Esses dois formatos são diferentes e têm objetivos distintos dentro da estratégia de conteúdo de uma empresa ou uma marca.
Quando uma pessoa decide aprender marketing digital, ela passa a ter contato com uma série de termos e conceitos novos. Com o tempo, essas palavras começam a fazer sentido e são intimamente incorporadas ao vocabulário de quem trabalha com marketing.
Mesmo que a experiência possa ensinar o significado de muitos termos, alguns permanecem difíceis de diferenciar e conceituar corretamente. Um bom exemplo é a definição de publieditorial e branded content, dois formatos de conteúdo que frequentemente confundem não somente leigos, mas também especialistas em marketing.
Afinal, o que é um publieditorial e qual é a diferença dele para o branded content? Estamos falando de dois formatos iguais, semelhantes ou completamente diferentes? Neste texto, vamos entender os principais aspectos de cada um desses conceitos e como eles podem ser utilizados para criar uma boa estratégia de conteúdo.
O que é um publieditorial?
Publieditorial é um formato de conteúdo muito utilizado pelas marcas para divulgar produtos ou serviços. Nessa linha de abordagem, embora o artigo (se o conteúdo for em texto) possa ser informativo, o aspecto publicitário fica explícito e evidente para os leitores. Ou seja, em algum momento, o foco será direcionado para a empresa e o que ela tem a oferecer para os clientes.
Esse formato se diferencia de uma simples e pura propaganda pelo fato de também entregar conteúdo de valor para os interessados. Embora a tendência seja “puxar a sardinha” para o lado da empresa, algumas marcas optam por também oferecer algo interessante atrelado ao publieditorial.
Nesse sentido, a entrega pode ser mais do que apenas informativa, mas também tangenciar as áreas de entretenimento e até emocional. Em se tratando dos meios, os publieditoriais podem ser publicados em diversos formatos, como texto, imagem, vídeo, áudio e combinação dessas técnicas para criar uma abordagem única para o produto ou serviço oferecido.
Portanto, é importante ficar claro que o publieditorial deve ter o caráter publicitário explícito – preferencialmente no início do conteúdo, algo que muitas empresas acabam não respeitando. Dessa forma, a pessoa que está consumindo aquele formato consegue saber qual vai ser a abordagem proposta e o que esperar daquele tipo de conteúdo.
O que é um branded content?
No branded content, ou conteúdo de marca, o foco em nenhum momento é destinado à empresa que está patrocinando aquele formato. Nessa abordagem, o enfoque é dado ao leitor (ou espectador), entregando para ele algo de valor sem se preocupar em enquadrar a marca nesse conteúdo.
Na verdade, um branded content de qualidade sequer menciona o nome da marca, deixando apenas implícita a ligação do conteúdo com a empresa – quando há. Contudo, pode acontecer uma menção, mas se houver ela deve ser breve e muito bem contextualizada.
O objetivo do branded content, diferente do publieditorial, não é se concentrar em um produto ou serviço oferecido pela empresa. Nesse tipo de conteúdo, é preciso pensar no consumidor e nos desafios, nos anseios e nas dúvidas dele. É claro que uma estratégia inteligente deve ter abordagens que podem ser relacionadas com a oferta do negócio, mas sem fazer isso diretamente no conteúdo, deixando apenas implícito aos consumidores.
No caso do branded content, é normal a abordagem ser mais informativa, mas também há conteúdos que apelam para o entretenimento como arma central. A ideia, portanto, é entregar um material (texto, vídeo, imagem ou qualquer outro formato) relevante e despertar a atenção do consumidor para aquele assunto (e não necessariamente para a marca, o produto ou a empresa).
Publieditorial ou branded content: qual utilizar?
Antes de responder a essa pergunta, é importante deixar claro que não existe um formato que seja melhor do que outro. Publieditorial e branded content são diferentes e cumprem objetivos diferentes dentro da estratégia de conteúdo de uma marca. Portanto, é possível – e recomendado – utilizar ambos, se possível, nas iniciativas de marketing.
Porém, precisamos dizer que existe uma forte tendência de as empresas darem preferência para o branded content. Isso acontece porque os consumidores estão se tornando cada vez mais conscientes e não são mais facilmente “encantados” por propagandas e comerciais que apenas destacam as características dos produtos e serviços – o que não representa necessariamente o formato publieditorial.
Ao ganharem cada vez mais poder sobre o que consumir, os potenciais clientes acabam fugindo dos formatos mais “invasivos”. Muitas empresas estão aprendendo isso e apostando no publieditorial como alternativa, entregando conteúdo de valor sem deixar de focar a marca e a oferta do negócio.
É por isso que o publieditorial pode ser encarado como a “evolução” da propaganda tradicional. Esse formato vai ocupar cada vez mais espaço na oferta de conteúdo, intercalando com o branded content, que foca totalmente o consumidor. Afinal, é do interesse do negócio fazer a oferta direta de produtos e serviços, e o formato que atende a essa necessidade é o publieditorial.
Portanto, com base nessa análise, podemos dizer que é difícil definir qual formato uma empresa ou marca deve utilizar. É preciso considerar objetivos, público-alvo, orçamento, momento atual pelo qual o negócio está passando (se está para lançar um novo produto ou serviço, por exemplo) e muitos outros aspectos.
Mas uma coisa é certa: publieditorial e branded content podem e devem coexistir e provavelmente dominarão as estratégias de conteúdo. Assim, conhecer e saber diferenciar cada um desses formatos é importante, além de saber exatamente qual deles usar no momento certo.
Você já conhecia a definição de publieditorial e branded content? Ou achava que essas duas definições tratavam do mesmo formato de conteúdo? Compartilhe com a gente as suas percepções desse assunto!