O Chief Scientist da The Digital Strategy Company, Silvio Meira, apresentou em sua palestra um insight polêmico: todos terão a IA em rede e o impacto dessa tecnologia será tão grande quanto ou maior que a chegada da internet.
Estamos passando por uma transformação intensa e significativa, segundo Silvio, e essa mudança leva os profissionais de um ambiente conhecido, no qual sabiam exatamente o que fazer, para um cenário totalmente novo e desconhecido.
Meira destacou a evolução desde o surgimento do primeiro site em 1992, evidenciando a transição do espaço físico para o digital. Ao virtualizar o espaço físico, criamos uma dimensão digital que vai além da mera representação, tornando-se um ambiente dinâmico com fluxos, trocas, plataformas e interações. Esse novo espaço digital não apenas virtualiza, mas também conecta pessoas e negócios, dando origem a uma dimensão social.
Também abordou o impacto significativo da IA, destacando três dimensões relacionadas: a informacional, que todos estão utilizando; a socialização, que capacita os adultos a resolverem problemas de forma autônoma; e a autonomia, que envolve a capacidade de tomar decisões.
Agora a IA estará em rede, prevendo um impacto tão grande quanto, ou possivelmente maior, do que a chegada da internet. No entanto, ele levantou sete preocupações ao usar a IA:
- Reconhecimento da tríade das inteligências.
- Respeito à inteligência individual.
- Promoção da inteligência social.
- Uso responsável da IA.
- Interação ativa entre as inteligências.
- Posicionamento inovador.
- Promoção da ética digital.
Essas considerações são essenciais para garantir que a implementação da IA ocorra de maneira ética, responsável e benéfica para a sociedade como um todo.