Entenda a importância de ter objetivos claros para uma boa estratégia de mídia e aprenda como definir o que vai guiar sua campanha!
A veiculação de mídia paga é uma etapa das campanhas publicitárias. Mas fazer isso de forma satisfatória e obter os resultados desejados têm sido cada vez mais desafiador, considerando a variedade de plataformas digitais e interesses diversos do público.
Por isso, ter um plano de mídia é fundamental: ele permite elaborar uma abordagem estratégica, a fim de alcançar sucesso e obter o retorno almejado com a campanha.
E de todas as etapas desse planejamento, a definição dos objetivos de mídia é uma das mais importantes. Na sequência, você pode saber mais sobre o que são esses objetivos e compreender porquê são tão primordiais para o sucesso do negócio. Confira!
O que é um objetivo de mídia?
Os objetivos de mídia têm papel fundamental na estratégia de mídia paga, servindo como um tipo de guia ou como metas a serem alcançadas com a campanha. Tê-los bem definidos é bastante importante, considerando que bons resultados exigem planejamento e um direcionamento preciso, que vão literalmente guiar a estratégia.
Se o foco de uma campanha publicitária for, por exemplo, alcançar um maior número de pessoas, o objetivo de mídia será um maior alcance de público.
Consequentemente, todo o plano de negócios será elaborado a partir dessa meta, de forma que serão traçadas estratégias que impulsionem as publicações para chegar ao objetivo final.
Fonte: Unsplash
Tipos de objetivos para uma estratégia de mídia
Agora que você já sabe o que são os objetivos de mídia, vale a pena entender quais são os tipos mais comuns e suas definições práticas. Veja a seguir:
Alcance
Como o nome sugere, o alcance de uma campanha está relacionado com o número de pessoas que foram alcançadas. Então, corresponde a parcela do público-alvo pré-definido que foi impactada pela mídia paga no canal (ou canais) em que foi veiculada.
Frequência
Quando um dos objetivos de mídia da campanha é uma maior frequência, significa que o esperado é que um mesmo indivíduo visualize várias vezes o conteúdo patrocinado.
No entanto, geralmente a meta não é obter uma frequência muito alta, pois o ideal é que diferentes pessoas vejam a campanha e não que a mesma pessoa veja várias e várias vezes o mesmo anúncio. Mas isso pode variar de acordo com cada estratégia.
Cliques
O número de cliques pode ser considerado um objetivo do plano de mídia, pois a partir dessa taxa é possível analisar o número de exibições do link patrocinado em relação aos cliques recebidos. Com isso, pode-se mensurar qual é o número de pessoas que demonstraram verdadeiro interesse pela campanha, ao ponto de clicar para obter mais informações sobre o anúncio do produto, serviço ou conteúdo em questão.
Fonte: Unsplash
Visualizações
As visualizações são contabilizadas cada vez que alguém vê o seu anúncio, não importa por quanto tempo ou se houve alguma interação com o conteúdo. Sendo assim, quando essa é uma meta da campanha, a ideia é que as pessoas vejam e saibam sobre aquela marca ou produto que está sendo divulgado através da mídia paga.
Conversões
Sem dúvidas, um objetivo muito comum das campanhas publicitárias é a conversão. O que não inclui, necessariamente, que o anúncio leve a pessoa a comprar algo ou contratar um serviço. Pode ser que o foco seja, por exemplo, que o usuário se inscreva em uma lista de e-mails ou preencha dados que podem servir para o direcionamento de outros anúncios que, então, terão o objetivo de fazer com que esse usuário vire cliente.
Dessa forma, basicamente, as conversões são efetivadas sempre que a pessoa que vê o conteúdo patrocinado toma a atitude esperada pela campanha, seja ela qual for.
Engajamento
O engajamento ainda é uma métrica bastante importante quando se trata de redes sociais. Ele engloba todas as interações do usuário com o conteúdo da marca, seja através de comentários, curtidas, salvamentos, compartilhamentos, mensagens, marcações ou qualquer outro tipo de envolvimento com a publicação.
Saiba como definir os objetivos de mídia
Você já sabe quais são os tipos de objetivos que podem ser definidos para um planejamento estratégico de mídia, mas como definir na prática essas metas para a sua campanha? Bom, não há muitos segredos nesse processo.
De uma forma geral, pode-se dizer que o foco por trás dessas metas costuma ser criar, mudar ou reforçar a percepção do público sobre a marca, o produto ou o serviço que será divulgado. Sendo assim, o primeiro passo é entender o que você deseja que seu público faça ou entenda.
Então, você quer mais vendas? Deseja que as pessoas tenham melhor percepção dos valores da marca? Quer mais saudabilidade da audiência? Espera que os seguidores sejam mais engajados? Pretende fidelizar quem já é cliente? Depois que você entender o que espera do público, será mais fácil saber como impactá-lo para isso.
Ou seja, basta compreender o que espera do público e analisar qual o objetivo de mídia está mais relacionado com isso. É simples: se você quer mais vendas, por exemplo, o foco da estratégia pode ser um maior alcance, pois quanto mais pessoas visualizarem o seu anúncio, maior a chance de que alguém se interesse e compre o produto.