Ter perfis nas redes sociais se tornou imprescindível para qualquer negócio. Muitas empresas concentram esforços no Facebook, mas é hora de direcioná-los a outro canal: o Instagram. Em 2019, o app de compartilhamento de fotos foi o quarto mais baixado em todo o mundo, superando a rede criada por Mark Zuckerberg, que ficou em quinto lugar.Outros números que foram superados são os de engajamento. Uma pesquisa da Socialbakers mostrou que os usuários do Instagram são muito mais engajados que os do Facebook, mesmo com o dobro de contas cadastradas. Isso significa que é no Instagram que as pessoas interagem mais com as marcas. No começo de 2020, o Facebook contava com 2,2 bilhões de perfis ativos, enquanto a rede social de fotos tinha mais de 1 bilhão.Os brasileiros têm uma grande representatividade no Instagram. Somos o terceiro país com o maior número de usuários, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.Com estes números impressionantes, é preciso saber usar todo o potencial da rede social a favor do seu negócio. As estratégias de branded content vão ajudar você nesta tarefa.
Como usar branded content no Instagram
Aqui no Estratégia de Conteúdo, já mencionamos sobre a importância do branded content para pequenas, médias e grandes empresas. O “conteúdo de marca” auxilia na construção de autoridade da empresa, além de criar vínculos com os atuais e futuros clientes, ao oferecer um conteúdo relevante que os ajuda a solucionar problemas.
Isso também vale para o Instagram, que se tornou um dos principais canais de compras online. Em 2018, o app de fotos ultrapassou o Facebook neste quesito: quase 70% das vendas via redes sociais foram realizadas pelo Instagram, enquanto 27% aconteceram no Facebook. Os dados de uma pesquisa da Nuvemshop, uma das mais antigas plataformas de e-commerce do Brasil.
Isso não significa que o Instagram da sua empresa deva falar apenas de serviços e produtos. É importante, sim, constar estas informações, mas boa parte da produção do conteúdo deve ter como objetivo ajudar o usuário e, assim, engajá-lo.
Por isso o branded content é tão importante para sua estratégia no Instagram. Veja a seguir 8 passos essenciais para sua empresa fortalecer a presença na rede social.
1. Defina um objetivo
Por que sua empresa está no Instagram? O objetivo “vender mais” é muito vago para responder esta pergunta. É preciso definir um foco claro, que irá nortear a estratégia de branded content. Você quer construiur uma base de seguidores? Captar mais leads? Aumentar o número de acessos ao site da empresa? O objetivo irá definir que tipo de conteúdo será produzido.
2. Conheça seu público-alvo
Quem fala com todo mundo, não fala com ninguém. É preciso conhecer o seu público para definir o tom de voz e as imagens que serão usados. Uma boa dica é criar uma persona, um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. Com esta persona em mente, fica mais fácil entender as demandas, sonhos e dilemas do seu público-alvo.
3. Monte um calendário editorial
Não adianta estar no Instagram e postar uma vez por mês, quando você lembra. O conteúdo precisa ter periodicidade, por isso a importância de montar um calendário editorial. Pense quais assuntos você vai abordar e quais dias da semana. Uma dica é apostar em datas comemorativas, frases de personalidades e fotos antigas, desde que tudo isto tenha relação com a marca.
4. Não replique o conteúdo do Facebook no Instagram
É tentador usar o mesmo texto e a mesma imagem nas duas redes sociais, mas isto não é recomendado. Cada uma delas tem uma lógica e uma linguagem diferentes, por isso o ideal é montar um calendário editorial exclusivo para o Facebook e outro para o Instagram.
5. Veja qual digital influencer poderia representar a sua marca
Os influenciadores digitais estão com tudo! Procure firmar parcerias com digital influencers que se identificam com sua marca para eles divulgarem seus serviços e produtos. E quando falamos em influenciadores, eles não precisam necessariamente ter milhões de seguidores no Instagram.
É possível fazer um ótimo trabalho com os microinfluenciadores, que têm um bom diálogo com nichos de público. O conteúdo compartilhado por eles parece mais autêntico aos olhos do usuário, além da parceria sair mais em conta.
6. Aproveite todos os recursos do Instagram
Stories, IGTV, Cenas, Boomerang, Carrossel, lives… Os recursos que o Instagram oferece são bastante versáteis, o que possibilita um conteúdo variado e ainda mais atrativo. Se você sentir a necessidade em focar em apenas alguns deles, concentre seus esforços nos Stories e no IGTV.
Os Stories permitem que o usuário compartilhe fotos, vídeos e músicas, além de interagir com os seguidores por meio de enquetes. Eles ficam disponíveis por 24 horas, mas é possível criar um espaço no seu perfil onde as pessoas podem visualizá-los depois, chamado de “destaque”.
Como o nome já diz, os Stories são ótimos para se contar uma história, criando uma sequência lógica entre cada um deles.
O IGTV foi pensado para vídeos de longa duração, de no máximo uma hora. Ele é perfeito para a divulgação de tutoriais e webinars.
7. Use e abuse das hashtags
Não adianta produzir tanto conteúdo se as pessoas não o encontrarem. As hashtags ajudam nesta tarefa, ao agregarem as publicações e apresentá-las na aba “Pesquisar”. O Instagram indica aos usuários conteúdo de perfis que eles ainda não seguem, por isso as hashtags são ótimas para que seu negócio seja descoberto. Elas podem ser incluídas ao final da legenda da foto ou em um comentário da publicação. E, claro, elas devem ter relação com a sua marca.
8. Compartilhe fotos dos seguidores da sua marca
Apresentar um cliente que recomenda o seu produto ou serviço é excelente para a credibilidade da marca! Para saber se há algum seguidor postando fotos relacionadas à sua empresa, crie uma hashtag exclusiva e peça para as pessoas a usarem ao compartilharem imagens. Assim fica mais fácil encontrar e selecionar o que será replicado no seu Instagram. Lembre-se de sempre pedir autorização para o autor da foto e marcá-lo na legenda do seu post.
Quer saber mais sobre branded content? Então leia Como empresas podem se beneficiar com a produção de conteúdo e outros posts do Estratégia de Conteúdo!