Como aproveitar essas mudanças de forma positiva? Saiba mais neste texto.
O mercado de marketing nunca foi estático. Antigamente, as mudanças aconteciam de maneira mais lenta, mas ainda assim aconteciam. São muitas transformações em tecnologia, comportamento, política, mercado… absolutamente tudo que engloba negócios impacta essas mudanças, e as empresas precisam se transformar junto e realinhar as estratégias para se adaptar a novas demandas. As mudanças do mercado de marketing que podem afetar a sua marca são reais e podem afetar os seus resultados.
Neste texto, vamos tratar as principais mudanças dos últimos anos e quais estratégias não podem faltar no seu planejamento de marketing daqui pra frente.
As mudanças no mercado de marketing mais impactantes dos últimos anos
A mudança mais gritante está nela: a internet. Não existe mais a internet como um mundo irreal e longe do mundo real. Ela não é mais uma ferramenta de escolha, e sim de necessidade. Tudo o que permeia relações está ali.
O seu marketing deve sempre olhar para o que acontece no digital com análise crítica do que pode ou não ser utilizado a favor da sua marca. A conectividade impacta o consumo e a maneira como as pessoas compram e se influenciam entre si. A conversa não tem só duas vias, tem milhares, e uma opinião pode ficar no limbo, assim como pode viralizar. Você já está preparado para lidar com ambas as possibilidades?
Big data, automação, inteligência artificial são coisas que fazem parte, mas não são mais o grande destaque dessa mudança tão significativa (apesar de serem mudanças impactantes também).
O seu olhar deve estar atento às transformações digitais de uma sociedade que está sempre conectada e acelerada, cheia de movimentos sociais e adaptáveis a cada segundo. A internet não mudou apenas padrões de comportamento, mas também a cultura global. E a tecnologia estão no centro de tudo isso.
No que ficar de olho sobre os últimos 3 anos?
A obrigatoriedade de ficar em casa por quase dois anos, a partir de 2020, também revolucionou essas mudanças. Com o isolamento social, as pessoas precisaram se adaptar de diversas maneiras: atividades presenciais viraram virtuais, o uso das redes sociais subiu exponencialmente, a tecnologia virou uma ferramenta de sobrevivência básica.
As relações, antes ditas distantes por conta dos celulares, tornaram-se cada vez mais próximas também por causa dele. O turismo caiu, mas as “lives” explodiram.
Até aqui, falamos de diversos meios de oportunidade de contato com clientes, anúncios, vendas. Se você não percebeu quais são, é um sinal de que não está devidamente atento às mudanças do mercado de marketing e precisa rever as suas estratégias de comunicação urgentemente.
Muitas empresas aderiram ao e-commerce e ao delivery, criaram contas em redes sociais para aumentar o contato (e as vendas), adaptaram-se ao home office e encontraram maneiras de manter o entretenimento vivo. Quem enxergou essas mudanças cheias de dificuldade surfou em um mar de oportunidades e viu resultados crescerem exponencialmente. Quem não se adaptou ficou para trás.
A agilidade se tornou indispensável e, mais do que nunca, fala-se em metodologias ágeis, que não são mudanças exatamente do marketing, mas que você pode aproveitar para adaptar o seu setor na velocidade que o mercado exige. Por quê?
Porque a grande mudança, no final das contas, resume-se à conexão. Você percebeu o quanto os influenciadores digitais cresceram? Eles se conectam, contam verdades, produzem conteúdos interessantes, vendem sem cara de venda, porque, após tanto tempo de isolamento, a conexão se tornou uma carência latente.
Como se adaptar a tudo isso?
Ok, “fervemos” a sua cabeça com várias dicas e informações sobre as mudanças dos últimos anos. Agora, vamos contar o que você precisa incluir no seu plano de marketing daqui para frente para continuar se adaptando às mudanças do mercado de marketing que impactam a sua marca.
Relacionamento
Uma coisa é fato: se você só pensa em falar de vendas, você não vai vender. O marketing se tornou uma ferramenta de relacionamento, e é a partir desse vínculo que a venda vai acontecer
Você precisa entender as pessoas e saber como o seu produto ou serviço é útil na vida delas. Como você resolve dores, necessidades, entrega benefícios, o que você faz que torna a vida delas cada vez melhor. E, é claro, deve comunicar isso por meio das ferramentas e dos pontos de contato que você tem em mãos. É a premissa básica.
Ao lado do branding, o marketing agora se conecta muito com os valores que você tem como marca, os quais vão ser levados em consideração em uma compra, então pense muito bem naquilo que você vai se posicionar (ou deixar de), pois vai impactar a confiança que as pessoas têm em você.
Não esqueça que os seus concorrentes também estarão de olho nisso, então procure trazer aquilo que só você tem, emocionalmente, que constrói uma verdade sobre você que ninguém pode copiar. As vendas são consequência de todo esse processo de construção afetuosa.
Personalização
Ou customer experience, como você preferir. De toda forma, na sua construção de proximidade com o seu cliente, você precisa mostrar para ele que se importa, que conhece o que ele precisa e está disposto a atender isso.
Personalizar é entregar conteúdos, ofertas e comunicações que são pensadas para cada pessoa, com características e preferências próprias. Ferramentas de g estão de relacionamento com o cliente (CRM) são grandes aliadas nesse momento.
Com a quantidade de dados disponíveis na internet, você também consegue entregar um resultado cada vez mais personalizado, sempre seguindo os passos do seu consumidor e outras inúmeras informações. Tudo é rastreável, mas como você usa isso depende da sua estratégia.
Responsabilidade
A sua empresa não fala mais sozinha, e qualquer coisa pode ser fatal. A responsabilidade em uma era pós-pandemia é cada vez mais essencial e notada, desde como a sua marca se porta dentro de cada até o que ela comunica.
Tudo é analisado e levado em consideração por quem está olhando. É esperado que você gere um impacto positivo no mundo e faça a diferença não mais apenas para cada consumidor, mas para a sociedade como um todo.
Ter transparência não é mais uma opção. Se algo existe, uma hora será exposto. Então tenha abertura, verdade e responsabilidade, e tudo vai dar certo.
Mais uma dica: as suas estratégias de marketing podem ser boas ações também.
Agora você já sabe como as mudanças no mercado de marketing podem impactar a sua marca e como aproveitar cada uma de forma positiva.