Uma das fortes tendências do mercado atual é investir em conteúdo para as mais diversas plataformas disponíveis. Isso significa publicar textos e artigos em blogs e sites, produzir vídeos, podcasts e músicas para plataformas diversas, e marcar presença nas muitas redes sociais de forma relevante – e muito mais do que apenas isso. E as empresas que estão fazendo isso percebem a importância dessa estratégia e sites que investem em conteúdo já colhem os frutos desse trabalho.
Mas será que você (e a sua empresa) realmente entende a importância de se investir em conteúdo? Será que o conceito de marketing, especialmente o inbound marketing (marketing de atração), está bem solidificado em sua estratégia? Se não, este artigo provavelmente ajudará você a entender por que os sites investem em conteúdo, quais as principais ferramentas de marketing digital e dicas de como otimizar o conteúdo publicado na internet.
Achou interessante? Então continue a leitura para aprender tudo isso!
Os benefícios dos sites que investem em conteúdo
É natural alguns pensarem que investir em conteúdo seja uma perda de tempo. Essa estratégia de marketing, apesar de não ser muito nova, ainda encontra resistência diante de alguns formatos mais tradicionais e que ainda podem estar dando certo. Entretanto, sites que investem em conteúdo também mostram que essa abordagem pode render bons frutos.
Eis alguns motivos para que isso aconteça:
Aumenta o interesse do público
Ao entregar um conteúdo relevante para o seu potencial cliente, você está mais do que simplesmente oferecendo um produto ou um serviço para ele. Nesse caso, você estará entregando algo que ele já estava procurando e vai se sentir satisfeito com o que achou. A partir desse ponto, pode ser que o interesse dele por sua marca ou empresa cresça, aumentando a chance de ele fazer negócios com você.
Essa é uma situação que geralmente não vemos acontecer muito no marketing tradicional – também chamado de marketing outbound. Nesses casos, o cliente é abordado diretamente pela empresa ou marca e, mesmo com uma segmentação de público muito boa, é menor a chance de que esse conteúdo desperte o interesse do cliente.
Estratégia de baixo custo
Investir em conteúdo por meio de uma estratégia de inbound marketing geralmente tende a ser mais barato do que injetar dinheiro no marketing tradicional. Para empresas que possuem poucos recursos, o investimento em conteúdo pode ser uma excelente alternativa.
A estratégia em si pode demorar um pouco para gerar os resultados desejados. Contudo, se a empresa investe em conteúdo orgânico baseado em SEO os resultados podem chegar mais rápido. Sites que investem em conteúdo de forma correta certamente colherão os frutos desse esforço no futuro.
Aumenta as chances de venda
Além de ser uma estratégia mais barata, o inbound marketing ainda se mostra mais eficiente (no médio e longo prazo) do que o marketing tradicional. Isso significa um aumento na chance de vendas, não importa se a solução é um serviço ou um produto.
É fácil entender por que isso acontece: como a estratégia captura a atenção da pessoa para fazê-la buscar a empresa ou marca (e não o contrário), a chance de atrair potenciais clientes é muito maior. E, com mais clientes em potencial, maiores são as chances de vendas.
Outros benefícios
Além dos três benefícios listados acima, podemos ainda mencionar outros:
- Confere maior autoridade a empresa
- Permite uma segmentação muito maior
- Possibilita uma análise de resultados mais precisa
- Educa o cliente dentro da jornada de compras pela qual vai passar
- Pode ser combinada com outras estratégias
As principais métricas para uma análise da estratégia de conteúdo
Para começar e continuar a ter bons resultados, é preciso acompanhar de perto uma série de métricas na estratégia de conteúdo. Essas métricas são os dados que ajudam a mensurar o sucesso (ou insucesso) dentro de uma iniciativa de marketing.
Existe uma grande variedade de métricas e números que podem ser observados. Isso também pode variar dependendo do nicho específico no qual a empresa está inserida. Portanto, a seguir, você vai conhecer algumas métricas que precisam ser observadas quando o assunto é conteúdo, variando entre sites, redes sociais e estratégias de inbound marketing.
- Visitantes únicos: ajuda a dimensionar o tamanho da audiência determinando a porcentagem de visitantes novos e visitantes que retornam com frequência
- Visitantes na página: permite identificar qual é o tipo de conteúdo que os visitantes mais têm interesse
- Tempo gasto na página: mostra o quão satisfeitos os visitantes estão ao acessar sua página
- Abertura de e-mail: revela a quantidade de pessoas em sua lista que clicaram para ler o e-mail disparado
- Taxa de descadastro: entre aqueles que recebem o conteúdo por e-mail, mostra quantos estão se descadastrando e pensar em estratégias para reverter esse quadro.
- Seguidores, compartilhamentos, curtidas e comentários: mostra o tamanho do engajamento da audiência nas redes sociais
- Duração da sessão: permite saber quanto tempo alguém passa consumindo seus conteúdos em uma única visita
- Páginas por sessão: conta a quantidade de páginas que um usuário visita e se ele tem interesse por outros assuntos
- Taxa de conversão: revela quais conteúdos estão fazendo os potenciais clientes avançarem dentro do funil de vendas
É claro que uma estratégia de conteúdo pode levar em conta muitos outros aspectos. Porém, esses são os principais. Analisando-os cuidadosamente (e agindo sobre os resultados), é possível fazer com que um site que investe em conteúdo dê muito certo e traga muitos frutos para a empresa
Conteúdo orgânico e SEO: ferramentas e dicas de como otimizar seu conteúdo
Uma boa estratégia de conteúdo não leva em conta apenas as métricas que precisam ser estudadas. Na verdade, um site que investe em conteúdo precisa também ter as ferramentas corretas e saber como utilizá-las para otimizar os conteúdos publicados na internet.
Essas ferramentas podem ser dispostas nas seguintes categorias (com um exemplo de cada):
- Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS)
- Marketing de Conteúdo
- SEO e conteúdo orgânico
- Análise de sites
- Landing Page
- E-mail marketing
- Automação de e-mail marketing
- Monitoramento de redes sociais
Como o marketing digital é um mercado que já está maduro e não para de crescer, diversas ferramentas podem preencher cada uma dessas categorias. Se estivermos pensando especificamente em um site que produz conteúdo, é natural o foco acabar pairando sobre aspectos como o SEO e o conteúdo orgânico.
Entretanto, pensar na estratégia de conteúdo, analisar o site constantemente e investir em uma estratégia de marketing de conteúdo pode fazer muita diferença.
Por isso, o nosso voto é esse: que você entenda a importância de um site investir em conteúdo, a importância de uma boa análise das métricas e a utilização das ferramentas certas para que o negócio prospere. É fácil? Certamente que não é. Porém, é perfeitamente possível de se colocar em prática e ver os frutos do esforço inicial com a observância das métricas e utilização das ferramentas que são tão importantes para esse mercado.