Mídia paga x Mídia programática: qual é a melhor solução para você?

Mídia paga x Mídia programática: qual é a melhor solução para você?

Saiba qual é a diferença entre mídia paga e mídia programática para escolher o que faz mais sentido para o seu planejamento.

Mídia paga x Mídia programática: qual é a melhor solução para você?
Redação NZN 15/05/2023 às 18:56 6 mins. de leitura

Saiba qual é a diferença entre mídia paga e mídia programática para escolher o que faz mais sentido para o seu planejamento.

Você já deve estar cansado de saber e ler por aí o quanto é importante marcar presença nas mídias digitais. Porém, tudo deve ser pensado e planejado de forma estratégica e visando ao objetivo que a sua empresa deseja alcançar. A internet é uma excelente vitrine para que as pessoas conheçam mais da sua marca e do que você oferece, desde que você tenha definidos os seus objetivos, entendendo que é o processo para alcançá-los deve ser respeitado de acordo com o plano traçado. 

Com o aumento do uso e da popularidade das redes sociais para vender e se tornar reconhecido, tudo foi mudando, principalmente a maneira de pagar para aparecer e ser destacado. Segundo um estudo realizado pela Digital AdSpend, R$ 14,7 bilhões foram investidos em publicidade digital entre janeiro e junho de 2022. Em algum ponto, você já deve ter se deparado com os termos “mídia paga” e “mídia programática”, e é disso que iremos falar mais, para esclarecer as diferenças entre essas duas formas que podem melhorar os seus resultados. 

Mídia paga versus Mídia programática: qual é a diferença?  

A mídia paga, também conhecida como tráfego pago, é uma maneira de promover e divulgar a empresa a partir de anúncios pagos. Essa estratégia é aplicada em meio ou fundo de funil, já que a segmentação é utilizada para definir o público-alvo da campanha. Tem como objetivo direcionar anúncios certeiros para pessoas que estão buscando palavras-chave relacionadas à sua empresa. Os meios mais comuns de mídias pagas são anúncios patrocinados nas redes sociais, por meio do gerenciador de anúncios de cada uma: Meta ou LinkedIn Ads, por exemplo, e de links patrocinados de buscadores (como campanha de Google Ads e Bing Ads). 

Já a mídia programática acaba trabalhando mais o topo de funil. Os impactos ao público-alvo são feitos na hora e no dia certo, no momento que deveria ser feito. Isso porque se tem acesso aos dados dos usuários para que se chegue até eles. Portanto, permite decidir quem se quer impactar com a sua marca. 

Em resumo, a mídia paga trabalha com o canal no qual o usuário vai pesquisar ou visualizar o anúncio, enquanto a mídia programática tem acessos aos dados dos usuários para que eles sejam impactados onde estiverem. 

Vantagens da mídia programática 

O simples ato de comprar anúncios já é uma grande vantagem, pois com apenas uma operação a campanha é exibida em diversos sites. Também possibilita segmentar o público de uma maneira melhor, personalizando cada anúncio para os diferentes públicos-alvo da sua empresa. Sem contar que os investimentos são mais rentáveis, pois as mídias programáticas são mais centradas em um propósito, evitando a dispersão do dinheiro investido. Sendo assim, a porcentagem de retorno acaba sendo maior.  

Algumas outras vantagens dessa estratégia são: 

  • performance de campanha otimizada; 
  • qualificação dos anúncios; 
  • monitoramento; 
  • otimização em tempo real; 
  • gestão do orçamento. 

Se fôssemos elencar as vantagens para anunciantes e publishers, poderíamos colocar da seguinte maneira. 

Anunciante 

As campanhas seguem alguns critérios pré-estabelecidos, como gênero, intenção de compra, idade e perfil de navegação, e isso faz que alcance os consumidores certos. O dinheiro investido não é perdido, tendo muito mais controle dos resultados e alcance do seu anúncio. 

Publisher 

Há agilidade na hora de negociar, processo que pode ser feito em segundos. Também há o controle dos valores, já que é o publisher que comanda o preço pelo qual o inventário será vendido, definindo os lances mínimos. Além disso, auxilia na performance do site ao entregar um anúncio relevante ao usuário, que acaba sendo impactado por um número menor de anúncios, mas para um público mais assertivo. Funciona melhor do que entregar em grande quantidade para pessoas que não se encaixam no público que a marca deseja alcançar.  

Principais estratégias da mídia programática 

Retargeting: essa estratégia é feita através da instalação de tags no site do anunciante, que identificam usuários que visitaram determinado produto e assim consegue impactá-los posteriormente com anúncios em outros sites. É quase como se o produto estivesse seguindo o cliente para que ele não o esqueça. 

Third Party Data: os lances e sites são direcionados conforme informações demográficas, interesses e intenção de compra do público que se quer atingir. 

Onboarding de dados: a proposta é utilizar dados internos do anunciante de forma estratégica, usando os dados dos clientes para localizá-los na web e segmentar as ações conforme os perfis. 

Conteúdo semântico: quando o veículo – a página da web que exibirá o anúncio – tem o conteúdo e o público associados com a categoria, o setor e o interesse de quem anuncia. 

O que fazer antes de investir em mídia programática? 

Escolher a plataforma utilizada para rodar a campanha é apenas um dos itens para fazer mídia programática. A seguir, um passo a passo que você vai acompanhar tópicos que são fundamentais: 

  • entender qual é a real intenção da campanha; 
  • compreender a estratégia que será utilizada; 
  • ter um planejamento detalhado; 
  • escolher parceiros e plataformas que direcionam melhor as ações; 
  • monitorar a performance; 
  • ajustar, redirecionar e corrigir rotas para atingir o objetivo; 
  • identificar resultados. 

Até que ponto essa é uma boa opção para investir? 

Primeiro ponto válido a ressaltar é o quanto você poderá investir, já que isso varia com o tamanho de cada empresa, mas como citado, o resultado e o retorno são proporcionais ou maiores que o que foi aplicado.  

Qual será a melhor estratégia para a sua empresa? 

Enquanto a  mídia paga se relaciona mais com o canal onde o anúncio será buscado, exibido ou visualizado pelo público, a mídia programática trabalha com dados do público para que o anúncio seja impactado, independentemente da rede. 

Portanto, elas não são concorrentes, podendo inclusive ser utilizadas em conjunto, mas para isso é fundamental conhecer a sua empresa, tendo uma estratégia bem definida e delineada para que o seu investimento seja proporcional ao resultado. 

Então, nada de sair comprando anúncios na internet. Procure quem é especializado nisso. Dessa forma, a obtenção de melhores resultados é mais assertiva. A NZN é especialista nesse assunto e conta com profissionais preparados para entender melhor o seu negócio e investir nessa estratégia!