Sem dúvidas, para uma fã de cinema e cultura pop desde que me entendo por gente, produzir conteúdo na área de filmes e séries é emocionante – o que não deixa de ser (muito) desafiador. Você pode até estar se perguntando: “tá bom, mas quais seriam as dificuldades de planejar conteúdos sobre cultura geek se basta assistir aos principais lançamentos do cinema e dos streamings?”.
Na verdade, não é bem assim. Obviamente, é preciso, sim, tentar estar por dentro de todas as novidades no cenário geek, mas produzir conteúdo sobre o assunto é diferente de apenas consumir. Como em qualquer outro setor, é necessária muita pesquisa e, melhor ainda, familiaridade com esse universo.
Mas além disso, o mercado tem algumas particularidades que dão uma complicadinha no meio do caminho:
Competição Acirrada: o primeiro e, talvez, maior desafio na hora de planejar conteúdo sobre cinema, séries e cultura pop é, de longe, a forte competição. Seja com um grande portal de notícias já consolidado no mercado, seja com um microinfluenciador no TikTok, você estará competindo com muitos outros criadores de conteúdo.
É aí que surge a pergunta: como se diferenciar no mar de informação sobre o mesmo assunto? Por que os leitores/seguidores devem escolher a sua pauta e não a do concorrente? Se destacar no meio da multidão requer originalidade e um toque único (além de muita análise de dados, é claro).
Tudo muda o tempo todo!: não é preciso ser especialista para saber que a cultura geek abrange uma ampla variedade de tópicos que ganham novidades todos os dias e que mudam toda hora, né? As modas vêm e vão (heróis, live-actions, sequências daquilo que não precisava de continuação…) e não tem saída; para manter o conteúdo relevante e original, acompanhar as tendências e se manter atualizada é mais do que necessário.
Mas calma, algumas dicas podem ajudar aqueles que querem começar a escrever para o público geek. Se liga:
1. Conheça a sua audiência
Como você já deve ter percebido, o universo de cultura geek está em constante evolução e é muito (mas muito mesmo) amplo. O lado bom: você tem um leque gigantesco de opções e assuntos para tratar. O lado desafiador: bom, você tem um leque gigantesco de opções e assuntos para tratar. Ou seja, ainda que você tenha vontade de falar sobre tudo um pouco, isso é praticamente impossível.
Por isso, tenha em mente o seu nicho e conheça as preferências da sua audiência (ou do público que quer abocanhar no futuro). Lembre-se que produzir um bom material, embasado, com uma abordagem diferente e mais focado no seu público é mais chamativo do que tentar abraçar o mundo de forma rasa.
2. Fique de olho em tudo (não só das estreias do momento!)
Às vezes, o óbvio precisa, sim, ser dito: acompanhe o máximo de produções do momento. Quanto mais conteúdo consumir, mais referências e background terá para pensar em conteúdos que fujam do “feijão com arroz”. Vale ressaltar também a importância de se atualizar não só das novidades e dos principais destaques que estão na boca do povo.
Fora do mainstream existe muita coisa boa para conhecer. Assista, leia e se inteire de tudo um pouco, desde os clássicos e cults até os pastelões, ocidentais e orientais, com críticas boas ou ruins. Vai valer a pena – nem que seja pra falar mal com os amigos depois no bar.
3. Divirta-se
E ah, vale concluir com uma boa notícia! A produção de conteúdo no universo de cultura geek oferece muitas portas abertas para a criatividade, expressão pessoal e até diversão. Claro que encontrar o equilíbrio certo entre entretenimento e informação é fundamental, mas experimentar novos formatos, novas abordagens e não se levar tão a sério é uma das partes que fazem valer todo o trabalhão.
Já dizia o clássico de Stanley Kubrick: “Só trabalho sem diversão faz do Jack um bobão!”