Importância do conteúdo na estratégia de inbound marketing8 min read

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A estratégia de inbound marketing se difere do marketing tradicional e tem a produção de conteúdo como combustível para atrair novos clientes para dentro do processo chamado de jornada do cliente

Importância do conteúdo na estratégia de inbound marketing8 min read
Redação NZN 23/03/2020 às 09:23 8 mins. de leitura

De um modo geral, a prática do marketing sempre se baseou em chamar a atenção das pessoas e atrair o seu interesse para um determinado produto ou serviço. Diante desse cenário, o marketing também tem sido confundido como uma “interrupção indesejada”, uma espécie de propaganda, comercial ou chamada que tenta empurrar a solução de uma empresa ou marca.

Essa não é uma descrição injusta para o marketing. Afinal, diversas iniciativas realmente justificaram essa alcunha nada favorável, o que acabou criando uma péssima impressão para alguns que ouvem a palavra “marketing”. Contudo, esse cenário está mudando. A transformação digital tem ajudado a mudar completamente a impressão que temos de uma ciência tão antiga quanto o próprio ser humano. E um dos principais responsáveis é a estratégia de conteúdo chamada Inbound Marketing.

Essa estratégia de marketing digital tem sido empregada por empresas de diversos segmentos, tamanhos e objetivos. E a adoção é justificada, especialmente se levarmos em conta a efetividade dessa estratégia de conteúdo. A estratégia de inbound marketing funciona de uma maneira muito diferente do “marketing tradicional”, fazendo com que o cliente procure pela empresa – e não o contrário.

Neste artigo, vamos explicar o que é a estratégia de inbound marketing e como pode beneficiar as empresas.

O que é a estratégia de Inbound Marketing?

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Para entender o que é a estratégia de inbound marketing, vale a pena rever o que é o marketing tradicional – também conhecido como outbound martketing. Nesse formato, o principal objetivo é ir trazer clientes por meio da oferta de produtos ou serviços. A marca ou empresa vai ativamente atrás de consumidores, sem necessariamente despertar o interesse desse possível cliente para a solução oferecida.

O outbound marketing experimentou um crescimento relevante com o surgimento e massificação de alguns meios de comunicação. Entre eles, podemos citar o rádio, TV, jornais, revistas, mala direta, cartazes, patrocínio de eventos e muitos outros canais de publicidade tradicional. No meio digital também é possível encontrar o marketing tradicional em banners, e-mails e os famigerados pop-ups.

Já a estratégia de inbound marketing é completamente diferente. Essa expressão, que pode ser traduzida como marketing de atração, tem como objetivo atrair e fidelizar o cliente. A ideia, nesse caso, não é ir atrás do cliente, mas sim despertar o seu interesse para que ele venha até a empresa ou marca procurar suas soluções, sejam elas serviços ou produtos.

Essa atração acontece principalmente por meio da produção de conteúdo relevante e de qualidade para o cliente. Portanto, a estratégia de conteúdo é o principal combustível para o inbound marketing, que pode se apoiar em diversos tipos de formatos diferentes, tais como:

  • Blogs e artigos
  • Vídeos
  • Rede sociais
  • E-mails e newsletters
  • Landing pages (páginas de captura)
  • Podcasts
  • Ebooks e livros

Vale ressaltar que a estratégia de inbound marketing pode se valer de muitas outras mídias, inclusive as tradicionais usadas comumente no outbound marketing. Porém, é preciso saber entender a diferença entre ambos:

  • Na estratégia de inbound marketing, é o cliente que procura pela empresa ou marca
  • Na estratégia de outbound marketing, é a empresa ou marca que procura pelo cliente

Benefícios da estratégia de inbound marketing

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Não é muito difícil perceber que o inbound marketing pode trazer vários benefícios para a empresa ou marca que colocam essa estratégia de conteúdo em prática. Isso não significa que o marketing tradicional seja ruim ou ineficaz. Isso só se traduz na diferença que existe entre essas duas abordagens.

Conheças as principais vantagens da utilização da estratégia de inbound marketing:

Atingir o público certo

A estratégia de inbound marketing pode até não alcançar um público maior do que o marketing tradicional (embora isso também possa acontecer). Entretanto, o marketing de conteúdo tem a capacidade de atingir o público certo e atraí-lo para dentro do processo de funil do inbound marketing (mais detalhes sobre esse conceito logo abaixo).

