Influenciadores que se dedicam a compartilhar insights sobre branding e comunicação têm conquistado seguidores, transformando-se em referências no campo da construção de marcas e estratégias de comunicação. Com a capacidade de estabelecer uma conexão direta com seu público ao compartilhar experiências pessoais e insights práticos, eles se tornam mais acessíveis do que especialistas tradicionais.
Esses influenciadores não se limitam a uma única plataforma, exploram diferentes canais, como Instagram, YouTube, podcasts e blogs, maximizando ainda mais sua acessibilidade e mostrando, na prática, como utilizar o mesmo assunto em diversos formatos, uma das necessidades de uma boa estratégia de branding.
Selecionamos 10 das principais personalidades especializadas neste assunto para você acompanhar e aprender.
10 principais influenciadores digitais brasileiros que ensinam sobre branding
No Brasil, existem diversos influenciadores digitais que ensinam sobre branding. Esses influenciadores compartilham seu conhecimento e experiência com o público, ajudando empresas e profissionais a criar e desenvolver suas marcas.
1. Martha Gabriel
Martha Gabriel é uma das principais referências em branding no Brasil. Ela é professora, palestrante e consultora, e autora de diversos livros sobre o tema. Em seu conteúdo, Martha Gabriel aborda temas como posicionamento de marca, identidade visual, storytelling e marketing de conteúdo.
2. Rafael Albertoni
Rafael Albertoni é um especialista em branding e marketing digital. Ele é cofundador da agência de branding 100% Branding, e autor do livro Branding: a arte de construir marcas fortes. Em seu conteúdo, Rafael Albertoni compartilha dicas práticas para criar e desenvolver marcas fortes.
3. André Siqueira
André Siqueira é um dos maiores especialistas em marketing digital do Brasil. Ele é cofundador da Resultados Digitais e autor do livro Marketing Digital: o guia definitivo para o sucesso. Em seu conteúdo, André Siqueira aborda temas como marketing de conteúdo, mídias sociais, SEO e vendas online.
4. Guta Tolmasquim
Fundadora e CEO do Purple Metrics, software de brand measurement, mentora, colunista e professora, a Guta Tolmasquim já acumulou resultados expressivos em branding e escreve para as principais publicações do país, como Exame e Endeavor. Também é fundadora da Gym, uma das maiores agências de branding para empresas de tecnologia na América Latina.
5. Galileu Nogueira
Galileu é especialista em branding, fundador da Influxo&CO, que presta consultoria e treinamento para marcas como Ambev, Whirlpool, Liv Up, Cora e Grupo Technos. Apresenta o podcast Branding Em Tudo Podcast, listado nos Top 20 Podcasts de Negócios no Brasil e acredita que marcas podem transformar a sociedade por meio de seus propósitos e valores.
6. Paulo Faustino
Paulo Faustino é especialista em marketing digital e branding. Ele é fundador da agência de marketing digital Rock Content, e autor do livro Marketing de Conteúdo: a estratégia definitiva para atrair, converter e encantar clientes. Em seu conteúdo, Paulo Faustino aborda temas como marketing de conteúdo, inbound marketing e SEO.
7. Beatriz Guarezi
Head de branding, criadora de conteúdo, TEDx Speaker, professora e palestrante e fez sua carreira baseada no encontro de branding, tecnologia, comportamento e tendências. É fundadora da Bits to Brands, uma newsletter de conteúdo semanal sobre branding e marcas que já conta com mais de 20 mil assinantes.
8. Amanda Holzer
Consultora, mentora e empreendedora, Amanda está há mais de 10 anos construindo branding no digital, buscando ensinar marcas a produzirem conteúdos com propósito. É fundadora da .Holzer e compartilha conteúdo baseado no conhecimento e resultados que acumulou durante a carreira e que aplica em suas mentirias e consultorias.
9. Camila Porto
Camila Porto é uma especialista em marketing digital e branding. É fundadora da agência de marketing digital Camila Porto, e autora do livro Marketing Digital: o guia definitivo para empresas. Em seu conteúdo, Camila Porto aborda temas como marketing digital, branding e vendas online.
10. Michel Alcoforado
Antropólogo e especialista nas relações culturais de consumo, Michel Alcoforado é sócio-diretor na Consumoteca, e busca ajudar o público geral a entender os movimentos culturais e como eles impactam no que fazem, como eles compram e por que eles compram. É host no Podcast É Tudo Culpa da Cultura, que está entre os 50 mais ouvidos do Spotify.
O que esperar do conteúdo de cada influenciador
O conteúdo dos influenciadores digitais listados acima varia conforme a expertise e experiência de cada um. Você perceberá que, na maioria, a palavra branding não está presente, pois o branding não se constrói a partir de uma única fórmula ou teoria: ele é o resultado de diversas ações de comunicação estratégias coordenadas entre si.
Com esses influenciadores, você poderá aprender o que constitui o branding de forma estruturada e aprofundada, em assuntos como:
- Posicionamento de marca: como definir a personalidade e os valores da sua marca.
- Identidade visual: como criar uma identidade visual que represente a sua marca.
- Storytelling: como contar histórias que conectem a sua marca com o seu público-alvo.
- Marketing de conteúdo: como criar e distribuir conteúdo relevante para o seu público-alvo.