Uma empresa que trabalha com conteúdo sabe a importância de possuir estratégias digitais para alavancar o seu negócio. Mas será que elas precisam ficar limitadas ao mundo virtual?
Sem essas estratégias, é difícil desenvolver e avaliar aspectos como o engajamento, o brand awarness, o retorno sobre o investimento e até mesmo detalhes básicos, como o custo e a receita das vendas, além de muitos outros detalhes. Por isso, é muito importante ter em mente que as ações de branded content precisam estar associadas a boas estratégias digitais. Entretanto, muitos sabem fazer isso no mundo virtual, mas quebram a cabeça quando precisam ir para o offline. Você se encaixa nessa categoria?
Seja qual for a sua situação, é sempre bom aprender mais a respeito de como o marketing digital pode se desenvolver em diversas situações. Mesmo que a sua empresa e as estratégias adotadas por ela não estejam focadas no offline, entender se as estratégias de branded content se restringem apenas ao digital certamente pode ajudar a entender melhor as métricas e os resultados do mundo online.
Neste artigo, esse será o nosso objetivo: compreender se as estratégias de branded content devem ficar restritas ao mundo digital. Mas antes, vamos entender os conceitos básicos relacionados a esse tema.
O que é branded content?
Nos primeiros parágrafos, usamos diversas vezes a expressão “branded content” para fazer referência a um tipo de conteúdo específico. Mas será que você entende que tipo de conteúdo é esse?
Antes de nos aprofundarmos no assunto proposto, vale a pena entender o que significa a expressão “branded content” e conhecer outras estratégias derivadas dela. Dessa forma, você estará mais capacitado para compreender o tema proposto por este artigo.
Mas afinal, o que é branded content? Se tomarmos como base a tradução ao pé da letra, do inglês para o português, essa expressão poderia ser entendida como conteúdo de marca.
Ou seja: trabalhar o branded content seria investir na criação de conteúdo que esteja diretamente relacionado ao universo e aspectos de uma determinada marca. Essa é uma estratégia completamente diferente de investir em anúncios e propagandas, aspectos que às vezes podem ser completamente ignorados pelos consumidores.
Ao apostar nessa estratégia, a marca pode mudar a maneira com a qual o público se relaciona com ela. Em vez de associá-la aos comerciais e propagandas, a marca pode começar a ser percebida como informativa, divertida ou qualquer outro aspecto que se queira reforçar. Para o consumidor, isso tem muito mais valor e, na prática, pode funcionar muito melhor.
Estratégias derivadas do branded content
Em se tratando de formato, o branded content pode permear diversas mídias diferentes. Os tipos de conteúdo que os consumidores mais gostam de consumir e que podem estar relacionados à marca são:
- Blogs: página na internet em que conteúdos em texto, vídeo, áudio ou imagem são compartilhados e agregados, servindo como uma espécie de hub para os diversos formatos adotados pela marca
- Artigos: conteúdo no formato de texto que serve para explicar algum aspecto associado à marca ou para contar uma história envolvente ao consumidor
- Infográficos: conteúdo com forte apelo visual e que precisa estar muito bem diagramado para ser atraente, podendo ter as mesmas funções de um artigo de explicar algo ou contar uma história
- Vídeos: um dos formatos dominantes atualmente por conta da facilidade de consumo e que consiste na produção de conteúdo em vídeo para falar da marca ou contar histórias associadas a ela
- Podcasts: método em franca ascensão e que deriva dos programas de rádio em que se discute, no formato de uma conversa, diversos aspectos relacionados a marca
- Livros e ebooks: formato em que o conteúdo é encapsulado em um livro (físico ou digital) e distribuído por meio de editoras ou como isca para atrair novos clientes/consumidores
- Newsletters: formato de conteúdo recorrente (diário, semanal ou mensal) que geralmente possui o propósito de atualizar os seguidores com as novidades relacionadas a marca ou o meio em que ela atua
É importante destacar que essas estratégias de branded content possuem aspectos específicos e que devem ser observados na hora da aplicação. Uma marca pode tirar grande proveito do formato de artigos e infográficos, mas pode não se sair muito bem com vídeos e podcasts. Também é importante lembrar que o custo e a dificuldade para produzir cada formato pode variar bastante.
Branded content: online ou offline?
Até o momento, tratamos do branded content como sendo uma estratégia puramente digital. Os formatos listados acima geralmente são empregados na internet e possuem muito efetividade na grande rede. Porém, será que os conteúdos de marca precisam ficar limitados ao online?
É claro que não!
Um dos primeiros indícios de conteúdo de marca surgiu no século 19, quando a internet ainda não era uma realidade. A revista “The Furrow”, da líder mundial na fabricação de equipamentos agrícolas John Deere, iniciou sua publicação em 1895 dando dicas sobre agricultura. A revista está em circulação até hoje e é um ótimo exemplo de estratégia offline muito bem aplicada e com resultados.
Portanto, engana-se quem pensa que o branded content deve ficar limitado ao mundo digital. Ele pode (e às vezes deve) partir para o offline, atraindo aqueles consumidores que talvez não teriam sido alcançados por meio de estratégias digitais veiculadas pela internet.
Para ilustrar essa verdade, nada melhor do que um bom exemplo.
A Adobe é uma empresa tradicionalmente conhecida por causa dos programas de computador que desenvolve. O foco são produtos de software de multimídia e de criatividade, algo que está diretamente ligado ao mundo virtual. Mas isso não impediu a empresa de fazer uma incursão no offline.
Na época do lançamento da suíte Adobe CS3, a empresa fez uma ação interessante. Por meio de um mural interativo, destacava-se a criatividade à medida que os pedestres passavam em frente ao mural e novos elementos, cada vez mais complexos, iam surgindo na grande tela. Para colocar a ação em prática, foi necessária a utilização de sofisticados equipamentos de hardware e gravação (pelo menos para a época) para traduzir o movimento em animação.
E esse é apenas um exemplo entre muitos que comprovam que o branded content não precisa e não deve ficar limitado ao mundo digital.
O que a marca ganha ao adotar uma estratégia de branded content?
Esse é um questionamento comum. E, de certa forma, válido. Afinal, qual é a vantagem para uma marca em produzir conteúdo e sem oferecer (ao menos diretamente) seus produtos e serviços para os clientes?
Entre diversos benefícios de uma estratégia de branded content, vamos nos concentrar naquele que talvez seja o mais buscado pelas marcas: o brand awareness.
O brand awareness, que pode ser traduzido como consciência de marca, é uma métrica importantíssima para as empresas. Ela mede o quanto e como uma marca é reconhecida e percebida pelos consumidores. Ao trabalhar esse aspecto, o objetivo é ganhar notoriedade, tornar-se bem lembrada pelo público e se diferenciar dos concorrentes do mercado.
Os benefícios dessa estratégia nem sempre são tão perceptíveis assim, mas pode-se notar vantagens em áreas como:
- Vendas, com o aumento no número de interessados e negociações fechadas
- Marketing, com campanhas que se tornam mais efetivas e eficientes
- Relacionamento, com clientes mais conscientes e interessados na marca
Portanto, usar estratégias digitais de branded content definitivamente é uma boa tática para qualquer empresa que queira alavancar o seu negócio. O brand awareness é somente um dos benefícios, sendo que muitos outros podem ser colhidos direta ou indiretamente com a implementação dessas estratégias, tanto no online como no offline.