desses valores, as porcentagens de investimentos em plataformas foi de:
- 63.1% em anúncios digitais de dispositivos móveis;
- 28,4% em anúncios digitais de mídias sociais;
- 79.3% em anúncios digitais de programática.
Para fazer tudo acontecer com eficiência e agilidade operacional, assim como desenvolvimento criativo e mitigação de erros, a profissional destacou a importância da integração e uso responsável, estratégico e eficiente da inteligência artificial.
As estratégias mais efetivas para 2024 na análise da Samira Cardoso são:
1. Social e influenciadores.
2. Conversacional: vídeos online.
3. Mídia online.
4. Site: Search Engine Optimization (SEO) e conteúdo.
5. Branding + Performance .
6. Operação com AI.