Entenda o que você precisa fazer para ter um público fiel à sua marca e aos seus produtos com estas dicas estratégicas
Um dos maiores desafios de todas as empresas – especialmente as digitais – é descobrir como fidelizar uma audiência. Afinal, de nada adianta se esforçar para conquistar o público e perdê-lo por não conseguir manter os clientes satisfeitos.
Não importa se se trata de uma multinacional, de uma média ou pequena empresa, ou de um profissional autônomo: aprender a como criar audiência e mantê-la fiel é muito importante para qualquer negócio.
Diante disso, é essencial seguir uma estratégia clara e muito bem definida, envolvendo todas as áreas da empresa para conseguir fidelizar uma audiência. Essa não é uma tarefa fácil, mas fundamental para o crescimento de uma organização.
Neste artigo, vamos compartilhar 7 dicas de como criar audiência e como fidelizá-la, na prática.
O que significa fidelizar uma audiência?
Fidelizar uma audiência é garantir que o consumidor vai voltar. (Fonte: Shutterstock)
Sabe quando recebemos uma visita e oferecemos um café para que ela permaneça por mais tempo? E, ao terminar a bebida, preparamos um bolo ou qualquer outra coisa para ela ficar ainda mais? Essa é uma boa analogia do que significa fidelizar uma audiência.
Na prática, a ideia gira em torno de garantir que o cliente continue consumindo os produtos e soluções oferecidas pela empresa. Para isso acontecer, é necessário seguir uma série de protocolos que vão garantir a recorrência do negócio entre você e o seu cliente.
Dica #1 – Humanize o atendimento
Uma tendência no mercado é a automatização de processos. Afinal, algumas atividades repetitivas realmente podem ser colocadas no “piloto automático” com a ajuda de inteligência artificial, aprendizado de máquina, chatbots e outras tecnologias inovadoras. Contudo, na contramão disso, oferecer um atendimento humanizado é o que pode fazer você fidelizar a sua audiência.
Hoje as pessoas querem ser compreendidas, aceitas e ouvidas. É por isso que pode não ser uma boa ideia automatizar o atendimento, mas sim humanizá-lo para que os clientes sejam atendidos de forma pessoal e interativa. A dinâmica proposta é simples: somente as pessoas conseguem proporcionar o tipo de atendimento que uma pessoa merece e precisa.
Dica #2 – Conheça o seu cliente ideal
Definir o cliente ideal é importante para fidelizar uma audiência.
Essa é uma recomendação antiga do marketing, mas extremamente válida para as empresas que querem entender como fidelizar uma audiência. Uma das bases para um negócio de sucesso consiste em conhecer muito bem o perfil do cliente ideal e criar uma estrutura que vá oferecer os produtos e serviços que ele necessita.
É um erro querer atingir a todos o tempo todo. Definir o que é chamado de “buyer persona” pode colocar o negócio na direção certa no objetivo de criar um público fiel e recorrente. Uma organização sustentável, portanto, deve conhecer bem o seu perfil de cliente ideal e se esforçar para encantá-lo cada vez mais.
Dica #3 – Construa uma marca forte
Ter uma marca reconhecida entre o público e os concorrentes é uma excelente forma de garantir que os clientes sempre vão utilizar os seus produtos e serviços. Contudo, não é nada fácil construir essa identidade. Trata-se de algo que pode levar algum tempo e exige um grande esforço por parte da empresa.
Porém, as estratégias de branding certamente compensam o esforço a longo prazo. Basta apenas pensar em empresas como McDonald’s, Disney, Apple e tantas outras que hoje não precisam fazer muito esforço para atrair consumidores (embora continuem constantemente investindo nessa área).
Dica #4 – Colete feedback e trabalhe-os sempre que possível
Para melhorar o seu atendimento, crie e mantenha um processo de feedback constante.
Fidelizar os consumidores também significa ouvir o público e adaptar-se aos questionamentos que surgirem no meio do caminho. Por isso, uma empresa que pensa sobre como criar audiência deve se preocupar em estabelecer um processo recorrente de feedbacks em que os clientes poderão expressar as suas opiniões.
A ideia não é atender cegamente a qualquer sugestão. Lembre-se que você tem uma marca a zelar e um público-alvo para atingir. Entretanto, é um erro fechar os olhos e ouvidos para a opinião daqueles que são os seus potenciais consumidores ou até mesmo os seus clientes mais fiéis. O feedback é algo necessário e que deve perdurar pelo resto da vida da empresa.
Dica #5 – Busque a interatividade
Uma das melhores formas de garantir que o consumidor vai continuar perto de você é propor formas de ele interagir com a sua marca. No meio digital, é possível fazer isso nas redes sociais através de posts ou de formulários opinativos. No offline, uma interação possível é disponibilizar uma maneira do cliente testar o seu produto e serviço, coletando feedback (dica anterior) nesse processo.
Os consumidores que estão interagindo, geralmente, serão aqueles que se manterão fiéis. Afinal, as pessoas não costumam gastar tempo com aquilo não é do seu agrado, embora experiências ruins também possam despertar a motivação dos clientes. Por isso, o melhor mesmo é oferecer uma forma de interatividade que vai manter o público por perto e feliz por estar interagindo com a sua marca.
Dica #6 – Não se esqueça do pós-venda
O pós-venda é essencial para garantir a recorrência dos consumidores. (Fonte: Shutterstock)
Você conseguiu vender o seu produto ou serviço e aquela pessoa se tornou um cliente. O que fazer agora? Outra dica essencial é preocupar-se com o momento após a venda, e entender como o consumidor está se relacionando com aquilo que ele comprou.
Investir no pós-venda vai além de coletar feedbacks. Trata-se também de disponibilizar uma plataforma de suporte (caso seja necessário) ou até mesmo resolver os diferentes tipos de problema que os consumidores podem estar enfrentando. O pós-venda também inclui aspectos como a troca, devolução e até o retorno para novas compras (como veremos abaixo).
Dica #7 – Forneça serviços/produtos adicionais
De nada adianta querer fidelizar a sua audiência se você não tem mais nada a oferecer para ela. Portanto, é importante investir em novos produtos e serviços para que o setor de pós-venda possa trabalhar com os consumidores que entrarem em contato ou que serão procurados de forma ativa.
Uma expressão muito comum dentro do marketing e negócios é o “upselling”, que diz respeito a uma nova oferta ao cliente que já consumiu o seu produto/serviço. Sem uma gama de opções para serem oferecidas, fica mais difícil buscar a fidelização dos clientes.
Que outras dicas importantes você acredita que deveríamos ter compartilhado para aqueles que buscam formas de criar e fidelizar uma audiência? Deixe as suas contribuições no campo dos comentários!