Como escolher as plataformas certas para a sua marca?

Como escolher as plataformas certas para a sua marca?

Se você está buscando plataformas para divulgar a sua marca, mas não sabe qual escolher, acompanhe esse texto sobre as plataformas certas.

Como escolher as plataformas certas para a sua marca?
Redação NZN 15/05/2023 às 18:51 7 mins. de leitura

Se você está buscando plataformas para divulgar a sua marca, mas não sabe qual escolher, acompanhe esse texto sobre as plataformas certas.

Criar autoridade para a sua marca e fazer que ela seja reconhecida é um trabalho contínuo que não vai acontecer de uma hora pra outra. Muitas marcas grandes e renomadas estão sempre pensando em uma boa estratégia de fazer que o consumidor lembre delas em momentos de tomada de decisão, e é por isso que pensar em um plano de mídia para a sua marca é tão importante. 

Estruturando os canais 

Com o seu planejamento já estruturado e os objetivos definidos, é hora de partir para a ação.  Primeiramente, é fundamental que você tenha definido o objetivo da sua empresa, o que pretende alcançar, aonde deseja chegar e quais são os passos para conseguir realizar e colocar isso em prática. 

Com certeza a divulgação no meio digital é mais prática, porém não significa que ela vai ser mais fácil, já que você precisa “apenas” ter uma conta ou uma página nas redes sociais para atingir o seu público. Não é que o meio offline não deve ser pensado, mas o alcance dele é bem mais limitado. 

Ainda assim, o alcance orgânico têm desvantagens, então investir em mídias acaba sendo a melhor alternativa para você se destacar. Sendo uma estratégia bastante eficiente, a mídia programática é uma maneira paga mais assertiva de atingir o seu público. 

A seguir, confira os pontos positivos e quais são as melhores técnicas para aplicar a mídia programática. 

Vantagens 

Para ter mais assertividade na sua estratégia de marketing, entenda quais são as vantagens apostando em mídia programática. 

1) Influencia positivamente os indicadores da empresa  

Anúncios personalizados são entregues em maior escala, e a relação entre a marca e o consumidor passa a ser muito mais objetiva. Assim, a publicidade é realizada para um público-alvo bem definido, com maior probabilidade de conversão e com uma comunicação precisa para esse tipo de cliente.   

2) Apresenta menores custos em relação à mídia paga 

Como a mídia programática atua, normalmente, por meio de leilões automatizados, há uma avaliação e uma conciliação entre o maior alcance por um lance menor. Portanto, os custos de investimento para esses anúncios se tornam menores do que os realizados de forma tradicional. 

3) Dá objetividade às campanhas  

Com a mídia programática, a sua empresa e o seu anúncio são pensados e desenvolvidos de forma direcionada. Portanto, você tem as especificações do público, dos dias e dos horários que esse material será veiculado. Com isso, a sua campanha se torna muito mais objetiva, e o seu trabalho estratégico estará mais qualificado. 

4) Permite uma gestão de campanhas 

Unificando em uma só operação a venda de anúncios, a mídia programática também possibilita que o profissional consiga acompanhar o desempenho das campanhas de forma geral e ao mesmo tempo. Com isso, é possível pausar ou excluir uma campanha que não esteja performando da maneira desejada e começar outra em um mesmo sistema.  

Quais técnicas da mídia programática você pode aplicar para a sua marca? 

Além de pensar estrategicamente, algumas técnicas podem acompanhar o seu processo. Confira uma lista das técnicas mais populares da mídia programática. 

Remarketing 

Muitos anunciantes acabam deixando de lado a utilização do remarketing e com isso acabam perdendo resultados incríveis. 

Caso você não saiba, o remarketing pode ser utilizado tanto no Google Ads como no Facebook Ads, tendo como principal objetivo exibir anúncios relevantes para usuários que já tiveram contato com a sua marca. Normalmente, o que ocorre é que esse usuário acessa o site e um código, conhecido como tag de remarketing, é instalado no computador, então essa pessoa será impactada por campanhas que tenham relação com esses produtos e serviços. 

A utilização desse tipo de publicidade para divulgar marca tem uma eficiência muito boa, porque só quem verá a sua publicidade serão usuários que já tenham tido contato com você alguma vez, então as chances de conversão são muito maiores. 

Divulgar em aplicativos 

Se você deseja formas diferentes de divulgação para a sua marca, de modo mais assertivo para um público massivo, uma boa dica é apostar em anúncios para aplicativos, principalmente no Facebook e no Google Play. 

No Facebook, os usuários costumam passar mais de 8 horas por mês jogando. Os adultos são contagiados por jogos divertidos dessa plataforma e ficam bastante tempo evoluindo e passando fases. 

No Google Play, os aplicativos são baixados para celulares com sistema operacional Android, isso faz que os usuários consigam jogar de qualquer lugar. Essa é uma oportunidade sensacional para aproximar a sua marca do seu público e se tornar familiar. 

YouTube 

O Youtube é a plataforma de vídeos mais acessada do mundo, sendo considerado também o segundo maior mecanismo de pesquisa (ficando atrás do Google). Por esse motivo, colocar a sua marca em anúncios dentro dela fará que o alcance chegue a proporções inimagináveis. 

Uma das melhores formas de anúncios no YouTube para divulgar marca é por meio dos banner fixos que são exibidos durante o vídeo. Eles ficam ali sem chamar muito a atenção e acabam se fixando na mente. 

Dicas para a sua campanha 

1) Conheça quem você deseja atingir 

Se a mídia programática oferece um trabalho de anúncios segmentados e personalizados, nada melhor do que entender quem são os seus clientes em potencial e aqueles que exigem menos esforços para converter. Da mesma forma que esse modelo de anúncio utiliza tecnologia e sistemas automatizados para funcionar, compreender a persona do negócio se torna mais fácil com ferramentas capazes de compilar e analisar big data para encontrar esses resultados.  

2) Invista em automatização  

A mídia programática depende de uma Demand-Side Platform (DSP) e de outras ferramentas capazes de automatizar as etapas. Nesse sentido, uma das principais dicas para mídia programática é escolher essa solução com cuidado para que ela se adapte corretamente ao que a empresa requer.  

3) Esteja atento aos números 

A checagem de performance da campanha é fundamental. Por isso, fique atento ao que os números apresentam e esteja pronto para recalcular o caminho que havia planejado ou para potencializar aquilo que estiver dando bons resultados. Nada mais lógico do que dizer: oriente-se por dados! É deles que você poderá extrair o máximo de insights possíveis, então esteja sempre disposto a transformar as estratégias para alcançar melhores resultados.  

Como acertar sem dores de cabeça 

Tentar esse tipo de negócio sem o auxílio de quem sabe o que fazer pode ser um ciclo sem fim ou até mesmo um beco sem saída. Apesar de ter um retorno praticamente garantido, sem muitos conhecimentos é difícil prever algum retorno positivo. Para não errar, é fundamental que você escolha quem entende o que faz, que tenha experiência nesse mercado e que possa auxiliar a traçar melhor as estratégias que permeiam os seus objetivos. A NZN entrega mídia inteligente para impactar o público certo e gerar resultados para a sua marca.