Saiba como montar a sua estratégia e confira dicas para garantir uma maior efetividade.
Nos últimos anos, o Marketing de Conteúdo se tornou um pilar importante na estratégia de várias empresas.
Contudo, se engana quem acha que esse tipo de marketing é apenas escrever um post no blog e rede social. A verdade é que o profissional precisa pensar estrategicamente a melhor forma de distribuir esse conteúdo, aplicar as melhores técnicas e mensurar os resultados.
Pensando nisso, trouxemos alguns insights para você montar a sua estratégia de marketing de conteúdo.
Marketing de Conteúdo: um passo a passo simplificado
Não sabe como começar a montar a sua estratégia? Com essas 5 etapas você está um passo mais próximo de conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.
Passo 1: planejamento
Antes de começar a criar qualquer conteúdo, o primeiro passo é entender o objetivo de usar o marketing de conteúdo e como ele vai ser alcançado. Para isso, é preciso planejar.
Durante a fase do planejamento, é importante pensar num cronograma com todas as ações descritas e o momento em que elas devem ser executadas.
Esse também é um bom momento para pensar em oportunidades sazonais, como black friday e natal. Também é durante essa etapa que as pessoas responsáveis por cada ação são definidas.
Passo 2: construção da persona
Entender como seu público-alvo pensa e se comporta é essencial para que a estratégia de marketing de conteúdo funcione. Por isso, a construção da persona é um passo tão importante.
Mais do que delimitar o seu público-alvo de forma demográfica, a construção da persona define características essenciais para a jornada de compra.
Passo 3: criação
É a fase em que efetivamente a equipe começa a criar e produzir conteúdo, seja ele imagens, textos, e-books ou outros. A definição de qual conteúdo será produzido é feita lá na etapa de planejamento.
Passo 4: distribuição
Além de entender qual o seu público-alvo e criar um conteúdo direcionado para ele, é preciso planejar quais ferramentas e canais vão ser usados para distribuir esse conteúdo, seja ele qual for.
Essa fase só reforça a importância de construir uma persona. Conhecendo os canais que ela consome, seus hábitos e comportamentos, fica muito mais fácil e efetiva a distribuição.
Por exemplo, não adianta colocar todo o esforço em uma conta no Tik Tok se as suas personas estão majoritariamente no Facebook.
Passo 5: mensuração de resultados
Para saber se todo o seu planejamento e estratégia foi bem sucedido é fundamental acompanhar de perto os resultados. É preciso mensurar todas as ações para entender o que funciona melhor e o que precisa melhorar.
Marketing de conteúdo: as estratégias mais comuns
Como mencionamos, existem diferentes tipos de canais e ferramentas que podem ser usados para aplicar o marketing de conteúdo. Confira as mais comuns:
1. SEO
Um dos pilares do marketing de conteúdo, a estratégia de SEO deve ser levado em conta na construção do site, blog e e-commerce. Aplicando as palavras-chave certas e as regras do Google, a empresa já sai na frente.
Novamente, a construção da persona irá fazer diferença. Entendendo o que seu o público procura fica mais fácil de encontrar os termos que são mais interessantes para a sua estratégia.
Para construir esse planejamento, você pode usar algumas ferramentas, como o Planejador de Palavras-Chave do Google, SemRush e Keyword Tool.
O SEO é essencial no ranqueamento da sua página nos principais mecanismos de busca, fazendo que seja muito mais fácil e rápido encontrar o site da empresa.
2. Divulgação do conteúdo
Seu conteúdo está pronto? Hora de divulgar ele para o mundo! Promova os materiais criados, seja artigo em blog, vídeo ou e-book, em diferentes ferramentas para atingir o máximo de usuários.
As redes sociais são uma boa pedida para essa estratégia. Contudo, leve sempre em conta qual o tipo de canal que a sua persona mais consome para que a estratégia seja mais efetiva.
3. Criação de material rico
Os materiais ricos são aqueles que demandam um pouco mais de criação por serem mais completos e complexos. Alguns exemplos desse tipo de material, são:
- e-book;
- infográfico;
- webinar;
- simuladores.
Normalmente, esses materiais são usados para captar e qualificar leads.
4. Foco na fidelização
Muitos acreditam que o marketing de conteúdo só é usado para a captação de leads. Porém, a verdade é que essa estratégia também pode ser usada para a fidelização dos clientes.
E-mail marketing com dicas sobre o produto/serviço que o cliente adquiriu pode ser uma boa estratégia. Afinal, isso mostra que a empresa está focada em garantir uma boa experiência pós-venda.
5. Parcerias com influenciadores
Os influencers já fazem parte da estratégia de marketing como um todo. Falando de marketing de conteúdo em específico, a parceria pode vir na forma de um vídeo ou artigo no blog com dicas do influencer de como usar o produto ou serviço. O ideal é que esse conteúdo pareça o mais orgânico possível.
Aqui, a construção da persona também é fundamental. Para uma maior efetividade é interessante encontrar influenciadores que conversem com o seu público-alvo e se conectem com a marca.