Como empresas podem se beneficiar com a produção de conteúdo6 min read

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Uma estratégia de conteúdo bem planejada e executada é capaz de mudar diferentes cenários dentro da empresa. Entenda melhor o potencial do conteúdo e como ele pode ajudar no crescimento da empresa.

Como empresas podem se beneficiar com a produção de conteúdo6 min read
Redação NZN 27/03/2019 às 17:13 6 mins. de leitura

As empresas estão sempre em busca de aumentar vendas e lucratividade, reter clientes ou conquistar novos mercados. Todo gestor que se preze se mantém em constante estudo e análise, a fim de encontrar novas formas de diversificação que alavanquem os negócios.

Estão sempre reestruturando os departamentos comerciais, contratando e demitindo funcionários, adquirindo softwares de gestão, negociando com fornecedores para baixar custos etc. Entretanto, são poucos aqueles que pensam em trabalhar a informação disponível na empresa, transformando-a em conteúdo relevante para seus clientes.

Muitas empresas ainda não conhecem o poder da produção de conteúdo nem de todos os benefícios que poderiam obter com isso. Estão tão ocupadas em tentar resolver problemas rapidamente que sacrificam grandes benefícios em longo prazo.

Embora não seja complicada, a produção de conteúdo, como qualquer outra estratégia ou atividade corporativa, exige planejamento e comprometimento dos responsáveis. Por isso, veja a seguir como as empresas podem tirar proveito dela no que se refere às suas estratégias de marketing e desenvolvimento de negócios.

Talvez uma das justificativas mais interessantes para as empresas seja a redução de custos com aquisição de clientes. Pesquisas revelam que adquirir um novo cliente pode custar até 10 vezes mais do que manter um atual.

Isso porque ele precisa conhecer a empresa, avaliar o produto, decidir sobre o preço e as condições, até fechar a venda. Já o cliente atual já passou por todas essas etapas; como conhece o produto, não necessita pensar muito antes de realizar uma próxima compra.

Por isso, toda estratégia capaz de reduzir o custo de aquisição é bem-vinda. É nesse ponto que a produção de conteúdo se mostra extremamente eficaz, uma vez que, através de um bom conteúdo, é possível atrair novos clientes e ainda engajar os atuais, gerando mais confiança e contribuindo com o departamento comercial.

Um conteúdo bem trabalhado atrai visitação orgânica para o site. E visitantes orgânicos têm bem mais probabilidade de efetuar um contato e uma compra do que os provenientes de links patrocinados; afinal, estão no momento de busca de informações. Estão avançados no processo ou pelo menos considerando as empresas e marcas existentes.

Menos tempo para efetuar uma venda

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A produção de conteúdo ajuda a acelerar o ciclo de vendas da empresa. Certos segmentos de negócios exigem negociações mais demoradas, busca de informações, contato com vários decisores etc.

Quanto mais informações úteis a empresa puder prover aos clientes, mais influência exercerá sobre a tomada de decisão. Clientes buscam fornecedores confiáveis, transparentes. E, quando recebem informação útil, é como se estivessem tendo acesso a um grande bônus, sem sequer ter fechado o negócio.

Mesmo empresas que possuem um ciclo de vendas rápido, que comercializam produtos pouco diferenciados ou mesmo commodities, também podem se beneficiar com a produção de conteúdo. É um ótimo diferencial competitivo, capaz de colocar a marca em outro patamar.

Relacionamento com a marca

Hoje é imperativo que as marcas conversem com seu público-alvo e desenvolvam relacionamentos duradouros. Não há mais espaço para contatos unilaterais, onde a empresa fala mas não escuta o cliente. Esse caminho só leva à derrota.

Instituições inteligentes fazem de tudo para aumentar o nível de relacionamento com seus clientes, pois sabem que se assim o fizerem obterão mais lucratividade e, o mais importante, defensores para a sua marca. E defensores da marca são cruciais porque fazem propaganda gratuita, recomendando-a para amigos e familiares e enviando feedbacks de melhorias, sugestões, etc.

A empresa pode utilizar a produção de conteúdo como uma forma de se manter em contato com seus clientes: antes, durante ou depois da transação. É uma ótima ferramenta para a equipe de pós-vendas, entregando valor ao cliente mesmo depois de ele ter adquirido produtos ou serviços.

Credibilidade

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Credibilidade é um fator importante na hora de conquistar novos clientes. Muitas empresas têm dificuldade em atrair novos prospects devido à falta de credibilidade no mercado. E isso não quer dizer necessariamente que a empresa seja desonesta ou algo do tipo; apenas que ela não é tão conhecida no mercado.

As pessoas têm dificuldade de realizar negócios com quem não conhecem. Pessoas que nunca ouviram falar de determinada empresa ou marca dificilmente irão adquirir um produto ou serviço sem antes realizar alguma pesquisa ou pedir uma opinião a respeito. E é fato: quanto mais caro o produto ou serviço, mais o cliente irá pesquisar e ponderar previamente.

Empresas que produzem conteúdo geram mais credibilidade, visto que, à medida que seu conteúdo se espalha via blogs, redes sociais, jornais, etc., sua exposição de marca cresce. No entanto, obviamente a credibilidade depende também dos produtos e serviços prestados. É preciso haver coerência entre o que se diz e o que se faz.

Investimento de baixo custo

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Um dos melhores motivos para as empresas começarem a produzir conteúdo é o baixo custo de investimento. Pode até ser feito por algum profissional da própria empresa, contanto que haja comprometimento e qualidade.

Mas também é possível terceirizar a produção de conteúdo, seja com uma agência, uma empresa especializada em produção de conteúdo ou mesmo freelancers. O importante é focar na criação de materiais relevantes que interessem ao público-alvo e o instiguem a buscar mais.

Não há motivos para não fazer

Poderíamos listar muitos outros motivos para que as empresas comecem a desenvolver conteúdo próprio O mundo precisa de conhecimento. Os clientes precisam de conhecimento. Precisam saber que empresa é essa, quais marcas detém, o que produz, como produz, o que a torna diferente das demais.

Todas essas questões podem ser respondidas pela própria empresa. Em uma época em que é tão fácil compartilhar conhecimento, por que muitas marcas ainda não o fazem? Será o medo de receber críticas negativas?

O motivo não importa. Trata-se apenas de uma escolha: ser a empresa referência no segmento, que informa, educa e se mantém presente na vida dos clientes, ou ser aquela pouco conhecida, que gasta muito para conseguir novos clientes e mesmo assim detém uma taxa de retenção baixa. Qual você prefere?