Como mensurar a efetividade da sua estratégia de branding

Como mensurar a efetividade da sua estratégia de branding

Saiba o que são métricas, quais delas são importantes de serem analisadas e por meio de quais ferramentas a sua empresa pode obter esses números

Como mensurar a efetividade da sua estratégia de branding
Redação NZN 27/06/2023 às 18:00 7 mins. de leitura

Toda e qualquer estratégia tem como um pilar principal o planejamento. Porém, entender se aquilo que você programou está funcionando, como está funcionando, saber os resultados das suas campanhas, é fundamental para aprimorar os seus objetivos e lapidar ainda mais o seu planejamento. Portanto, compreender os números é parte imprescindível de cada estratégia, independentemente de qual seja.  

Com o branding, não seria diferente. Por isso, neste artigo, você vai entender mais sobre o que são métricas, quais delas são importantes de serem analisadas, e por meio de quais ferramentas a sua empresa pode obter esses números. Acompanhe a seguir: 

Afinal, o que são métricas? 

Esse é um termo utilizado para se referir a estatísticas gerais de desempenho, que são alcançadas por meio da coleta e análise de dados. Para cada tipo de estratégia, algumas métricas mais específicas podem auxiliar na hora de medir cada tipo de ação, baseada no seu planejamento. 

Embora os objetivos sejam mais abstratos, no branding existem métricas essenciais capazes de avaliar esses dados. 

Quais métricas devo avaliar 

Mensurar resultados é superefetivo quando falamos em ações de marketing digital, e para uma estratégia de branding, isso não seria diferente. Mas quais métricas são importantes para mostrar e acompanhar se a sua campanha de branding está sendo bem-sucedida? Descubra algumas a seguir. 

Quantidade de buscas pela sua marca 

Quantas vezes o seu público está buscando sobre a sua marca? Esse é um excelente medidor para entender se o seu consumidor está considerando sobre o que você oferece. Portanto, essa métrica oferece um diagnóstico do quanto seu público na internet enxerga seus serviços como uma solução relevante. 

Taxa de novos visitantes 

Essa é uma das métricas mais importantes para uma estratégia de branding. É a partir desse índice que você consegue detectar se a sua empresa está sendo percebida pela audiência. Ela é bem simples e objetiva e permite avaliar a quantidade de visitas no site da sua empresa e, assim, o alcance que você está tendo. Essa métrica está associada à consciência que as pessoas têm a respeito da sua marca. 

Além disso, é possível medir o fluxo de visitas e até onde sua marca consegue atrair visitantes para os domínios do site. Portanto, ela funciona como um primeiro passo para transformar uma grande audiência em um público engajado e fiel. 

Se o site da sua marca está conseguindo atingir novos públicos em um bom ritmo, isso provavelmente trará um fluxo de novos visitantes para o seu site. 

Impressões 

Se você deseja saber e entender quais usuários realmente viram sua publicação ou qual foi a interação, essa é a métrica que você precisa ter em seu radar para análise. A impressão contabiliza as visualizações, por exemplo, se uma pessoa viu a sua publicação três vezes, três impressões serão registradas. Em contraponto, o alcance vai registrar o número bruto, independente do usuário ter visto cinco vezes o mesmo conteúdo, o alcance registra como se fosse apenas um. 

Taxa de retorno 

Essa é uma métrica que está ligada à fidelização do cliente, pois serve como um indicador de sucesso, comprovando assim a sua eficácia em impactar positivamente um público, que mantém o relacionamento com a sua marca. Ou seja, se essas pessoas estão voltando, significa basicamente que se tornaram mais leais à sua marca. Mas é claro que esse processo precisa envolver comparações, já que para ter certeza de que os seus esforços foram bem-sucedidos, você deve comparar suas métricas de branding de antes e depois da implementação da sua estratégia. Portanto, sempre tenha algum registro dos seus números antes de iniciar uma campanha. 

A métrica é fundamental, pois pode apontar também um retorno financeiro, já que consumidores fidelizados têm maior possibilidade de voltar a fazer novas compras. Além disso, fidelizar clientes é 7 vezes mais barato do que buscar prospects, segundo um artigo acadêmico publicado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Reputação da marca 

É superimportante que você siga monitorando tendências e potenciais riscos de imagem da sua marca, analisando cada pilar estratégico, como: sustentabilidade, governança, corporativa, institucional, inovação e produto. 

A partir da definição desses pilares, é possível mensurar o impacto das ações, a porcentagem de positividade e negatividade na resposta do público. 

Além disso, a reputação também pode ser medida a partir do monitoramento das estratégias dos concorrentes ou por menções nos principais canais de comunicação, como veículos de comunicação e influenciadores. 

Taxa de compartilhamentos 

Um conteúdo rico, de qualidade e bem direcionado para o seu público pode ocasionar um efeito de expansão e alcance em cadeia. 

Se cada pessoa que entrar em contato com a sua marca, compartilhar o seu site ou ações, e-mails, e-books, entre outras formas de conteúdo, o seu engajamento tende a crescer, a percepção da sua marca será mais positiva e mais pessoas vão reconhecê-la. 

Dessa forma, a taxa de compartilhamento consegue monitorar esses resultados e a partir deles, em análise comparada com outras métricas de branding, avalia o sucesso da gestão e promoção da marca. 

Alcance 

O quanto a mensagem da sua marca consegue ser clara e capaz de atingir um grande público? Por meio da métrica de alcance, é possível entender o quão longe a sua publicidade chega e qual perfil de audiência está atingindo. 

Mas, lembre-se, é preciso qualificar a sua audiência, pois de nada adianta ter bom alcance com um público que não tem identificação com a sua marca, é preciso impactar a audiência certa para os seus objetivos. Segmentar o seu público é um passo bem interessante para alcançar de maneira mais efetiva o seu público. 

Ferramentas úteis para medir a efetividade da estratégia de branding 

Depois de passar sobre as métricas que são mais relevantes para fazer o acompanhamento da sua estratégia de branding, listamos a seguir algumas sugestões de ferramentas úteis para medir os seus números. 

  • Google Alerts: envia um aviso por e-mail sempre que sua marca é mencionada em qualquer conteúdo na internet. 
  • Torabit: realiza uma análise completa do sentimento das publicações, e faz um comparativo com os resultados dos principais concorrentes. Os resultados obtidos são entregues em relatórios personalizáveis, com gráficos, estatísticas de menções e mais indicadores. 
  • Buzzsumo: observa as menções em sites e redes sociais e registra, o que facilita a identificação de influenciadores. 
  • Google Analytics: coleta dados e fornece insights sobre o tráfego e a interação dos usuários com seu site ou app. 
  • Google Trends: mostra os mais populares termos buscados em períodos específicos, e também apresenta gráficos com a frequência em que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo, e em vários idiomas.
  • Hotjar: essa é uma ferramenta de mapa de calor de sites que oferece informações sobre o que os visitantes fazem em suas páginas. Por meio desses dados de navegação e do comportamento de usuários, é possível descobrir onde eles mais clicam, o que visualizam e até mesmo ignoram. É complementar ao Google Analytics. 
  • Hootsuite: permite gerenciar várias contas das principais redes sociais e avaliar a performance de cada uma delas, como: qualidades de likes, unlikes, comentários, compartilhamentos, visualizações, perfil dos usuários que mais interagem e desempenho da equipe. 

Além do que citamos, as menções, seguidores e engajamento nas redes sociais da sua marca, visitas e conversões no blog e menções na mídia também são algumas métricas fundamentais e que precisam ser acompanhadas.