Um dos pilares das estratégias de marketing digital é oferecer conteúdo que ajude as pessoas a solucionarem problemas. As ferramentas para se fazer isso geralmente são textos para blog, redes sociais e vídeos. Mas e quando o seu público-alvo já teve contato com estes canais e quer ir além?
É nesta hora que entra o conteúdo rico, um tipo de material que traz informações mais aprofundadas sobre um determinado assunto. Ele é essencial para conquistar o seu público, em especial se você inclui o inbound marketing no seu hall de estratégias de marketing digital.
O que é um conteúdo rico?
O conteúdo rico tem como objetivo educar o público, ao trazer informações mais detalhadas sobre determinado assunto. Este tipo de material traz informações mais aprofundadas e técnicas do que é apresentado em posts de blog e de redes sociais. A ideia é informar o leitor por completo, pois provavelmente ele já sabe o básico sobre o tema e quer aprender mais.
Os formatos mais comuns de materiais ricos são:
- E-books
- Infográficos
- Webinars
- Planilhas
- Templates
- Pesquisas e estudos
- Cursos e tutoriais
Para ter acesso a estes materiais, a pessoa precisa dar algo em troca, como um e-mail ou telefone celular. Por isso eles são tão importantes na estratégia de inbound marketing, pois eles motivam o usuário a deixar o contato e, assim, virar um lead.
Este lead precisará ser nutrido, ou seja, é preciso continuar em contato com esta pessoa e conquistá-la. E para isso é necessário continuar a enviar para ela conteúdos ricos, por meio de estratégias de e-mail marketing. A ideia é fidelizá-la à sua marca e ao seu produto ou serviço.
Como o conteúdo rico ajuda os seus negócios
Produzir este tipo de material demanda mais tempo, porém os resultados compensam. Investir em marketing digital aumenta as vendas em até 50%, segundo o relatório da consultoria Web Estratégia de 2018. Por trás desta porcentagem, está o impacto da produção de conteúdo rico para o seu público-alvo:
Aumenta a autoridade da sua marca
Quando o seu público encontra a solução para o problema que está enfrentando, ele valoriza quem a oferece. Oferecer conteúdo rico mostra que sua empresa é especialista na área em que atua, em determinado assunto.
Quanto mais aprofundado for o material, melhor. Se ele for único então, melhor ainda. De nada adianta apostar em um e-book que traz as mesmas informações que outros sites já ofereceram. A quantidade de material produzido também é um bom sinal para o seu público, que vê que sua marca domina vários aspectos do segmento do qual faz parte.
Conquista mais leads
Se o seu público vê que sua empresa é especialista em um assunto, ele não hesitará em deixar um e-mail ou WhatsApp para contato para receber informações de qualidade. Ele confia que sua empresa oferecerá as informações que ele precisa para tomar uma decisão.
E você precisa retribuir esta confiança, continuando a enviar para ele conteúdo rico e de qualidade. O ideal é investir em uma estratégia de e-mail marketing, para enviar materiais diretamente para a pessoa. Assim você irá conquistá-la aos pouquinhos para que ela compre o seu produto ou serviço.
Fortalece sua estratégia de marketing de conteúdo
O material rico não pode faltar na sua estratégia de marketing de conteúdo, pois é ele que construirá o engajamento com o seu público. Ele mostra que sua empresa tem uma proposta de valor e está disposta a ajudar os clientes com suas dores, não apenas fazer com que eles consumam um produto.
Como incluir o material rico na sua estratégia de marketing de conteúdo
Agora que você entendeu a importância do conteúdo rico, é hora de adicioná-lo à sua estratégia de conteúdo. Ele precisa ser produzido em paralelo com as outras ferramentas de marketing digital, como os posts de blog e de redes sociais. Estes canais devem estar muito bem desenvolvidos antes de começar a fazer um e-book ou webinar, por exemplo.
Antes de começar a produção, siga estas recomendações para ter sucesso com seu conteúdo rico:
1. Conheça seu público
É preciso conhecer o perfil e as necessidades do seu público alvo. O ideial é definir uma persona, um modelo fictício do cliente que você quer conquistar para seu negócio. Assim você conseguirá entender o comportamento e o que seu público espera do seu produto ou serviço.
Ter uma persona definida também fará com que a escolha do assunto e a abordagem do conteúdo sejam feitas bem mais rápido.
2. Escolha um assunto que seja especialidade do seu negócio
Assim você mostra que sua marca é autoridade em um assunto. E se você é um especialista, o conteúdo não pode ser raso ou trazer abordagens que já foram apresentadas inúmeras vezes pela concorrência.
Procure criar um material único. Para isso, é necessário muito pesquisa. Olhe o que sua concorrência tem feito, mas vá além dos resultados do Google. Olhe artigos acadêmicos, vídeos de palestras e cursos online gratuitos. Eles vão trazer dados que deixaram seu e-book, webinar ou tutorial muito mais completos.
3. Defina o formato
Você irá oferecer ao seu público um e-book, webinar ou infográfico? E como você irá produzir estes materiais? Você tem condições de criar o formato com qualidade?
Leve em conta o como você irá oferecer o conteúdo para o seu público. De nada adianta você dominar um assunto, se o formato que você escolheu não demonstrar a autoridade. Um e-book com um layout amador ou um webinar gravado em baixa resolução impactam na imagem que você quer passar para seus futuros clientes.
4. Contrate profissionais para a produção
Exatamente pelo layout do seu conteúdo rico afetar a autoridade da sua marca, é importantíssimo investir em profissionais para fazer marketing de conteúdo. São eles que vão aplicar a estratégia de maneira eficaz para conquistar seu público. Redatores e designers são alguns dos experts que não podem faltar na hora de fazer um conteúdo rico.
5. Lembre-se da divulgação
Lá em cima, falamos sobre a importância de ter um blog e as redes sociais da sua empresa bem sedimentados antes de começar a produção do conteúdo rico. Será nestes canais em que ele será divulgado e chegará ao seu público-alvo. De nada adianta fazer um e-book caprichado se o seu site não tiver um bom trabalho de SEO por trás ou o perfil do Instagram da sua marca tiver poucos seguidores.
Por isso que o conteúdo rico é uma das ferramentas de marketing digital, e não a única. Para entender melhor como funciona este universo e colocá-lo em prática no seu negócio, veja estes textos do Estratégia de Conteúdo.
- Como empresas podem se beneficiar com a produção de conteúdo
- 5 dicas de planejamento e gestão estratégica de conteúdo digital
- Como construir estratégia de Branded Content no Instagram?