Estratégia de branding: como desenvolver a sua?

Estratégia de branding: como desenvolver a sua?

Entenda a importância de desenvolver sua marca e o passo a passo para fazer isso.

Estratégia de branding: como desenvolver a sua?
Redação NZN 27/06/2023 às 18:04 6 mins. de leitura

Em tradução literal, branding significa “marcar”. Na prática, esse é o nome dado a tudo o que envolve a construção de uma marca, seja pessoal, seja relacionada a algum negócio, produto ou serviço. O branding também é uma parte essencial a qualquer estratégia, ação ou campanha de marketing.   

A única forma de ter uma marca forte e consistente é a partir de uma estratégia de branding. São vários passos de desenvolvimento e aperfeiçoamento até chegar em um conjunto de elementos que representam a marca de maneira completa: identidade visual, tom de voz, posicionamento, entre outros.  

Quer saber mais desse processo e como aplicá-lo ao seu negócio? Confira as informações valiosas apresentadas a seguir. 

Qual é a importância do branding? 

Ter um branding bem desenvolvido é mais do que um diferencial de mercado. Trata-se de um pré-requisito para que seu negócio seja reconhecido e se diferencie em mercados cada vez mais concorridos – especialmente quando falamos do universo online.  

Os hábitos de consumo mudam em uma velocidade cada vez maior e, nesse contexto, são as marcas consolidadas que permanecem na mente dos consumidores – e são elas também as mais lembradas na hora da decisão de compra. Por outro lado, se uma marca não tiver seus diferenciais estabelecidos, ela será facilmente substituída por outra. 

Grandes marcas já consolidadas conquistaram um posicionamento tão bom com o branding que acabaram se tornando símbolos de certas categorias de produtos. Elas são identificadas como “top of mind”, ou seja, são aquelas que estão em primeiro lugar na mente dos consumidores. 

Quando você pensa em refrigerante, palha de aço ou chinelo, por exemplo, certamente os nomes das marcas líderes nesses segmentos devem ter vindo à sua cabeça, não é? Já pensou que você também pode atingir esse status? Isso pode ser feito por meio de uma boa estratégia de branding.  

Por que desenvolver uma estratégia de branding? 

Um branding coerente, alinhado a boas experiências, produtos e serviços é o que vai tornar a sua marca perceptível e diferenciada ao olhar dos consumidores. Mas até chegar à essa posição, existe muito planejamento e mão na massa. Por isso, a importância de uma estratégia nesse sentido.  

Na estratégia de branding, é preciso pensar em todos os aspectos que compõem uma marca: desde o nome até a presença digital. Para cada uma dessas definições, é preciso estudar o mercado, fazer pesquisas e utilizar técnicas já estudadas para tomar as decisões mais acertadas.  

No entanto, se engana quem pensa que o processo de desenvolvimento de branding deve ser feito uma única vez, pouco antes do lançamento da marca. Pelo contrário: ele deve ser constantemente revisitado e refeito, se necessário. Marcas consistentes não são aquelas que permanecem as mesmas desde sua criação, mas sim aquelas que conseguem se adaptar ao longo dos anos. 

Estratégia de branding: como aplicar? 

Como você já sabe, o desenvolvimento de branding é um processo contínuo. Mas, se está partindo do zero, existem alguns pontos essenciais a se pensar antes de lançar sua marca para o mundo. Olha só:  

Nome 

A definição do nome da marca geralmente é o primeiro passo dado ao inaugurar um negócio. Mas mesmo que o nome da sua marca já esteja definido, é importante avaliar alguns pontos. Ele faz sentido dentro do nicho de mercado escolhido? Conversa com seu público-alvo? Transmite sua proposta de valor? 

Lembre-se de que o nome é o primeiro “traço de personalidade” da sua marca e, muitas vezes, o primeiro contato dos clientes com ela. Assim, quanto mais sucinto ele for, ou seja, quanto melhor traduzir uma ideia em uma ou poucas palavras, melhor.  

Proposta de valor 

Mais do que produtos ou serviços, uma marca é responsável por atender desejos e resolver problemas de seus clientes. É possível fazer essa entrega de diferentes formas – e isso é o que define a proposta de valor do seu negócio.  

Ao lembrar da sua marca, é preciso que seus potenciais clientes a associem a essa promessa e, principalmente, que ela se consolide no ato da compra.  

Posicionamento 

Quando se fala em posicionamento, estamos tratando do lugar que sua marca ocupa no mercado. Trata-se de uma marca premium ou mais popular? Os pontos de distribuição serão mais exclusivos ou os produtos estarão presentes em redes de varejo? Qual é a faixa de renda da população que se quer atingir? 

Não existe certo ou errado ao assumir um posicionamento. Ele tem muito a ver com o público que se pretende alcançar e como se espera ser percebido no mercado. Pesquisas e questionários envolvendo outras marcas do mesmo segmento são boas formas de validar seu posicionamento.  

Tom de voz  

O tom de voz é a forma da sua marca se expressar e o princípio da comunicação feita por ela. No tom de voz estão inclusos a linguagem (mais formal ou mais popular), os termos mais usados, o nível de aproximação e as principais mensagens apresentadas ao público. 

Identidade visual 

O termo é autoexplicativo: a identidade visual é o conjunto de elementos visuais que identificam sua marca. O ponto mais importante de uma identidade visual talvez seja o logotipo – um símbolo, ilustração, desenho ou imagem que represente de forma única a sua marca. Designers são responsáveis por fazer essa tradução visual de ideais e desenvolverem ou ajustarem logos conforme a estratégia de branding.  

Porém, nem só o logo compõe o visual de uma marca. A identidade também é formada por fontes, cores e formas presentes em todos os materiais de comunicação (como etiquetas, outdoors, flyers, conteúdos em redes sociais ou mesmo em espaços físicos). 

Pense, por exemplo, em grandes redes de fast food e em como os elementos visuais que compõem suas identidades se repetem. Da mesma forma, por meio de estudos de mercado é possível entender quais características são mais adequadas para cada seguimento e perfil de público. 

Como evoluir nesse processo?

Se você ainda não sabe por onde começar a estratégia de branding do seu negócio ou, ainda, gostaria de contar com a experiência de quem é especialista nesse processo, alguns caminhos podem ajudar. Existem empresas e profissionais especializados que podem guiar você em cada passo desse processo. 

Com seu branding consolidado, você poderá dar outros passos importantes para sua marca, como estabelecer sua presença digital e desenvolver sua comunicação. Acesse mais conteúdos como esse e mãos à obra!