A personificação dos valores da marca é uma estratégia eficiente de se aproximar dos seus consumidores e criar fidelidade
Nos últimos anos, foi perceptível a tendência de os consumidores começarem a se relacionar cada vez mais com as marcas. O advento das redes sociais potencializou esse movimento, mas as empresas contribuíram para isso adotando o conceito de Brand Persona para se comunicar com os seus clientes e potenciais compradores.
O público já não se satisfaz com apenas preço justo e produto de qualidade – embora esses ainda sejam aspectos essenciais para o sucesso de uma marca. Hoje os consumidores procuram empresas nas quais eles acreditam, compartilham os mesmos valores e, sobretudo, possam se relacionar e criar uma espécie de vínculo.
Para alcançar esse objetivo, as marcas investem na Brand Persona, aproximando-se de seus clientes e estreitando cada vez mais o relacionamento com eles. No marketing digital, essa estratégia é essencial para fidelizar os consumidores e cada vez mais empresas estão percebendo e adotando essa tática em seus negócios.
Mas o que é o conceito de Brand Persona? Quais são as vantagens de utilizá-lo para a sua a marca? E como construir a sua Brand Persona para se relacionar com os consumidores?
O que é Brand Persona?
Figure 1 A Brand Persona comunica os valores de uma marca. (Fonte: Shutterstock)
Pensando de forma etimológica, “Brand Persona” poderia ser traduzido como “Pessoa da Marca” e faz referência à personificação dos valores de uma empresa. Trata-se, portanto, de um personagem (real ou fictício) que representa de forma fiel o tom, a linguagem e o estilo adotado por determinada organização.
A Brand Persona tem como objetivo auxiliar a equipe de marketing (e outros setores da empresa) na postura adotada ao se relacionar com os clientes. Isso pode incluir a linguagem das redes sociais, os textos dos e-mails, o vocabulário em apresentações e eventos, e até as imagens compartilhadas.
O essencial da Brand Persona é que as pessoas da organização saibam como se posicionar diante dos consumidores e que estes últimos saibam reconhecer quando estão “falando” com a marca. Esse conceito contribui de diversas formas para aprimorar o relacionamento com os clientes e facilitar os processos das equipes de venda.
Brand Persona na prática
Figure 2 A “Lu”, da Magazine Luíza, é um exemplo de Brand Persona
Um dos melhores exemplos recentes de Brand Persona pode ser encontrado no mercado brasileiro. A gigante Magazine Luíza criou um personagem fictício para transmitir os valores e mensagens da marca e tem sido eficiente em dizer ao público o que a empresa quer com essa persona. É provável que você já tenha visto a Lu (nome dessa personagem) em alguma divulgação da empresa.
O caráter auxiliador, moderno e digital define essa Brand Persona, mensagens que a própria organização quer passar. A Disney é outra empresa que personificou os seus valores de alegria, família e diversão no Michey Mouse, personagem que também consegue transmitir com eficiência o cerne da organização.
Porém, quão falha seria uma empresa de skate que tentasse utilizar um homem engravatado para ser a sua Brand Persona. Uma pessoa real – como a Rayssa Leal, conhecido como a “Fadinha do Skate” – poderia ser uma Brand Persona muito mais eficiente do que esse personagem fictício e que não se conecta com o público-alvo.
Portanto, não é tão difícil perceber quando a Brand Persona não foi muito bem definida ou quando a empresa nem ao menos faz uso desse conceito. A comunicação não é eficiente, o relacionamento não flui como deveria e poucos são os consumidores verdadeiramente fiéis àquela marca.
Buyer Persona Vs. Brand Persona
Antes de entendermos como construir a sua Brand Persona, vamos fazer a distinção desse conceito diante da definição de Buyer Persona. Muitos são aqueles que podem confundir esses termos parecidos, mas que fazem referência a táticas diferentes dentro do marketing.
Como já foi mencionado, a Brand Persona tem o objetivo de personificar os valores da marca por meio de um personagem fictício ou não. Já a Buyer Persona é a representação semifictícia de um cliente ideal para o negócio, construir a partir da análise da base de consumidores que a organização possui.
Os dois conceitos podem acabar gerando confusão pois ambos auxiliam a empresa a se comunicar com os consumidores. Porém, enquanto uma olha para a própria marca para a sua definição (Brand Persona), a outra observa os consumidores para chegar a um resultado (Buyer Persona). Os resultados podem ser diferentes, embora os objetivos possam ser os mesmos.
Como criar uma Brand Persona
Figure 3 Com os valores da empresa em mente, é fácil criar uma Brand Persona. (Fonte: Shutterstock)
Depois de entender bem o conceito de Brand Persona, não é muito difícil iniciar o processo de criação da personagem que reflete os valores da sua marca. Porém, é preciso ter em mente que o resultado obtido na primeira análise nem sempre é o correto, havendo a possibilidade de recriar uma nova Brand Persona para a empresa.
Para criar a sua Brand Persona, siga os passos a seguir:
Passo #1 – Tenha em mente os valores da marca
Como a Brand Persona reflete esses valores, tê-los em mente vai ajudá-lo a criar a personagem ideal para o negócio. Lembrando que esse conceito pode fazer referência a uma pessoa real ou não, ou até mesmo a um objeto inanimado. Porém, é importante que ele realmente transmita os valores da sua empresa.
Passo #2 – Faça um brainstorm de ideias
Na sequência, é preciso gerar uma grande quantidade de ideias para poder criar uma Brand Persona ideal. Nessa etapa de brainstorm, muitos conceitos aparentemente “ruins” vão surgir, mas não os descarte em um primeiro momento. Apenas permite que as ideias surjam e registre-as para a próxima etapa.
Passo #3 – Avalie as sugestões
Com base nas ideias criadas no passo anterior, é preciso agora se debruçar sobre elas e avaliar quais são as melhores. Como já foi dito, muitas talvez sejam descartadas logo de cara, mas outras podem ser promissoras. Se houver alguma sugestão realmente boa, selecione-a e vá para a próxima etapa. Caso contrário, repita novamente os passos 1, 2 e 3.
Passo #4 – Teste a Brand Persona com o público
Depois de definir a Brand Persona, é preciso testá-la com o público. Você pode fazer isso através de uma pesquisa simples com os clientes mais fiéis da marca, perguntando se aquele personagem reflete os valores da empresa. Em um teste mais avançado, esse questionário pode envolver um público maior até que se chegue a uma Brand Persona que realmente defina o que a companhia quer transmitir.
Você já conhecia e utilizava o conceito de Brand Persona em seu negócio? Qual é o personagem fictício ou real que reflete os valores da sua marca? Compartilhe conosco a sua contribuição!