Mercado de mídia: seis mitos e verdades5 min read

Mercado de mídia: seis mitos e verdades5 min read

A estratégia de mídia faz parte da rotina de praticamente qualquer empresa. Uma presença digital relevante é importante para os mais diferentes objetivos: fortalecimento de marca, comunicação com clientes, entre outros.

Mercado de mídia: seis mitos e verdades5 min read
Redação NZN 16/09/2022 às 11:05 6 mins. de leitura

Descubra fatos sobre mídia que nem imaginava

A estratégia de mídia faz parte da rotina de praticamente qualquer empresa. Uma presença digital relevante é importante para os mais diferentes objetivos: fortalecimento de marca, comunicação com clientes, entre outros.

No entanto, quem não tem tanto conhecimento no assunto pode se deparar com alguns mitos sobre mídia que são capazes de acabar com o planejamento. Portanto, questionar o que está sendo feito e buscar atualização sobre esse mercado deve fazer parte do dia a dia do profissional responsável por esse setor.

Confira, a seguir, seis mitos e verdades sobre o mercado de mídia:

fAJAR hpAqPafeog778fyGF2iyZ yENTBizTVLZFiCryX d vubk837e0YFRESaXn2ORQdcXGWzV59ePonSf q1luxOsKIsFXIDz2mUDz5SzcYsfdx4OzfnS864gip2rgWi6 ZwOyRhJRQ9dH704jqzL2LOO aZM823EguPTmsS0CQWykmZoSaGD9Ch7M 06qRt8ww - Mercado de mídia: seis mitos e verdades
Fonte: Pexels

Quanto mais abrangente, melhor: mito

Se tem algo que é valorizado quando se trata de mídia é, sem dúvidas, o direcionamento, isto é, definição específica de público-alvo, nicho de mercado e até tom de comunicação. São fatores importantes para ser mais assertivo, ainda mais quando estamos falando sobre anúncios digitais.

Isso porque na internet a quantidade de conteúdo é incalculável e cresce a cada segundo. Assim, qualquer pessoa nesse meio é atingido por uma enxurrada de informações e tende a buscar pelo que procura de forma cada vez mais específica.

Por outro lado, termos mais gerais são escolhidos por uma gama maior de anunciantes, gerando concorrência por eles e atraindo pessoas nem tão interessadas. Nesse cenário, ganha quem consegue entender o que realmente está sendo procurado e estabelece uma conversa eficiente com os consumidores.

É preciso estar em todas as redes sociais: mito

Seguindo a lógica do tópico anterior, se engana quem perde tempo criando conteúdo para todas as redes sem antes entender quais delas são utilizadas pelo seu público. Por mais que algumas delas sejam consideradas “ultrapassadas” de forma geral – é o caso do Facebook – podem ser exatamente as que fazem sentido para o seu negócio.

Outro bom guia para escolher em quais redes estar presente é o próprio produto ou serviço oferecido. Se há apelo visual, o Instagram certamente será a primeira escolha. É uma marca com voz e opinião próprias? Considere criar uma conta no Twitter. Tome cuidado ao usar recursos novos sem saber como funcionam também.

De qualquer forma, um plano de mídia é melhor feito com redes bem alimentadas e que geram engajamento do que várias contas abandonadas.

E-commerce nunca foi tão necessário: verdade

Não é por acaso que, ao longo do primeiro ano de pandemia no Brasil, o setor de E-commerce cresceu 40% (de acordo com relatório E-commerce no Brasil, da agência Conversion). Com mais tempo dentro de casa, o objeto da compra pode até ter mudado, mas a necessidade de comprar continua.

Ao contrário do que se possa imaginar, essa modalidade de comércio funciona para negócios de todos os portes. Empresas menores podem, inclusive, optar vender por meio de marketplaces já estabelecidos na internet e com mercado de mídia garantido.

Ter um site não é importante: mito

Por mais que existam inúmeras redes sociais, plataformas e aplicativos para se fazer presente no mundo digital, um site próprio é o único espaço em que se pode ter controle total do conteúdo e da dinâmica de funcionamento. Ter um bom projeto de domínio próprio evita que você fique à mercê de terceiros e de algorítmos.

É indispensável que seu site seja responsivo, ou seja, se adapte a diferentes dispositivos: smartphone, tablets, notebooks, desktops… Aqueles que não cumprem essa regra acabam sendo penalizados pelo Google e perdendo posições nas pesquisas do buscador. Tudo o que não se busca em campanhas de SEO, por exemplo.

Conversões são a métrica mais importante: mito

Converter pode até seu objetivo principal e final, mas existem muitos passos anteriores que são tão importantes quanto esse para serem analisados. Taxa de engajamento, geração de leads, custo por aquisição e muitos outros números devem ser analisados para garantir o funcionamento da sua estratégia de mídia como um todo.

O lado bom das mídias online é que a mensuração dessas informações é muito mais fácil e rápida do que nas físicas. Relatórios de sites e redes sociais oferecem uma análise precisa de quantas pessoas passaram pelo seu anúncio, de onde elas vieram, quais são seus interesses, qual foi a reação obtida, etc.

Assim, fica muito mais fácil saber se o que foi planejado está funcionando e mudar os planos, se for necessário.

Só tem resultado quem gasta dinheiro em anúncios: mito

Outra vantagem da presença digital são as mídias orgânicas, aquelas que não dependem de patrocínio para gerarem interações, despertarem interesse e reverterem em vendas. Com elas, é possível criar uma base de seguidores e desenvolver o relacionamento deles com sua marca a médio ou longo prazo.

É por isso que seu conteúdo deve ser variado e não girar apenas entorno de ofertas de produtos ou serviços. Crie publicações que gerem interesse genuíno de potenciais clientes. Aproveite para criar diálogos e entender melhor suas preferências e hábitos de consumo.

Vale complementar o movimento nas redes sociais com técnicas de SEO, sigla que pode ser traduzida como “otimização para motores de busca”. Ela se refere, basicamente, a aplicar uma série de técnicas ao seu conteúdo escrito para que ele seja priorizado para motores de busca, como é o caso do Google.

Deixe o anúncio para campanhas mais promocionais, em que espera-se um retorno certo e específico. Comece testando com valores baixos e vá refinando até decidir investir um montante maior. 

Entender como funciona o mercado de mídia não é tarefa simples. A atualização e a adaptação são tarefas constantes. Fique atento às novidades e não esqueça: antes de decidir a estratégia ideal, pesquise e teste para saber o que realmente vale a pena no seu contexto.

Tags