Entenda o que precisa para começar a produzir agora mesmo o conteúdo de marca para a sua empresa.
A estratégia de Branded Content é uma das mais eficientes dentro do marketing de conteúdo. Saber utilizá-lo pode trazer resultados surpreendentes para a sua empresa e para a sua marca.
Porém, é preciso conhecer os principais tipos de Branded Content e como produzir cada um deles. Confira esses detalhes e muito mais neste infográfico completo sobre o assunto.
O que é Branded Content?
Também conhecido como conteúdo de marca, o Branded Content pode ser entendido como a criação de um material que entrega valor para o usuário. Esse conteúdo geralmente está intimamente conectado ao universo da marca, mas pode explorar diferentes abordagens além do aspecto informativo, como entretenimento ou emotivo.
O aspecto mais importante do Branded Content é a relevância do conteúdo para o usuário. O material produzido precisa ser do interesse do público-alvo e despertar nele a vontade de consumir esse conteúdo.
Branded Content vs. Publiedotirial
No Branded Content, o foco é o usuário e a sua necessidade. O material produzido visa tão somente atender essa demanda de entregar um conteúdo de qualidade para satisfazer aquele que está consumindo aquele material, sem necessariamente mencionar a marca por trás da produção. A ligação da marca com o conteúdo fica subentendido e não há divulgação explícita de algum produto ou serviço.
Já no Publieditorial, o caráter de divulgação fica explícito ao ser mencionada a marca, produto ou serviço em algum momento do conteúdo. O material não precisa ser focado na oferta, podendo também entregar valor para quem está consumindo aquele conteúdo. Porém, o foco muda em algum momento e o destaque passa a ser o que a empresa está oferecendo aos consumidores.
Vantagens do Branded Content
- Aumenta o engajamento com a audiência;
- Melhora a presença digital da marca;
- Cria um vínculo mais forte com o cliente;
- Proporciona maior conhecimento do público;
- Promove o posicionamento e consolida a marca;
- Cria novas oportunidades de negócio;
- Atrai parcerias estratégicas.
Exemplos de Branded Content
Honda – Música “I Won’t Let You Down”, do grupo OK Go
Patrocinado pela Honda e o lançamento de um dispositivo de mobilidade individual (o UNI-CUB), este clipe da banda norte-americana de rock alternativo encantou o mundo e mostrou apenas rapidamente o produto da marca japonesa. Porém, despertou a curiosidade daqueles que nunca tinham visto aquele tipo de transporte.
Dove – Campanha “Real Beauty Sketches”
Destacando o abismo entre a percepção da beleza e a realidade, esta campanha da Dove emocionou o mundo mostrando que as mulheres infelizmente possuem uma visão muito depreciativa de si mesmas. O vídeo não menciona a marca, mas está intimamente ligada aos cuidados pessoais.
O Boticário – Campanha de Dia dos Pais (2015)
A empresa O Boticário, querendo destacar o relacionamento entre pais e filhos, criou uma campanha envolvendo Rita Lisauskas. A jornalista, que esperava conduzir um bate-papo entre pais e filhos, foi surpreendida com a visita de seu próprio pai no estúdio de gravação, que relembrou momentos emocionais da história dos dois. Você pode conferir aqui!
Volvo – Campanha com Jean-Claude Van Damme
Para destacar a segurança e estabilidade de seus caminhões, a Volvo convidou o ator Jean-Claude Van Damme para realizar uma manobra inacreditável sobre dois caminhões em movimento. A cena ficou eternizada entre os fãs do ator e deixou subentendida a mensagem de que os caminhões da marca realmente são confiáveis.
Os principais tipos de Branded Content
Artigos, textos em blogs e outros sites
Formato bastante tradicional de criação de Branded Content que pode conter somente texto ou uma mistura diversos tipos de conteúdo (que vamos citar logo abaixo) – o que vai ser determinado pelo ambiente de exibição. Os artigos podem servir como um hub para todos os materiais ou trazer conteúdo próprio e exclusivo para os leitores do blog ou site.
Vídeos
Um dos formatos dominantes atualmente quando o assunto é Branded Content exatamente por conta da facilidade de consumo e na transmissão da mensagem. Trata-se da produção de um vídeo para falar sobre um assunto que seja do interesse do cliente ou algo que entregue entretenimento e emoção.
Podcasts
Formato em ascensão, trata-se de um programa de rádio por demanda (pode ser ouvido quando o usuário quiser) em que se discute, no formato de uma conversa entre os participantes, diversos aspectos que estejam relacionados ao universo da marca patrocinadora.
Imagens, infográficos e outras artes gráficas
Outro formato bem tradicional e que tem potencial de causar um grande impacto. A abordagem pode resumir a produção de uma simples imagem, um infográfico completo ou até mesmo artes gráficas em outdoors, banners e em outros lugares que possam estar no imaginário das pessoas.
Livros, ebooks e materiais ricos
Neste formato, o conteúdo fica encapsulado em um livro (físico ou digital) ou algum tipo de material rico (como um PDF interativo, uma planilha ou um arquivo de apresentação) e distribuído para os consumidores. Geralmente é utilizado como uma espécie de “isca” para os consumidores para atraí-los para uma oferta real da marca.
Como produzir Branded Content?
Trabalhar com o conteúdo de marca não é uma tarefa fácil e, dependendo do formato escolhido, trata-se de um investimento importante a ser feito. Para começar a produzir Branded Content para a sua empresa, tenha em mente os seguintes aspectos:
- Planeje com cuidado a ação: a parte de planejamento é a mais importante na produção de Branded Content;
- Escolha o formato mais adequado: dê preferência para o formato mais utilizado pelos seus consumidores atuais;
- Defina os objetivos da ação: você quer conquistar novos clientes ou divulgar um lançamento? Tenha um objetivo claro nesta ação;
- Saiba quais métricas analisar: número de compartilhamentos, conversões ou visualizações podem ser alguns indicadores;
- Selecione os melhores parceiros: as empresas geralmente contam com parcerias para a produção de Branded Content de qualidade;
- Seja criativo!