Resumão RD Summit 2023: O futuro das vendas2 min read

Resumão RD Summit 2023: O futuro das vendas2 min read

Randy Petway, diretor sênior do LinkedIn, trouxe uma provocação sobre usar a inteligência artificial (IA) para reumanizar e diversificar as vendas. O LinkedIn chegou a 1 bilhão de usuários pelo mundo, sendo mais de 70 milhões só aqui no Brasil. Essa avalanche de conexões não só destaca a importância de fazer networking, mas também mostra […]

Resumão RD Summit 2023: O futuro das vendas2 min read
Bruna Marrocos Slongo 19/12/2023 às 15:34 2 mins. de leitura

Randy Petway, diretor sênior do LinkedIn, trouxe uma provocação sobre usar a inteligência artificial (IA) para reumanizar e diversificar as vendas. O LinkedIn chegou a 1 bilhão de usuários pelo mundo, sendo mais de 70 milhões só aqui no Brasil. Essa avalanche de conexões não só destaca a importância de fazer networking, mas também mostra como a IA está se entrelaçando com o mundo dos negócios.

Petway, deu uma dica: não é só ter o melhor discurso de vendas, é mais sobre construir relacionamentos verdadeiros. A IA, especialmente a IA generativa, está se tornando o terceiro melhor amigo dos vendedores, ela é como o assistente pessoal, ajudando a ter conversas que realmente importam para os clientes. Além disso, a IA entrega informações úteis, permitindo que os vendedores continuem treinando e se aprimorando para alcançar o sucesso nas vendas. 

Segundo Randy, mais da metade das habilidades essenciais podem ser melhoradas com a IA, resultando em conversas de vendas de alta qualidade.

E por que é importante aprimorar as habilidades? Porque, em média, os vendedores passam apenas 32% do tempo vendendo de fato. O resto do tempo é usado para construir e manter relacionamentos, é aqui que a IA entra como super-heroína, ajudando em tarefas diversas, desde traduzir notas de reuniões até espionar os concorrentes para dar informações estratégicas aos vendedores. 

Petway, também falou sobre a mudança nos processos de vendas nos últimos cinco anos. Antes, o medo era de ficar de fora (FOMO), agora o medo é de errar (FOMU). Com mais pessoas envolvidas e decisões de compra mais complicadas, vendedores precisam se adaptar. Em 2014, em média, 5 executivos estavam envolvidos nas negociações de compra. Hoje, esse número subiu para 11.

Então, para se destacar como vendedor, é preciso capacitar os líderes a terem conversas estratégicas, removendo obstáculos e abrindo caminho para o sucesso. Como diz o diretor sênior do LinkedIn, “esses vendedores não só influenciam positivamente as vendas, mas também são os verdadeiros heróis do escritório”.