O medo de ter um negócio esquecido, ou então, sequer ser visto, é grande. Porém, existe algo que os analistas e gestores de Marketing podem e devem fazer para excluir essa possibilidade: o Reconhecimento de Marca.
Afinal, as principais preocupações de quem tem ou quer ter um negócio é: o que fazer para alcançar o público? E se minha empresa não crescer? E se ninguém comprar aquilo que vendo?
Com o Reconhecimento, aquele clichê “pensou pizza, pensou Pizzaria X” é real e pode acontecer com a sua marca ou a do seu cliente.
O que é Reconhecimento de Marca?
Reconhecimento de Marca é exatamente o que o nome diz, quando a marca é reconhecida pelo seu público. Mas mais do que apenas isso, é quando o público enxerga a marca como referência e autoridade.
Nesse caso, o reconhecimento não é só sobre conhecer a marca, mas sim, enxergá-la como uma boa empresa, pois são duas coisas bem diferentes.
Algumas das empresas brasileiras mais famosas como Itaú, Havaianas, Bombril, são exemplos de marcas altamente reconhecidas, porque trabalham muito bem o reconhecimento.
Isso faz que quase qualquer pessoa consiga conhecê-las apenas pelo logo (mesmo se tiver sem o nome) ou slogan, tanto que alguns deles viram até gírias, como o “1001 utilidades.”
Por que esse reconhecimento é importante para as marcas?
Até agora, nós só falamos de empresas gigantes e consagradas há anos, mas saiba que o Reconhecimento de Marca é importante até para micronegócios.
Nesses casos, talvez até mais, porque é aí que os empreendedores precisam que o seu serviço seja visto, conhecido, lembrado e desejado. É a partir desse reconhecimento que o empreendimento passa a se destacar dos demais e começa a crescer.
Um exemplo prático
Um mercadinho na sua cidade que tem um logotipo e ele é usado em uma fachada bem trabalhada, no uniforme dos funcionários, nas embalagens, e está presente nos outdoors e em todas as redes sociais.
Já o outro, só tem nome, mas usam embalagens genéricas, sem fachada e os funcionários usam roupas de casa e as mídias online e offline não são trabalhadas.
Entre eles, qual será o mais reconhecido? Na grande maioria dos casos, o primeiro, pois a marca é muito bem trabalhada! Por isso, não importa o tamanho do negócio, o reconhecimento deve ser trabalhado, porque é uma forma de despertar, encantar, atrair e fidelizar o cliente.
E quando se faz tudo isso, fica muito mais fácil de se ter clientes fiéis, e assim ganhar propaganda pelo boca-a-boca (técnica de Marketing que nunca entrará em desuso).
Além disso, quando você ouve falar bem de uma marca por uma ou mais pessoas, o que ela começa a ganhar? Credibilidade, até mesmo de pessoas que ainda não consumiram o que o negócio oferece.
Então, quando os leads estiverem pensando em comprar algo ou contratar um serviço, é do negócio que trabalhou o Reconhecimento de Marca que ele vai lembrar.
Como alcançar um bom Reconhecimento?
Antes de tudo, é preciso saber que esse é um resultado de médio a longo prazo. Não vai acontecer do dia pra noite, e por isso mesmo precisa ser construído o quanto antes.
Defina seu cliente ideal
Ser reconhecido não é sair gritando o nome da marca no meio da rua e “quem ouviu, ouviu.” Isso só faz que a marca fale sozinha, e quem fala sozinho não faz barulho.
Ou seja, ela deve definir quem deseja que a ouça e a compre, claro. A partir dessa decisão, todo o planejamento estratégico deverá se voltar a essas pessoas.
Construa (ou reconstrua) o Branding
Sua identidade visual, comunicação, slogan, cores, embalagens, e tudo o que representa a imagem de uma marca, estão bem-formulados? Conversam com o cliente ideal? Está presente em cada detalhe da experiência desse cliente?
Para o Reconhecimento de Marca, esses elementos são essenciais, afinal, uma marca é reconhecida por sua imagem, certo? E o Branding é sobre isso!
Mantenha um bom relacionamento com o público
A Netflix, por mais que consagrada há anos, não seria tão reconhecida se não usasse as redes sociais como ferramenta para cativar e se aproximar dos seus usuários.
Esse relacionamento é essencial, porque apenas uma logo bonita não dá credibilidade e desperta o desejo de ninguém. Então, a marca deve conversar com sua audiência a ponto dela criar uma conexão real com ela.
Esteja presente
“Quem não é visto, não é lembrado!” Atualmente, até mesmo a pequena empresa que não está presente principalmente nas redes sociais, sai perdendo bastante.
Um exemplo: alguém falou de um ótimo restaurante e você ficou com vontade de ir, mas na hora de procurá-lo online para saber do cardápio e horário de funcionamento, não encontrou nenhuma página ou rede social do lugar.
Mas nesse meio-tempo, conseguiu encontrar um barzinho com cardápio completo, com preços, horário de funcionamento, fotos do ambiente etc. As chances de escolher a segunda opção são bem maiores, certo?
Esse é apenas um exemplo, pois além das redes, tem propagandas na televisão, rádio e os veículos offline como panfletos, outdoors e banners. Mais uma vez, tudo depende do público.
Percebe como o Reconhecimento de Marca envolve várias estratégias de Marketing, mas que no final, é ela quem realmente vende e consagra uma empresa?
Sabendo disso, é hora de correr atrás de planejá-lo!