Diminuição de custos

O marketing de conteúdo é consideravelmente mais barato do que as soluções tradicionais, como anúncios e ativações de marca. Isso não significa que a empresa terá resultados piores. Às vezes, exatamente o oposto pode acontecer com o aumento na receita e aquisição de clientes.

Maior proximidade dos clientes

Relacionar-se com os clientes é um processo chave dentro da estratégia de inbound marketing. Ao fazer isso, a empresa ou marca acaba ganhando um público que estará mais aberto a ouvir suas dicas e recomendações – e, consequentemente, comprar o produto ou serviço oferecido.

Outros benefícios

E esses são apenas algumas vantagens da implementação da estratégia de marketing de atração. Outros benefícios que poderiam ser mencionados são:

  • Maior poder de persuasão e convencimento
  • Aumenta a visibilidade do negócio
  • Ciclo de vendas mais curto
  • Mensuração dos resultados em tempo real
  • Ticket médio mais alto

O processo do inbound marketing e o funil de vendas

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Um dos motivos pelos quais a estratégia de inbound marketing funciona tão bem – além do fato de fazer os clientes buscarem a empresa ou marca, e não o contrário – é o processo pelo qual ele se dá. Desde o princípio, essa abordagem buscou um modelo prático de implementação, algo que facilitasse a vida daqueles que fossem operar o negócio.

Com base nesse raciocínio, um processo simples de 4 etapas foi criado. Vamos conhecer esse processo e cada uma de suas etapas:

  1. Atrair: por meio de conteúdos relevantes e de qualidade, o primeiro passo é atrair pessoas estranhas e fazer com que elas se tornem visitantes regulares dentro da sua empresa ou marca
  2. Converter: aqui o objetivo é transformar os visitantes em clientes em potenciais (chamados de leads), pessoas que têm o potencial de se tornarem oportunidades reais de venda  
  3. Vender: depois de passar por um processo de nutrição de leads (com mais conteúdo relevante e de qualidade), avalia-se quais clientes estão no estágio correto para se fazer uma oferta de venda
  4. Encantar: engana-se quem pensa que a relação termina depois da compra; a partir desse ponto, inicia-se uma nova etapa na jornada do cliente com o objetivo de encantá-lo a fim de que ele se torne um comprador recorrente e um defensor da marca capaz de atrair novos clientes para o negócio

Dentro do marketing digital, um conceito muito importante também deve ser entendido para colocar em prática o inbound marketing. Estou falando da jornada do cliente, termo que representa o processo de decisão de compra, desde o momento em que ele começa a buscar informações sobre o produto e serviço até o ponto em que ele compra a solução.

Uma das melhores formas de entender a jornada do cliente é através do funil de vendas. Cada uma das etapas do funil de vendas tem uma função dentro do processo de decisão do cliente.

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As 3 etapas do funil (e da jornada do cliente) são:

  • Topo: aprendizado e descoberta;
  • Meio: consideração e intenção;
  • Fundo: avaliação e decisão.

É no topo do funil que estão concentrados a maior parte dos clientes. Nessa etapa, eles ainda estão conhecendo a empresa ou marca e se familiarizando com a solução (indiretamente) oferecida – lembre-se do conceito de inbound marketing. É nesse momento que boa parte dos esforços devem se concentrar, visando focar na parte de “atrair” dentro do processo de inbound marketing.

À medida que o cliente vai “descendo” no funil, conteúdo mais especializados devem ser direcionados. Nessas etapas, também já é possível começar a falar diretamente sobre a solução oferecida, ajudando-o o cliente a tomar a decisão pela compra.

Por que a produção de conteúdo é essencial nessa estratégia?

É muito fácil perceber a importância da produção de conteúdo dentro da estratégia de inbound marketing. Como já foi dito, esse componente é o combustível dentro dessa abordagem, servindo de fundamento para a implementação de todas as etapas do processo.

É por isso que a produção de conteúdo tem ganhado destaque entre os principais players do mercado. Expressões como “conteúdo é rei” tem se popularizado cada vez mais e apenas destacam o quão essencial é pensar nesse aspecto na hora de criar e desenvolver uma estratégia de conteúdo.

Ainda há muito para se falar sobre esse assunto. Mas certamente este artigo já vai servir como gatilho para despertar o seu interesse para buscar saber mais a respeito da estratégia de inbound marketing, a jornada do cliente e o funil de vendas.