O termo “afiliado” tem como significado fazer parte de algo, ou seja, afiliar-se. Já o marketing é uma estratégia para criar ou fazer crescer os lucros de um negócio.
Então, basicamente o Marketing de Afiliados é participar de uma ação/projeto com o objetivo de gerar vendas, acessos ou leads para uma marca ou serviço.
Para compreender melhor o Marketing de Afiliados, a ação é um acordo entre marca e divulgador, em que quem tem audiência ou espaço relevante se disponibiliza para divulgar algum produto ou serviço em troca de receita (dinheiro).
Com uma explicação assim, é comum entender que Marketing de Afiliados é uma negociação comercial, mas a verdade é que não há vínculo de obrigatoriedade na divulgação entre marca e divulgador.
As parcerias fechadas em uma ação de Afiliação não obrigam, necessariamente, o divulgador a fazer algo específico, o divulgador pode escolher como, onde e quando ele quer divulgar o produto. Além disso, não há um valor fechado de venda para a divulgação feita, tudo funciona por base de comissionamento de conversões geradas por quem divulga.
Por exemplo: A Amazon tem um programa de Afiliados e disponibiliza que seus parceiros de Afiliação divulguem qualquer produto do site, então o divulgador escolhe o tipo de produto que mais tem a ver com seu público e divulga da forma que acha mais apropriado (sem deixar de seguir as regras do programa de afiliados da marca).
Comissionamento
As formas mais comuns de comissionamento em parcerias de Afiliação são:
- Custo por aquisição (CPA)
Esta é a forma de comissionamento mais comum entre varejistas e lojas oficiais, em que o pagamento é feito por produto/serviço vendido.
Geralmente há um valor fixo de comissionamento para o site ou separado por categorias, como 5% em eletrônicos, 3% em eletrodomésticos, 10% em livros etc.
- Custo por clique (CPC)
Neste formato, a contagem é feita por acesso ao link divulgado. Logo, cada clique que uma pessoa dá no link divulgado gera um valor específico de receita.
A comissão por CPC costuma ter uma comissão baixa e é mais escassa no mercado, pois acaba sendo bem rentável em espaços como Push Notification, que tem um volume de cliques alto.
- Custo por instalação (CPI)
Aqui, para recebermos a receita é preciso que o usuário faça o download do serviço/programa divulgado. O formato é bastante interessante para o Baixaki e para Push Notification, porém é tão escasso quanto o CPC.
No CPI é comum vermos softwares ou marcas com aplicativos novos solicitando a divulgação, que inclusive acabam sendo temporárias. Nesses casos, pagam um valor pequeno por pessoa que baixa o app ou software.
- Custo por lead (CPL)
Gerar lead também pode ser pago, e neste formato ganhamos quando alguém se cadastra em algum serviço divulgado, que pode ser uma promoção específica ou em uma newsletter, por exemplo.
Além dos formatos variados de comissão, há também uma variedade de forma de pagamento. No caso do CPA, é mais comum ser uma porcentagem sobre o valor do produto. Já nas categorias CPC, CPI e CPL, é comum ser um valor fixo para cada ação gerada.
Como funciona o rastreamento dos links
Um ponto importante de entender sobre parcerias de Afiliação é a forma como são contabilizados as conversões e cliques dos links divulgados dos parceiros.
Marcas que trabalham com Afiliação costumam ter uma plataforma dedicada para o trabalho de afiliados ou contratam empresas que oferecem essa funcionalidade, e por meio dessas plataformas nós personalizamos os links de páginas de produtos ou serviços para que ele seja identificado como nosso.
Costuma ser uma modificação na URL do site com parâmetros que apontam a origem do link, indicando para a marca que aquela venda veio de uma divulgação nossa.
No caso da NZN, o time de Afiliação costuma adicionar parâmetros que diferenciem também o formato e vertical em que foi divulgado o produto ou serviço, para poder entender a performance do que foi divulgado e a sintonia com o espaço em que foi publicado.
Por exemplo: Quando fazemos um conteúdo de divulgação de um streaming no Minha Série costumamos indicar que é Editorial na vertical Minha Série e o mês que foi divulgado.
Afiliação na NZN
Com mais ou menos 5 anos trabalhando com o mercado de afiliados, a NZN já explorou todas as verticais que temos, mas o TecMundo é onde concentra o maior esforço por conta dos resultados e oportunidades.
Nosso trabalho em Afiliação é identificar oportunidade que façam sentido com o nosso público, trabalhando somente com produtos e marcas confiáveis e mantendo a sinceridade e respeito sobre o que falamos.
Os formatos principais que trabalhamos:
- Conteúdos
Organizamos e produzimos conteúdos diariamente sobre produtos e serviços, divulgando promoções, fazendo lista de sugestões, criando comparativos e outras temáticas.
Os conteúdos mais técnicos são feitos por experts, já os artigos sobre promoções pontuais o time inteiro desenvolve diariamente.
Temos conteúdos para o TecMundo, Voxel, Minha Série e Baixaki.
- Links de softwares no Baixaki
Ação mais orgânica, dentro do Baixaki temos a oportunidade de inserir links (mesmo que não seja com instalação direta) de programas que temos parceria.
Assim, o botão de download direciona a pessoa para o site do parceiro para comprar ou baixar o serviço.
Além disso, temos espaço na home do Baixaki com os destaques e estamos atualizando os reviews descritivos de cada programa.
- Push Notification
Diariamente temos 8 disparados de push divulgando produtos, serviços e ações promocionais dos nossos parceiros. Temos, inclusive, parceiros que só trabalhamos neste formato.
Os push notifications de Afiliação levam o inscrito diretamente para a página do parceiro, para garantir maior chance de conversão.