O segmento de newsletters cresce a cada dia e tem sido explorado por uma série de veículos dos mais diversos setores.
Os motivos? Vou citar dois:
1. Atingir de maneira orgânica um público qualificado e interessado nos temas tratados;
2. Gerar proximidade com esse público. Contudo, grande parte das newsletters não consegue sobreviver por muito tempo, sabia?
Afinal de contas, há um mar de notícias, postagens e informações que pipocam em e-mails, sites e redes sociais em todo o momento. Então como manter a relevância? Como não cair em armadilhas do mercado?
A newsletter The BRIEF é um dos melhores cases nesse sentido. Há anos, enviamos todos os dias às 7h da manhã as melhores notícias (com um toque analítico e bem-humorado) sobre tecnologia, negócios e comportamento. Mas como isso é possível? A resposta é simples, jovens: entendendo quem é a nossa audiência.
Tudo novo sob o sol
Pesquisas direcionadas, leitura e análise constante de dados são essenciais para entender as demandas/interesses de quem lê o nosso conteúdo. Aliado a isso, é importantíssimo estar a par de tudo o que está rolando no mercado e sociedade bem como antecipar tendências.
Distinguir hype de movimentos ou fenômenos com potencial de causar impacto em um ou mais setores também é uma estratégia importante, em especial nos nichos que abordamos. Em outras palavras: nem sempre sair na frente pode ser benéfico — a não ser que seu foco seja puramente noticioso.
No universo on-line tudo muda o tempo todo, nos últimos anos com o boom da digitalização, esse ritmo ficou ainda mais frenético. Sendo assim, manter-se resiliente e se atentar a boas práticas para experiência de usuário são outras dicas de ouro.
Comunicar-se em multiplataformas, que façam sentido ao seu público, inclusive, passou a ser indispensável. A vertical The BRIEF, por exemplo, conta ainda com o videocast/podcast The BRIEFCast, artigos assinados no caderno de mercado do TecMundo e perfil nas principais redes sociais — integração é tudo.
Finalizo este honorário conteúdo convidando você, que ainda não conhece a gente, a assinar nossa newsletter e seguir o nosso videocast ou podcast.