Uma coisa é fato e não vai mudar: a competição é feroz e a atenção dos consumidores é disputada a cada segundo. Destacar-se em meio ao tumulto tem sido o desafio de todas as estratégias de comunicação e, cada vez mais, os anúncios pagos ganham espaço e investimento.
O grande problema disso é que, eventualmente, os anúncios saturam e os resultados voltam a cair. E não tem jeito, o público já viu o que tinha que ver, os anúncios vão ficar cada vez mais caros e difíceis de converter.
Esse conceito se chama diminishing returns, e já falamos dele por aqui em um manual completo, que você pode acessar gratuitamente clicando no banner abaixo:
Mas, calma, que isso tem solução. Continue lendo e entenda como continuar a ter resultados a longo prazo.
O termo do momento: BRANDING!
Você provavelmente já ouviu o termo “branding”, pois ele está na moda. Mas o que é branding de verdade? Como ele se torna a solução para continuar convertendo a longo prazo?
O branding é a essência da identidade de uma marca. É a maneira pela qual uma empresa se apresenta ao mundo, a história que conta e a conexão que estabelece com o público. É um processo estratégico que visa criar uma percepção única e duradoura no coração e na mente dos consumidores.
Isso inclui elementos visuais, valores que a marca comunica, cada interação — desde a compra até o atendimento ao cliente —, a narrativa em campanhas, os perfis nas redes sociais e até mesmo a personalidade e o conteúdo presentes nos anúncios.
O que o branding traz, na prática, é…
- Diferenciação
O branding estratégico permite que uma marca se diferencie, destacando os atributos únicos e a proposta de valor, tornando-se uma marca facilmente identificável, construindo familiaridade e confiança com os consumidores.
- Fidelidade e lealdade
Clientes fiéis não apenas retornam repetidamente como também se tornam defensores fervorosos, compartilhando a experiência positiva com outros e contribuindo para o crescimento orgânico da base de clientes.
- Credibilidade e confiança
Consumidores confiam em marcas reconhecíveis e consistentes, acreditando que elas entregarão produtos ou serviços de qualidade consistentemente. Essa confiança é essencial em um mercado saturado.
- Vantagens competitivas
Marcas fortes têm a capacidade de comandar preços, já que a percepção de qualidade e de valor associada a uma marca estabelecida permite que ela evite a corrida de preços, focando a criação de valor sustentável.
- Facilitação de expansão e diversificação
A reputação positiva e a conexão emocional facilitam uma plataforma sólida para introduções bem-sucedidas de novas ofertas.
- Atração de talentos e parcerias estratégicas
Uma marca forte não só atrai clientes como também talentos de alta qualidade e parcerias estratégicas. Pessoas talentosas e fornecedores competitivos querem se associar a marcas bem-sucedidas e respeitadas.
- Maior eficiência em marketing e publicidade
O branding eficaz simplifica o marketing e a publicidade. Quando a identidade da marca está solidamente estabelecida, as campanhas de marketing se tornam mais coesas e direcionadas, maximizando o impacto das atividades de divulgação.
No fim das contas, associar anúncios pagos a branding é o ideal. Enquanto a mídia paga pode gerar resultados imediatos, o branding gera valor sustentável no longo prazo e mantém bases sólidas para crescimento contínuo, adaptação às mudanças do mercado e constante conexão emocional para que a relevância siga crescente.