Com um mercado cada vez mais competitivo, o investimento em boas estratégias de marketing e branding se tornam ainda mais importantes. Sendo o aumento das vendas um objetivo constante em qualquer empresa, é fundamental que a divulgação da marca e o seu relacionamento com o cliente sejam feitas de forma planejada e otimizada.
O processo de estratégia engloba atividades como o planejamento, concepção e execução de ações, o que permite identificar e atender os desejos e necessidades do público. O grande problema é que, dependendo de sua demanda, é necessário que a empresa tenha dentro de casa uma equipe especializada em marketing, e isso pode custar caro.
Uma das soluções que muitas empresas adotam é a terceirização. Mas, será que vale a pena? Para ajudar nessa decisão, mostraremos algumas vantagens de terceirizar as estratégias de comunicação da sua empresa.
Quais são os benefícios da terceirização?
Economia de tempo
É muito comum a falta de tempo para a execução de todas as tarefas que uma empresa precisa realizar no seu dia a dia. Ainda mais quando se está começando, pois muita energia é necessária para que se possa funcionar, vender e lucrar.
E para aquelas que já têm o seu negócio em expansão, enfrentarão outros problemas decorrentes do aumento das atividades. Nos dois casos, as ações de marketing podem ser deixadas de lado, e até mesmo esquecidas. E isso a empresa não pode deixar acontecer de jeito nenhum.
A solução utilizada por muitos é montar uma equipe apenas para esse fim. Mas para que isso aconteça, é preciso tempo, e no dia a dia, é preciso delegar funções e atividades. A terceirização vem para facilitar isso.
Com a terceirização, você e sua equipe terão mais tempo para se preocupar apenas com assuntos relacionados ao negócio. Deixando que as estratégias sejam planejadas e executadas por uma equipe preparada e focada neste objetivo.
Melhor custo-benefício
Encargos trabalhistas, estrutura física e custos com profissionais… são muitos os custos que se têm na hora de investir em um time interno de marketing. Além disso, é preciso investir em capacitação constante uma vez que o mercado muda e se transforma todos os dias. Os funcionários precisariam então estar sempre com ferramentas atualizadas, assim como os tipos de estratégias.
Aí é melhor terceirizar, né? Assim, você tem sempre uma equipe especializada e atualizada, ou seja, mais garantia de bons resultados, sem ter esse alto custo para arcar, o que é muito saudável para as finanças do seu negócio.
Resultados mais rápidos e positivos
Como já foi falado, os profissionais em agências terceirizadas são treinados e capacitados para atingir os objetivos de maneira rápida e eficiente. Geralmente os prazos são definidos em relação à frequência, entrega, aprovação e lançamento das campanhas.
A ideia é sempre entregá-las a tempo e com qualidade, afinal, a equipe terceirizada tem como único foco as estratégias de marketing, sem perder tempo e se envolver com outros processos da sua empresa.
Acesso às melhores ferramentas e tecnologias
Além do alto valor de aquisição e manutenção, as tecnologias relacionadas ao marketing se transformam constantemente. Para grande parte das empresas, manter uma equipe interna de marketing se torna inviável, assim como dar acesso às ferramentas e equipamentos modernos, que auxiliam e otimizam os resultados das campanhas.
Com uma agência terceirizada em marketing, isso tudo estará sempre atualizado. Isso é possível, já que esses custos de acesso a essas ferramentas são repartidos pelos diversos clientes.
Quem se beneficia com essa terceirização?
Empresas que estão começando
Construir um novo negócio é um trabalho complexo e que demanda muita energia do empreendedor. Há muitas decisões a serem tomadas durante o desenvolvimento de novos produtos e serviços, além de investimentos a serem feitos quando o capital de giro ainda está baixo.
No estágio inicial do negócio, o foco do empreendedor está na criação do produto, e geralmente não há tempo ou orçamento para contratar profissionais de marketing em tempo integral.
Dessa forma, o tiro tem que ser certeiro. Uma empresa de marketing terceirizada geralmente lida com o processo que cria o logotipo da empresa, guias de estilo de design e website, e isso vira uma “dor de cabeça” a menos para quem está começando o negócio.
Empresas em crescimento
Quando empresas têm êxito no lançamento de seus produtos, muitas vezes entram em um estágio de alto crescimento para trazer recursos de marketing adicionais rapidamente. Grupos de marketing terceirizado fornecem os recursos e talentos necessários para expandir o crescimento da receita sem adicionar muitas despesas gerais, entregando experiência e flexibilidade durante os picos de crescimento.
É comum que empresas de capital de risco invistam em startups de alto crescimento e usam o influxo de dinheiro para acelerar o crescimento por meio de estratégias de redes sociais, otimização de mecanismos de busca (SEO), marketing de conteúdo e publicidade digital.
Empresas com grandes equipes de marketing
Empresas de grande reputação empregam centenas/milhares de profissionais de marketing para apoiar suas iniciativas de branding e vendas. Elas costumam usar empresas e profissionais terceirizados para fornecer serviços essenciais.
Por exemplo, dependendo das circunstâncias, uma empresa contratará equipes terceirizadas para promover um evento, lançar um novo projeto ou economizar dinheiro. Recursos terceirizados costumam ser mais econômicos do que contratar funcionários em tempo integral.
Empresas de nicho
Empresas que operam em mercados especializados, como biotecnologia, agronegócio ou engenharia, podem achar difícil contratar profissionais de marketing em tempo integral com a experiência e know-how necessários para criar e lançar campanhas de marketing de conteúdo.
Muitas vezes, empresas terceirizadas de marketing buscam se especializar em um nicho específico para garimpar clientes desse mercado.