Os tipos de Branded Content e como produzir o conteúdo de marca

Os tipos de Branded Content e como produzir o conteúdo de marca

Você vai entender o que precisa para começar a produzir agora mesmo o conteúdo de marca para a sua empresa.

Os tipos de Branded Content e como produzir o conteúdo de marca
Redação NZN 11/05/2023 às 12:39 6 mins. de leitura

Entenda o que precisa para começar a produzir agora mesmo o conteúdo de marca para a sua empresa.

A estratégia de Branded Content é uma das mais eficientes dentro do marketing de conteúdo. Saber utilizá-lo pode trazer resultados surpreendentes para a sua empresa e para a sua marca. 

Porém, é preciso conhecer os principais tipos de Branded Content e como produzir cada um deles. Confira esses detalhes e muito mais neste infográfico completo sobre o assunto.

O que é Branded Content? 

Também conhecido como conteúdo de marca, o Branded Content pode ser entendido como a criação de um material que entrega valor para o usuário. Esse conteúdo geralmente está intimamente conectado ao universo da marca, mas pode explorar diferentes abordagens além do aspecto informativo, como entretenimento ou emotivo. 

O aspecto mais importante do Branded Content é a relevância do conteúdo para o usuário. O material produzido precisa ser do interesse do público-alvo e despertar nele a vontade de consumir esse conteúdo.

Branded Content vs. Publiedotirial 

No Branded Content, o foco é o usuário e a sua necessidade. O material produzido visa tão somente atender essa demanda de entregar um conteúdo de qualidade para satisfazer aquele que está consumindo aquele material, sem necessariamente mencionar a marca por trás da produção. A ligação da marca com o conteúdo fica subentendido e não há divulgação explícita de algum produto ou serviço. 

Já no Publieditorial, o caráter de divulgação fica explícito ao ser mencionada a marca, produto ou serviço em algum momento do conteúdo. O material não precisa ser focado na oferta, podendo também entregar valor para quem está consumindo aquele conteúdo. Porém, o foco muda em algum momento e o destaque passa a ser o que a empresa está oferecendo aos consumidores.

Vantagens do Branded Content 

  • Aumenta o engajamento com a audiência; 
  • Melhora a presença digital da marca;
  • Cria um vínculo mais forte com o cliente; 
  • Proporciona maior conhecimento do público; 
  • Promove o posicionamento e consolida a marca;
  • Cria novas oportunidades de negócio;
  • Atrai parcerias estratégicas.

Exemplos de Branded Content 

Honda – Música “I Won’t Let You Down”, do grupo OK Go 

Patrocinado pela Honda e o lançamento de um dispositivo de mobilidade individual (o UNI-CUB), este clipe da banda norte-americana de rock alternativo encantou o mundo e mostrou apenas rapidamente o produto da marca japonesa. Porém, despertou a curiosidade daqueles que nunca tinham visto aquele tipo de transporte.

Dove – Campanha “Real Beauty Sketches” 

Destacando o abismo entre a percepção da beleza e a realidade, esta campanha da Dove emocionou o mundo mostrando que as mulheres infelizmente possuem uma visão muito depreciativa de si mesmas. O vídeo não menciona a marca, mas está intimamente ligada aos cuidados pessoais.

https://youtu.be/XpaOjMXyJGk

O Boticário – Campanha de Dia dos Pais (2015) 

A empresa O Boticário, querendo destacar o relacionamento entre pais e filhos, criou uma campanha envolvendo Rita Lisauskas. A jornalista, que esperava conduzir um bate-papo entre pais e filhos, foi surpreendida com a visita de seu próprio pai no estúdio de gravação, que relembrou momentos emocionais da história dos dois. Você pode conferir aqui!

Volvo – Campanha com Jean-Claude Van Damme 

Para destacar a segurança e estabilidade de seus caminhões, a Volvo convidou o ator Jean-Claude Van Damme para realizar uma manobra inacreditável sobre dois caminhões em movimento. A cena ficou eternizada entre os fãs do ator e deixou subentendida a mensagem de que os caminhões da marca realmente são confiáveis.

Os principais tipos de Branded Content

Artigos, textos em blogs e outros sites 

Formato bastante tradicional de criação de Branded Content que pode conter somente texto ou uma mistura diversos tipos de conteúdo (que vamos citar logo abaixo) – o que vai ser determinado pelo ambiente de exibição. Os artigos podem servir como um hub para todos os materiais ou trazer conteúdo próprio e exclusivo para os leitores do blog ou site.

Vídeos 

Um dos formatos dominantes atualmente quando o assunto é Branded Content exatamente por conta da facilidade de consumo e na transmissão da mensagem. Trata-se da produção de um vídeo para falar sobre um assunto que seja do interesse do cliente ou algo que entregue entretenimento e emoção. 

Podcasts 

Formato em ascensão, trata-se de um programa de rádio por demanda (pode ser ouvido quando o usuário quiser) em que se discute, no formato de uma conversa entre os participantes, diversos aspectos que estejam relacionados ao universo da marca patrocinadora. 

Imagens, infográficos e outras artes gráficas 

Outro formato bem tradicional e que tem potencial de causar um grande impacto. A abordagem pode resumir a produção de uma simples imagem, um infográfico completo ou até mesmo artes gráficas em outdoors, banners e em outros lugares que possam estar no imaginário das pessoas. 

Livros, ebooks e materiais ricos 

Neste formato, o conteúdo fica encapsulado em um livro (físico ou digital) ou algum tipo de material rico (como um PDF interativo, uma planilha ou um arquivo de apresentação) e distribuído para os consumidores. Geralmente é utilizado como uma espécie de “isca” para os consumidores para atraí-los para uma oferta real da marca. 

Como produzir Branded Content? 

Trabalhar com o conteúdo de marca não é uma tarefa fácil e, dependendo do formato escolhido, trata-se de um investimento importante a ser feito. Para começar a produzir Branded Content para a sua empresa, tenha em mente os seguintes aspectos: 

  • Planeje com cuidado a ação: a parte de planejamento é a mais importante na produção de Branded Content;
  • Escolha o formato mais adequado: dê preferência para o formato mais utilizado pelos seus consumidores atuais;
  • Defina os objetivos da ação: você quer conquistar novos clientes ou divulgar um lançamento? Tenha um objetivo claro nesta ação;
  • Saiba quais métricas analisar: número de compartilhamentos, conversões ou visualizações podem ser alguns indicadores;
  • Selecione os melhores parceiros: as empresas geralmente contam com parcerias para a produção de Branded Content de qualidade;
  • Seja criativo!