Resumão RD Summit 2023: Os maiores erros dos CMOs e as principais estratégias 4 min read

Resumão RD Summit 2023: Os maiores erros dos CMOs e as principais estratégias 4 min read

Samira Cardoso, Co-founder e CEO da Layer Up, apresentou em sua palestra as principais falhas dos Chiefs Marketing Officers (CMOs) e as estratégias mais promissoras para 2024, destacando o papel fundamental desses profissionais na definição de estratégias, objetivos e eficiência. Ela abordou sete erros comuns cometidos por CMOs e ofereceu práticas recomendadas para evitá-los. 1. […]

Resumão RD Summit 2023: Os maiores erros dos CMOs e as principais estratégias 4 min read
Bruna Marrocos Slongo 19/12/2023 às 15:50 4 mins. de leitura

Samira Cardoso, Co-founder e CEO da Layer Up, apresentou em sua palestra as principais falhas dos Chiefs Marketing Officers (CMOs) e as estratégias mais promissoras para 2024, destacando o papel fundamental desses profissionais na definição de estratégias, objetivos e eficiência. Ela abordou sete erros comuns cometidos por CMOs e ofereceu práticas recomendadas para evitá-los.

image 9 1024x768 - Resumão RD Summit 2023: Os maiores erros dos CMOs e as principais estratégias para 2024

1. Falta de definição de objetivos e metas mensuráveis

A CEO enfatizou a importância de participar da definição da estratégia global da empresa e estabelecer metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais ) para garantir qualidade no planejamento estratégico.

2. Falta de compreensão do contexto e a análise incorreta dos resultados

A palestrante ressaltou a importância de acompanhar o que está acontecendo, analisar os resultados por meio de KPIs, compreender o contexto e elaborar um plano de ação considerando o que é provável acontecer.

3. Falta de alinhamento com outras áreas da empresa, com objetivos distintos

Samira Cardoso recomendou uma comunicação clara e frequente entre as equipes de marketing, vendas, produto, e atendimento ao cliente, além do estabelecimento de Service Level Agreement (SLA) entre os clientes internos.

4. Não construir a equipe certa. 

A palestrante aconselhou a definição de posições adequadas e a busca por profissionais qualificados, enfatizando a importância de alinhar expectativas durante o processo de contratação e não hesitar em tomar decisões difíceis de forma ágil.

5. Demora em investir em branding.

 Para isso, Samira sugeriu investir, mesmo que de forma simplificada inicialmente, construir uma mensagem única e forte, evitando clichês, e reforçar a proposta de valor para construir uma identidade marcante.

6. Investimento inadequado dos recursos financeiros disponíveis.

 A palestrante enfatizou a importância de tomar decisões com base em dados (data-driven decision).

7. Falta de adaptação às demandas do mercado e novas tecnologias. 

Samira recomendou entender as mudanças no comportamento do consumidor, acompanhar relatórios e tendências gerais e do setor, além de estar aberto às novas tecnologias.

Ela apresentou, ainda, dados para apoiar seus insights, que mostram alguns comportamentos e investimentos do mercado como:

1. Tempo diário gasto usando mídias sociais vem crescendo:
44% dos usuários de redes sociais as usam para descobrir novos produtos para comprar.

2. Das pessoas que assistem a conteúdo de vídeos, entre 16 e 64 anos: 

  • 97,1% assiste a qualquer tipo de conteúdo; 
  • 44,1% vê tutorial ou vídeo de como fazer;
  • 36,4% assiste às transmissões de vídeo ao vivo ;
  • 31% vê vídeos educacionais; 
  • 32,2% assiste aos vídeos de review de produtos; 
  • 33% gosta de vídeos de vlogs de influenciadores.

3. O Brasil é o país que mais pesquisa marcas no Google e redes sociais no mundo. Anúncios em site e na TV tem as 2duas primeiras posições.  

Por consequência, o crescimento da publicidade digital foi exponencial. Uma pesquisa de dados da Statista em 2022 trouxe representou esse cenário através por meio da  diluição por formatos em gastos anuais: 

  • US$ 7,.10 bilhões em anúncios digitais de todos os tipos;
  • US$ 3 bilhões anúncios de pesquisa online ;
  • US$ 1,.74 bilhões em anúncios de banner; 
  • US$ 291,8 bilhões em atividades de influenciadores; 
  • US$ 297,9 bilhões em classificados online; 
  • US$ 141,7 bilhões em anúncios digitais por áudio. 

Desses valores, as porcentagens de investimentos em plataformas foi de: 

  • 63.1%  em anúncios digitais de dispositivos móveis;
  • 28,4% em anúncios digitais de mídias sociais;
  • 79.3% em anúncios digitais de programática. 

Para fazer tudo acontecer com eficiência e agilidade operacional, assim como desenvolvimento criativo e mitigação de erros, a profissional destacou a importância da integração e uso responsável, estratégico e eficiente da inteligência artificial. 

As estratégias mais efetivas para 2024 na análise da Samira Cardoso são:

1. Social e influenciadores.
2. Conversacional: vídeos online.
3. Mídia online.
4. Site:  Search Engine Optimization (SEO) e conteúdo.
5. Branding + Performance .
6. Operação com AI.