Para entender a importância, as etapas e dicas de como montar uma estratégia de conteúdo, continue lendo!
As pessoas estão cada vez mais conectadas, e o consumo de conteúdos na internet aumenta dia após dia. Independentemente de quais sejam os objetivos, a busca por informações é incessante, e esta pode ser uma excelente estratégia para a sua marca: cativar um público por meio de conteúdo de qualidade. Para entender a importância, as etapas e dicas de como montar uma estratégia de conteúdo, continue lendo.
Importância de ter uma estratégia de conteúdo
Primeiramente, é necessário ressaltar que o marketing de conteúdo é uma ferramenta fundamental para fortalecer a autoridade da sua marca no mercado, além de permitir que você consolide o relacionamento com os clientes e, consequentemente, engaje a sua audiência.
A Aberdeen conduziu um estudo e descobriu que empresas que têm como foco principal o marketing de conteúdo aumentam as taxas de conversão dos sites 5 vezes mais.
Etapas na hora de montar a estratégia de conteúdo
Geralmente, a estratégia de conteúdo é composta de quatro grandes etapas que têm como suporte decisões estratégicas baseadas em dados. A ordem funciona mais ou menos assim:
1. Planejamento de conteúdo
Esse é o ponto de partida para qualquer estratégia, principalmente para a de conteúdo. É aqui que serão definidos vários pontos importantes, além de garantir o bom funcionamento dela. São vários os fatores a serem definidos, como prazo, ferramentas, escolha de canais, análise de concorrência, atribuição de tarefas, público-alvo, persona, objetivos e calendário editorial.
2. Criação de conteúdo
Essa é a etapa de “pôr a mão na massa”, já que aqui são produzidas as peças que foram definidas no planejamento e onde serão veiculadas.
3. Distribuição de conteúdo
Nessa etapa, as peças elaboradas chegam ao público, divulgadas nos principais canais de comunicação. Isso pode ser feito por pesquisas orgânicas, redes sociais, e-mail marketing; tudo isso (e mais um pouco) faz parte da distribuição daquilo que foi programado.
4. Análise de resultados
Por fim, chega a hora de avaliar o desempenho da campanha. O que funcionou? Em qual plataforma o desempenho foi melhor? Em quais formatos o público-alvo engajou melhor? Esse é o momento de avaliar as informações coletadas por meio de ferramentas de análise.
Dicas para a montar a sua estratégia de conteúdo
Canais e formatos
Já parou pra analisar que muitas coisas que você pensava há um tempo já não fazem mais tanto sentido agora? Muito provavelmente, em algum momento, você teve certa opinião sobre determinado assunto e depois mudou de ponto de vista.
Assim como você, o seu público também tende a mudar essas ideias. Pensando nisso, embora a sua persona e a matriz de conteúdo indiquem os principais formatos e canais que devem ser o seu alvo, não precisa se limitar a isso. Experimente, descubra e entenda melhor as novas possibilidades de aplicar a sua marca.
Além disso, se toda essa ideia de desenvolver persona é nova ou mesmo complexa para você ou a sua empresa, é bem provável que nem todos os tipos de conteúdos sejam levados em consideração na hora de desenvolvê-la. Portanto, busque formas inteligentes de explorar diferentes formatos de conteúdos e outros canais para divulgá-los. Você não precisa estar em todos os canais, mas não custa tentar algum conteúdo da sua marca para engajar em outra rede social. Vai que esse conteúdo viraliza por lá?!
SEO + marketing de conteúdo
A otimização para motores de busca (SEO) é uma das principais estratégias e um forte pilar de empresas que querem crescer digitalmente. É por meio desse mecanismo que o Google valida se a sua empresa deve estar nas primeiras posições nas buscas dos usuários ou nas páginas seguintes.
Consequentemente, estar na primeira página arrecada muito mais cliques dos usuários do que aqueles que estão nas páginas seguintes, já que nas primeiras pesquisas o usuário muito provavelmente achará a resposta para a dor que está sentindo.
Por meio do marketing de conteúdo é possível fortalecer o algoritmo de diversas maneiras, fazendo que o Google, ou qualquer outro buscador, veja o seu site como relevante para estar entre os primeiros colocados. Do conteúdo do seu site até os artigos de blog.
Construindo artigos que são interessantes para os usuários, o Google, por meio de métricas como tempo de página, cliques e número de visitantes, qualifica o seu conteúdo como bom ou não e, a partir disso, determina qual será a posição em que ele ficará na busca.
Conteúdos evergreen
Conteúdos evergreen são duradouros ou perenes, portanto são otimizados para as buscas orgânicas e continuarão sendo relevantes, pois vão permanecer atualizados para os leitores por um longo período, já que a característica dessa estratégia é justamente não ter um prazo de validade.
E essa é uma das grandes vantagens desse tipo de estratégia, que permite gerar escalabilidade para o marketing da empresa, já que o SEO valoriza conteúdos que historicamente têm tráfego alto. Então, quanto mais cliques e visitas o seu artigo receber, maiores serão as chances de alcançar boas posições.
Mídias pagas
A mídia paga também conversa muito bem com as estratégias de conteúdo, mas isso se você souber as configurar, pois, diferentemente do orgânico, o tráfego pago consegue alcançar novos públicos mais rápida e decisivamente, impactando estrategicamente nas etapas específicas da jornada de compra.
Mas é claro que existem boas e más práticas, e você deve tomar cuidado. Nesse caso, ao mesclar duas estratégias, é fundamental que o anúncio se relacione com as dores da sua persona, então a comunicação deve conversar com ela, bem como as copys que vendem algo que é realmente aquilo que está sendo anunciado, e não uma tentativa de enganar o público, por exemplo.
Dessa forma, oferecer materiais ricos, direcionados pelo objetivo e pela etapa do anúncio, pode ajudar a gerar valor para o seu público.
Deu pra entender como a estratégia de conteúdo é fundamental para alavancar a sua marca? O seu público passa a ver muito mais valor naquilo que você produz e se conecta cada vez mais com esses conteúdos. Portanto, não deixe de conhecer mais e entender como as estratégias de conteúdo podem se encaixar na hora de traçar um plano de marketing.