Algoritmos são utilizados em toda a internet, sempre com um objetivo. No social media, o foco é, geralmente, mostrar tudo que será interessante para o usuário
Quando falamos de algoritmos, o primeiro pensamento que vem à mente são códigos indecifráveis e o clássico hacker digitando rápido em uma tela verde. Mas algoritmos são algo bem mais simples e estão presentes na nossa vida de diversas formas!
O algoritmo é uma sequência de ações que te leva a um objetivo final: seja o resultado de uma pesquisa, os itens mais interessantes para o usuário, notícias recentes, etc. No nosso dia a dia, por exemplo, vemos algoritmos em receitas culinárias e montagem de móveis! Você tem os itens necessários (input), segue exatamente o que o manual de instruções diz (processamento e instruções) e chega ao resultado final (output).
Estes três itens são a base dos algoritmos: Input, que são os dados que entrada que você colocará; Processamento de dados, que são as instruções que você irá escrever e o computador seguirá a risca (e aqui está o perigo, pois tudo deve estar correto); e Output, que é o resultado final mostrado na tela do computador.
Como funciona o algoritmo?
O algoritmo precisa de um objetivo final para que ele funcione e também para que consiga ser desenvolvido de forma correta. Quando falamos de lógica de programação, não é um assunto simples e, por isso, cada objetivo deve estar bem definido, afinal, quanto mais coisas você quer englobar no programa, mais complexo fica o algoritmo.
Sabe quando um programa simplesmente trava no computador? Isso acontece porque, por algum motivo, ele recebeu uma informação que não estava preparado para processar (na fase de processos e instruções), então não conseguiu entender aquilo e, por fim, não trouxe nenhum resultado.
Para que consiga lidar com as mais diversas situações, o algoritmo precisa de duas coisas na sua estrutura: variáveis e comandos de repetição.
As variáveis são aquelas que determinam quais as direções que o programa poderá seguir, seja mostrar textos, imagens, abrir, fechar, etc.
Já os comandos de repetição, são algumas entradas (inputs), que basicamente se resumem em “se” e “enquanto”, para definir as ações do programa, enquanto outros processos acontecem.
Por que é importante entender o algoritmo?
Algoritmos estão na maioria das páginas que acessamos: nas redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e também nos sites notícias, jogos, etc. É por meio dos algoritmos que aparecem propagandas de coisas pelas quais você se interessou, páginas parecidas com outras que você já seguiu anteriormente ou até mesmo matérias relacionadas a assuntos que você já demonstrou ter interesse em ler sobre, seja comentando, clicando, abrindo a página, etc.
A evolução do algoritmo
Com o desenvolvimento das tecnologias, o Machine Learning vem ganhando espaço, e até carros sem motorista utilizam algoritmos no seu sistema para situações como: o táxi chegou ao endereço, logo deve-se aguardar o cliente. O cliente entra no carro, logo, se dirigir para o endereço. Sinal fechado, aguardar abrir e seguir. Entre milhares de outros processos que são programados.
A maior parte da tecnologia que lidamos hoje é composta de algoritmo, portanto, é importante ter no mínimo uma noção de como ele funciona, até para você saber lidar com a tal “máquina” com quem você conversa. Seja um drone, um assistente virtual ou mesmo o robô que te atende na ligação para o banco, por exemplo.
Como o algoritmo ajuda no social media
Se você é um profissional de marketing ou se interessa pela área, é importante que saiba lidar com algoritmos. Eles podem ajudar a melhorar muito as mídias de uma empresa, mas caso não sejam usados da forma correta, podem não surtir nenhum efeito.
É importante saber qual é o perfil da empresa principalmente, quais as necessidades de determinadas postagens, para saber onde a fará e como.
Caso seu objetivo seja ter um site, um post, bem ranqueado no Google, é importante estar sempre atento ao uso das palavras-chave. O ranqueamento de páginas é feito de acordo com fatores como o domínio do site, qualidade do conteúdo, frequência de postagem, quantidade de cliques, impressões, etc.
Se seu objetivo é aparecer com mais frequência no Instagram, o foco deles é em interação do usuário, mostrando para a pessoa aqueles users com os quais ela mais interage. Por isso, é importante estar sempre interagindo com os seguidores, seja nos stories, comentários ou por DM.
O Instagram também considera muito a frequência de postagem na plataforma, portanto, se você não posta muito e não interage, também não aparecerá sempre para os seus seguidores.
Para aqueles cujo o foco é o Facebook, seu critério é parecido com o Instagram em alguns pontos: engajamento nas postagens (sendo válido para pessoas, páginas e grupos!), o que a própria pessoa decide que quer ou não ver, e por fim também a interação de amigos desta pessoa nas postagens.
O Twitter é uma rede social que, assim como o Instagram, mostra as postagens da mais recente para a mais antiga, estimulando o usuário a interagir com o que há de mais novo. Ele não utiliza algoritmo exatamente para mostrar postagens específicas ao usuário.
O Twitter considera pontos como o comportamento do usuário na rede, como o que ele interage, posta, retuíta. A temática das postagens também é levada em consideração, além é claro do engajamento do tweet em si, que pode levar a postagem a mais ou menos pessoas.
Como ficar bem ranqueado em todas as mídias?
Essa é a pergunta do milhão! Todo mundo quer aparecer bem em todas as redes e estar bem ranqueado no Google. Para fazer isso, é importante produzir conteúdo de qualidade, que gere engajamento, para que sua página receba comentários, seja compartilhada e vista por mais e mais pessoas que aprovem o conteúdo.
Não deixe de utilizar o SEO nos seus posts, com palavras-chave bem escolhidas, que chamarão aqueles que estão buscando por postagens exatamente como a sua e, assim, irão compartilhar, comentar e interagir, tornando seu post mais relevante nas plataformas.